Mês passado uma mãe, que mora no Rio de Janeiro, compareceu à primeira reunião aberta ao público em geral no NAHHS (Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação). Éram umas 6 ou 8 mães, apenas esta mãe com filho em escola particular.
Nesse encontro foi explicado que o NAHHS além de acompanhar a suplementação pedagógica das crianças identificadas com SD e AH realizada nas salas de recursos das escolas, servirá como apoio dos pais da rede particular. Ou seja, as crianças da rede particular não poderão participar das oficinas, do programas, dos incentivos dados pela governo, mas seus pais poderão tirar dúvidas com os profissionais dos núcleos.
Um ponto importante abordado foi a questão do amparo legal que prevê a flexibilização do currículo, o aprofundamento e até a aceleração.
Para quem quiser participar, é preciso entrar em contato com o núcleo pelo e-mail para que entre na lista dos participantes. Endereço do NAAHS/RJ
Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S - RJ (Público)
Endereço: Travessa Manoel Continentino, 32, Bloco B último andar - Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - IEPIC -São Domingos -24.210-150 - Niterói - RJ
Fones: (21) 3601-2501 ou (21) 3601-1892
Cláudia, mas para participar a criança precisa ter sido avaliada? Imagino q sim... e deve ter um mínimo de idade,né? Se você souber me responder....
ResponderExcluirAcho que sim e sim, Nanda. Mas, não custa nada você entrar em contato com eles. Pelo sim, pelo não.. Boa Sorte !
ResponderExcluirMeu nome é Clarissa, hoje vindo de mais uma das várias reuniões da escola do meu filho onde foram expressadas as "preocupações" da escolha quanto ao comportamento social de meu filho realizei que eu tenho que tomar uma atitude. Eu, meu marido e todos a minha volta sabem que meu filho é muito inteligente, acima da média, ele é um autodidata, busca os mais incríveis temas para pesquisa, sabe muita coisa, se aprofunda completamente nos assuntos, aprendeu a ler e escrever com 4 anos, tem um vocabulário impressionante, etc. Eu sempre fui muito orgulhosa disso, mas sempre achava que era melhor manter ele como estava na escola pois achava muito importante o relacionamento dele com as outras crianças da mesma idade. Nos ultimos tempos os questionamentos do meu filho são: por que eu preciso ir para a escola se já sei tudo o que está sendo ensinado? Ele está desmotivado, impaciente com o ritmo de outros colegas, ansioso e frustrado (ele está no 4o ano), ele chora e grita com os colegas, termina a lição antes e fica completamente entediado. Está sendo excluído da classe (senta-se sozinho no lanche) pois nenhum coleguinha aguenta seus assuntos. Eu gostaria de começar fazendo uma avaliação com um especialista para atestar suas habilidades antes de dar outro passo adiante. Eu sou de Itupeva, no interior de São Paulo e gostaria de sabese você teria um especialista confiável a me indicar (Pode ser nas cidades de São paulo ou Campinas, estou no meio do caminho). Tenho que começar a minha luta por ele pois sua vida estudantil está ser tornando insuportável.
ResponderExcluirAgradeço desde já.
Clarissa
Sim. Clarissa. Vc pode mandar um e-mail para a Dra. Christina Cupertino. Ela é a maior especialista em altas habilidades / superdotação, daqui de SP e coordena uma equipe de psicólogas, que também são especialistas nesta área e fazem este tipo de avaliação, sob a coordenação da Dra. Christina, que é a minha parceira de trabalho.
ResponderExcluirO e-mail dela é : christinacupertino@gmail.com
Aproveite a oportunidade e venha participar do nosso Encontro de Pais de Superdotados, que vai acontecer no dia 15 de Junho, às 20 hs, na Rua Itápolis nº 1.020, Pacaembu. O valor da participação por casal é de R$ 100,00 (cem reais). Esta é uma oportunidade de você sentir como é a vivência dos outros pais de crianças superdotadas com a superdotação de seus filhos.
Participe, também, da nossa comunidade do Orkut "Pais de Superdotado" !
Abraços
Claudia Hakim
Obrigada pela pronta resposta Claudia, eu já mandei uma mensagem para ela. Quanto a reunião para mim é complicado, pois moro no interior, quem sabe em uma outra oportunidade quando tiver a certeza que ele realmente é um superdotado?
ResponderExcluirClarissa
Ola, minha questão é a mesma da Clarissa
ResponderExcluir2 DE JUNHO DE 2011 11:29, mas moro no RJ. Onde posso procurar ajuda e um colégio adequado as necessidades do meu filho?
Muito obrigada
Mirna
(mirnabolsas@gmail.com)
ACERTA :
ResponderExcluirtelefone: 21 2537 7839 ou 21 99157465
e-mails : acerta6@acerta.etc.br , clarasodré@terra.com.br
Ou tente contatar a Paula Pessoa, que trabalha no ACERTA e vai lhe indicar o contato que vc deve procurar : (21) 9299 2040 ou paula-pessoa@uol.com.br.
Página do ACERTA na internet : http://www.acerta.etc.br/
SOBRE ESCOLAR PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES, LEIA :
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2011/06/escolas-preparadas-para-receber.html
(Tem a Escola Parque aqui no RJ, (Gávea e Barra), que tem um trabalho diferenciado.
No Rio, uma escola que tem uma experiência boa com inclusão, de um modo geral, é a EDEM, no Largo do Machado.
Outra, que os colegas falaram e que reconhece os alunos superdotados e tem flexibilidade no tratamento dado a eles é o Andrews, no Humaitá.
DICAS DE LIVROS PARA SABER COMO EDUCAR E ENTENDER CRIANÇAS SUPERDOTADAS
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8829841948946189084#editor/target=post;postID=2616079723383284130
Atenciosamente,
Claudia Hakim