Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 1 de maio de 2011

Outro exemplo de mãe que me procurou, na comunidade, pedindo ajuda :


Recebi a seguinte mensagem de uma mãe desesperada, na comunidade do Orkut, da qual sou moderadora “Pais de Superdotado” :


"Oi pessoal, ando meio confusa ultimamente e pensativa com relação a minha filha de 2 anos e meio. Confesso que estou um pouco constrangida em participar da comunidade sem ao menos saber se minha filha é superdotada! Enfim, mãe faz qualquer coisa pra compreender um filho né.



O fato é que ela é realmente diferente das crianças da idade dela, mas eu não estou sabendo como lidar com isso, percebo que eu tento "segurar" o desenvolvimento dela sem querer.... ela está tão rebeldinha, achei que é por causa da famosa fase "Terrible Twos" mas ao que parece não é só isso. Ela está começando a ficar agressiva e eu fico muito chateada. Vou tentar descrever brevemente minha história.



A I. sempre foi muito precoce e eu sempre achei que era porque queria acompanhar o irmão mais velho (que também foi muito precoce), engatinhou com 5 meses, e andou antes de 9 meses (faltava 1 semana para completar 9) e eu ficava segurando ela, colocava sentada, sei lá tinha medo que entortasse a perninha (coisa de mãe) embora meu filho mais velho também engatinhou com 6 e andou com 9 e meio. A fala foi no tempo normal, começou as primeiras palavras com 1 ano e 3 porém com 1 ano e meio falava tudo, frases, cantava... Ela tem um dom musical hiper aguçado. Entrou na escola com 1 ano e 10 e já se destacou, passou a cantar musicas e mais musicas, todos se impressionavam, e logo também passou a falar o R.

Um dia chegou em casa contanto que na escola tinha "língua de sogra" falando assim, como a gente fala, com a maior facilidade. Ah ela já entrou sabendo todas as formas (aprendeu com os videos do irmão) ela já distinguia inclusive o oval do círculo e o retângulo do quadrado. Bom hoje com 2 anos e 6 já tem um repertório musical inacreditável, o animalzinho que vc pedir ela canta a música, canta em inglês, canta em LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) sabe contar até 20, conta em inglês. E muitas vezes me deixa sem resposta !



Esses dias minha mãe estava comendo queijo tipo Brie que vem naquelas caixas triangulares e tinha o desenho de uma vaca estampado, daí minha mãe apontou pro desenho da vaca e perguntou pra ela: "Bel o que é isso" (esperando a resposta óbvia), ao que ela respondeu "é um triângulo vovó"...... silêncio na mesa.

A professora diz que ela se destaca e tudo o mais. Porém eu estou aqui em busca de compreensão, só isso, preciso saber como lidar com ela já que ela é muito agitada, parece que nada satisfaz, parece que ela sabe fazer tudo com tanta propriedade e eu entendo que ela é apenas uma criança de 2 anos e meio, não é TUDO o que ela quer fazer que poderá! Eu percebo que ela fica frustrada. O irmão mais velho também é muito esperto, mas é calmo, traquilo e ela tem sido agressiva com ele ultimamente, eu acho que é por causa das comparações do tipo "Ah o Inácio é bonzinho já a Bel é muito sapeca", eu acho que ela pensa "puxa eu sou capaz disso também será que ninguem percebe". Fora isso ela é super amorosa, sociável, nem preciso dizer que conversa como uma adulta e é minha cantora preferida kkkkkkk.

Ah agora ela deu de inventar música.....



Pessoal me ajude por favor. Obrigada desde já.

(....)



Claudia estava lendo seu Blog... excelente por sinal. Nossa chego a estar emocionada por ter com quem conversar, pra quem contar o que se passa sem que me julguem. Até meu marido riu de mim quando eu disse da minha suspeita (que já é quase uma certeza depois que li seu Blog). Não acreditei quando li que sua filha nasceu grandona e se manteve acima da média de peso a altura... arrepiei vc não sabe, a Isabel nasceu com 4.150Kg e 51cm e até hoje é enorme pra idade!!!!!!

"Meu pensamendo já começa a mudar depois dessas leituras de hoje e começo a encarar com mais naturalidade e se isso realmente se confirmar vou sentir um privilégio e não a impressão de que terei um problema pra resolver.... Puxa vou dormir bem mais tranquila (se conseguir dormir, já são quase 3 da matina e meu olho está arregalado hihhihi)"



Minha resposta para a mãe, lá na comunidade, foi a seguinte :



"Que bom que você ficou a vontade para nos escrever ! Aqui você não será julgada, nem criticada. Nossa intenção é somente ajudá-la ! De onde você é ? Infelizmente, sua filha ainda é nova para ser avaliada. Mas, o que poderá lhe deixar mais tranquila, é ir participando daqui da comunidade e se você quiser, posso lhe indicar uma especialista em altas habilidades, para você conversar, enquanto ela não atinge a idade suficiente para ser avaliada. Isto varia de criança para criança. O fato é que, por volta dos quatro anos e meio, cinco, fica mais fácil de fazer a avaliação, ela fica mais completa.



O que a escola da sua filha pensa a respeito dela ?



Ah.. só para te deixar mais aliviada, ainda, meu marido também achou que eu estava louca, quando li, na internet, a primeira vez, sobre crianças superdotadas e vi que a minha filha se encaixava " ipsis literis" nas características deste tipo de criança.. aos poucos, ele foi se convencendo de que eu estava certa.. he he.. "


Com o tempo, fui percebendo e constatando que estas situações são muito repetitivas, quando se tratam de crianças superdotadas. Só mudam o nome de seus personagens, mas, as histórias, por incrível que pareça, se repetem.. No mais das vezes, as dúvidas são quase sempre as mesmas. O que fazer ? A quem recorrer ? Aonde posso fazer a avaliação ? Como é feita esta avaliação ? E depois ? Por isto é que tive a idéia de criar este blog. Para simplificar a vida dos pais de crianças superdotadas.. dos que já foram identificados e os que serão, como se vê deste relato acima.

Um comentário: