Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Preocupação precoce


Desde que o meu filho, Rafael, (7) descobriu quem era Bin Laden, o que ele fazia, e que ele morreu, que ele tem demonstrado muita curiosidade sobre o assunto. Evidentemente, que ele foi correndo para a internet e já fez vários googles sobre ele e descobriu que ele fazia parte e liderava uma organização chamada Al Qaeda e tal ... Agora, o último discurso dele, é que ele tem medo da reação dos seguidores do Al Qaeda .. Ele sabe que, aqui no Brasil, eles nada vão fazer.. mas, mesmo assim, se preocupada com os EUA...


Ele ficou tão preocupado com esta questão, que perguntou para a sua professora de inglês (ele estuda numa escola bilíngue, aonde quase todas as matérias são dadas em inglês e a professora dele é americana. Está aqui por um tempo...) se ela iria voltar para aonde ela mora, nos EUA, em Minessota, pois ele tem receio dela sofrer um atentado terrorista pelo Al Qaeda.. rs.. Ela deve ter achado ele louco.. kkkkkk, ou vai ver já está acostumada com as "viagens"dele.. kkkkk



Acho muito curioso como um assunto tão complexo pode entrar na cabecinha de uma criança tão jovem.. e isto virar uma preocupação .... Isto, considerando, ainda, que eu sou super apolitizada.... rs...

6 comentários:

  1. essa é uma característica marcante das pessoas com altas habilidades: ver adiante dos demais e preocupar-se com questões complexas sobre o mundo e os outros. daí a necessidade premente de canalizar essas preocupações no sentido de promover coisas boas.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este blog.

    Logo ele estará perguntando sobre o New World order and the Illuminati.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Anônimo ! Que bom que você gostou !!! Se fosse sobre o New Order, eu poderia ajudá-lo.. ha ha ha.. já sobre estas duas outras questões, vai ficar difícil.. kkkk. Ainda bem que, hoje em dia, existe google e wikipedia. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Colega! olha so tb sou adv e tenho 2 superdotadas. Pam 23 fala 4 idiomas, eng. da Microsoft, membro da Mensa e entrou na univ. em 1o. lugar e eram normais as notas 10. Nao havia dado conta do potencial dela ate que um amigo me alertou... ate ai todos sempre diziam: ela e inteligente como a mae rs.. Agora Lyssa (7)esta sempre interada no noticiario e tb como seu principe ela discute e manifesta sua preocupacao. Fala como gente grande e ate me chama a atencao qdo saio da cama vez que fiz cirurgia e tenho que ficar de molho 2 semanas. Ela chega a ligar para a vo da Inglaterra contando tudo o que fiz, que nao estou me comportando bem e sempre me alertando: voce quer voltar para o hospital? vou ja ligar para o medico kkk. Comparando as duas c/7 anos Lyssa eh mais inteligente e tem uma memoria surpreendente. Ela fala ingles e holandes fluente e portugues um pouco, entretanto, o bilinguismo mo sistema educacional holandes eh prejudicial. Fui instruida a coloca-la na escola holandesa pq se reside na Holandaa tem que compulsoriamente aprender o idioma e a cultura holandesa. Agora a frustracao eh grande por nao ter colocado desde o principio em escola bilingue. Eu ate parei de falar portugues desde ha 3 anos para que ela tivesse mais tempo com o holandes, mas nao tive sucesso mesmo abdicando da minha lingua patria e foi necessario contratar uma professora. Vejam so, a tarefa da professora eh tao somente de ler junto com ela e ensinar a pronuncia de algumas palavras novas para realizar o chamado *teste de 3 minutos* que consiste em ler umas 80 palavras neste espaco de tempo. Vamos vencer esses 3 minutos!torcam por nos eba! Ainda que pareca facil ou dificil no entendimento de cada pessoa ao ler este comentario, ha que se considerar que crianca superdotada nesta idade nao quer ficar concentrada soh em um assunto, tudo se torna obsoleto rapidamente e buscam por coisas novas. Confesso que estou decepcionada e perdao amiga pelo desabafo pois ja estou cansada de ouvir as desculpas de escola que nao tem competencia para ensinar crianca bilingue superdotada. super abraco.

    ResponderExcluir
  5. Ola Claudia, esqueci de mencionar sobre o Colegio Objetivo a que voce se referiu sendo a unica escola que tem programa especial para superdotados. Pam qdo estava no colegio sempre fazia a fuvest como treinera e o Objetivo ao ver os resultados dela ofereceu o curso pre universitario ja no 3o. ano do colegio sem custos.... legal, eles realmente estimulam os estudantes talentosos/superdotados/inteligentes. Valeu objetivo!!!

    ResponderExcluir
  6. Cecille. Muito legal os seus comentários. É interessante, além de importante, prá gente saber como acontecem as coisas com as crianças superdotadas em outro país. Ainda mais num país de primeiro mundo. A gente, aqui no Brasil (terceiro mundo) fica com a sensação de que sempre estamos super atrasados em tudo. Ouvindo você nos descrever como as coisas acontecem, na escola da sua filha, nos deixa um pouco mais com esperanças de que as coisas, por aqui melhorem, pois é sinal de que a ignorância em relação à superdotação é geral.. Que situação irônica.. Que pena !

    Vc já pensou em trocar a sua filha de escola ? Com a idade que ela está, ainda tem tempo de colocá-la numa escola bilíngue, ou em outra que saiba estimular os talentos dela.

    Se puder, participe de nossa comunidade do Orkut, Pais de Superdotado. Será muito legal, podermos dividir opiniões de culturas tão diferentes.

    ResponderExcluir