Outra informação obtida pela mãe carioca, que participou da reunião com o NAAHS (Núcleo de Atividades para Altas Habilidades e Superdotação) do Rio de Janeiro, foi sobre o censo escolar.
Ela nos contou que :
Foi dito que as escolas públicas incluem os nomes das crianças que começam a ser atendidas pelas salas de recursos no censo, o que influi na maior liberação de verba para as NAAHS e nas políticas públicas para a Superdotação.
As escolas particulares também participam desse censo, mas dificilmente indicam que têm um SD. Aí, eu pergunto : Porquê esta resistência ou falta de interesse pelas escolar particulares em reconhecer e trabalhar com as crianças superdotadas ???
Para se ter uma idéia, ela nos contou, na escola em que a reunião foi realizada, 77 (setenta e sete) crianças foram indicadas este ano pelos seus professores para serem avaliadas.
O número parece grande, mas como hoje os talentos específicos para as Artes, a Dança, a Música e Esportes também fazem parte deste universo a tendência, segundo o exposto, é de que no universo escolar, 15% das crianças sejam merecedoras de estímulos diferenciados por conta da AH ou SD.
Já se o fator de avaliação for apenas o talento acadêmico, ela nos conta que se espera que de 3% a 5% dos estudantes sejam superdotados. No Brasil, não identificamos nem esse universo mínimo ainda ...
Isto da rede pública estar à frente da rede particular de ensino, na área das altas habilidades não é uma novidade prá mim. Não digo felizmente e nem infelizmente. Só acho que é uma pena que as escolas particulares não apresentam esta mesma visão em relação às crianças.
Uma mãe da comunidade do Orkut, “Pais de Superdotado” ao ler este relato indagou o seguinte : “ A escola pública saindo na frente. Isso é bom ! Infelizmente nossos filhos não estão inseridos nessa realidade, mesmo nós, pais, pagando caro pelo ensino deles ! Acho que é preciso que os pais se movimentem. Como um leitor do blog da Claudia disse, em um de seus comentários, a escola particular faz a política do avestruz ; enfia cabeça na terra, pois se nada vir, nada precisa fazer a respeito. Sem falar de ter que lidar om o ego das mães e pais excluídos dessa margem de crianças talentosas. Complicado ...”.
A mãe que nos trouxe este relato sobre o Censo Escolar, nos disse que acha que a escola particular não quer sair de sua zona de conforto. “O superdotado ideal para a escola particular é aquele que faz os seus exercícios e procura algo para fazer enquanto os outros terminam as tarefas, sem atrapalhar as outras criança”.
E vocês ... o que acham a respeito ?
COMO ALGUEM JÁ DISSE, A ESCOLA PARTICULAR FAZ A POLÍTICA DO AVESTRUZ, ENFIA CABEÇA NA TERRA, POIS SE NADA VIR, NADA PRECISA FAZER A RESPEITO.SEM FALAR DE TER QUE LIDAR C/ O EGO DAS MAES E PAIS EXCLUIDOS DESSA MARGEM DE CRIANÇAS TALENTOSAS .COMPLICADO...
ResponderExcluirFácil nas escolas particulares os professores são treinados pra ensinar conteúdos não pra analizar crianças e adolescentes.Pra isso deveriam ser especializadas, e a é claro que a escola não irá bancar tal capacitação, além do que deveriam criar espaços diferenciados, e criariam mais um problema, entender realmente a diferença, psicossocial, o negócio deles é ensinar conteúdos das disciplinas regulares.
ResponderExcluirÉ, Lello.. muito triste isto, não é ? Vcs sabem como é nos EUA ? Como as escolas lidam com as crianças superdotadas ? Ali, tem classe avançada, classe de recursos, professores especializados, as escolas são capazes de fazer a avaliação.. ah... que sonho !!!
ResponderExcluirFicamos sem direção...
ResponderExcluirSe fazemos das "tripas coração" pra manter nossos filhos em boas escolas temos a falsa esperança de que alí eles serão condicionados a uma educação melhor e serão acompanhado mais de perto. Por outro lado teremos a a consciência de que eles terão um mínimo de conforto e não vão lhes faltar o básico para adiquirirem conhecimento. Porém não serão enxergados os seus talentos.
Se deixamos nossos filhos em escolas públicas temos a certeza de que muitas vezes vão lhes faltar professores, cadeiras, água e tudo o mais que se faz necessário para o conforto e bom aprendizado. Mas, serão vistos como especiais.
Estamos numa situação complicada!
Recentemente fui á escola falar sobre o meu filho e pedir a sua aceleração. Eles negaram dizendo várias coisas que pra mim é "eles não querem ter trabalho". A escola não sabe lidar com essa situação e nem se esforçam....porque??? Eles já tem tudo mastigado. A escola que adota sistema (ex. objetivo,anglo...) tem tudo pronto o professor infelizmente é apenas um "robô" que está preocupado em passar toda a apostila e nem presta atenção nessas crianças maravilhosas e nem sabe o que fazer, visto que eles estão preparados para aquelas que tem dificuldade e não aquelas
ResponderExcluirque tem Altas Habilidades..Estou realmente sem saber o que fazer...
O seu filho já foi avaliado ? De onde vc é ? Por quem (aonde) ele foi avaliado ? Quais são as habilidades dele ? A escola ou professores dele, nunca atentou para as facilidades dele, antes do laudo ? Primeiro, preciso saber destas informações, para, depois poder lhe orientar melhor.
ResponderExcluirAlguém falou pra eles que preguiça mata?
ResponderExcluirGeralmente aqueles professores que fazem alguma coisa para ajudar essas crianças são os que gostam da profissão(sem falar que tem muitos que estão pelo POUCO dinheiro), mas vários nem possuem o conhecimento desse assunto. Já para escolas e instituições de ensino, dizem que não têm tempo pra isso por terem muitos problemas.
O mito de que superdotados não precisam de auxílio ainda teima em persistir.O que leva os pais a fazerem todo o trabalho.Decadência!
É isto aí, misunderstood...
ResponderExcluirAté quando Brasil desperdiçará seus talentos? Será que eles não veem que não se pode apagar uma luz brilhante,esconde-la debaixo de um buraco,para que não ofusquem os acomodados? O mundo precisa dessas crianças para ser melhor.
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