Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 10 de abril de 2011

Empregando bem os conceitos médicos

Outro dia, a Debora reclamou prá mim, que achava que determinada roupa a engordava. Eu disse que ela tava exagerando. Ela é super magra. Tem um corpo lindo e que deveria tomar cuidado para não ficar pirando com este papo de engordar, de não comer, etc., que eu achava perigoso. Não quis tocar no assunto de anorexia, para não deixá-la curiosa com esta questão. Quando ela vira prá mim e fala : "Fica tranquila, mãe, que eu não vou ser anoréxica"..rs..


Hoje, recebi um e-mail da mãe dos meninos com quem eu faço revezamento. A mãe me comentou que o filho dela, no carro, outro dia, disse que as nuvens andam e que vê os prédios andando, também. Ele tem 6 anos e acho que estava inventando. Ela me contou que a Debora virou pro menino e falou : "I. vc tem esquizofrenia ? Ou vc acha que os prédios colocam sapato, Ipod e saem andando e conversando pelo parque ?"...rs..


Este tipo de humor inteligente / irônico / sarcástico, tem sido o estilo de humor adotado hoje em dia, por ela. A mãe me contou que ficou admirada pelo fato da Debora ter empregado tão bem o conceito de esquizofrenia, no caso em questão, pois, segundo ela, ver prédio andando é sintoma típico de quem tem esquizofrenia.


Ela me perguntou como a Debora sabia o que era esquizofrenia. Eu expliquei prá mãe, que foi porcausa da novela (que a Debora me lembrou o nome..rs.. - Caminho das índias), que tinha o personagem Tarso, que era esquizofrênico. Detalhes : A Debora só assistia a novela de vez em nunca, um pouco, aos sábados. Mas, o pouco que ela viu, já foi o suficiente para ela sacar bem qual era a doença do Tarso..

E isto tudo, lembrando que a Debora ainda só tem 9 anos...

Um comentário:

  1. O engraçado é que eles completam um pensamento com uma propriedade absurda e colocam as palavras em ocasiões corretas. Incrível!

    ResponderExcluir