Hiperatividade - Normalmente a criança superdotada possui muita energia, pois sua mente trabalha sempre com muitas idéias e conceitos que estão sempre presentes, fazendo com que ele esteja sempre em grandes atividades, tentando decifrar ou executar todas essas idéias, sendo assim tem dificuldades em permanecer sentado.
Está sempre em movimento, possui constante sensação de inquietude e ansiedade, fica sempre ocupado com algum problema em relação a si ao outro e, frequentemente, fala sem parar. Dessa forma vem a similaridade com as atitudes de um TDAH.
Meus filhos tem, cada um, algumas destas características. Debora não consegue ficar parada. Está sempre pulando, saltitando, mesmo quando senta prá comer, precisa levantar e saltitar e fica fazendo bananeira (parada de mão), enquanto assiste TV..
Rafael não para de falar um segundo. É tanto coisa que ele quer falar, que, às vezes, ele se atropela nas próprias palavras.. rs. É tanta informação que ele nos traz, em seus pensamentos, que prá gente acompanhá-lo, tem que parar tudo o que está fazendo e se concentrar, unicamente, em sua fala. E, se ele está falando com alguém e a pessoa não está olhando para o olho dele, ele pega o rosto da pessoa, com as suas mãozinhas, e vira o rosto da pessoa para ele.. rs..
Rafael, desde o primeiro dia de aula, não conseguia prestar atenção no que as professoras falavam. Isto porque, na classe dele, tinham ventiladores no teto e ele era alucinado por ventilador.. Então, ele passava horas olhando para o teto.. Quando ele parava de olhar para o teto, precisava ter alguma coisa, em suas mãos, para ele segurar e conseguir focar no que a professora estava falando.. rs
Quando a Debora tinha 4 anos, a psicóloga da escola nos chamou a atenção de que ela estava um pouco ansiosa, pois não parava de comer a manga de seu blusão.. Devia estar é entediada com a matéria escolar.. rs.. Isto dela parar de comer a manga do blusão parou.. e a mania de comer a gola das camisetas foi para o Rafa.. rs.. que também parou e substituiu por "brincar" com o aparelho de dente.. rs.. Depois que ele conseguiu quebrar 5 vezes o seu aparelho, combinamos de que ele poderia colocar os dedos na boca, enquanto estivesse assistindo tv ou olhando alguma coisa no computador. Assim, ele não destrói nenhuma camiseta e nem os seus aparelhos de dente...rs..
Fora isto.. são crianças absolutamente perfeitas e saudáveis..rs..
E o filho de vocês.. possui algumas destas características ???
A minha filha é super ativa desde bebê. Antes mesmo de engatinhar, ela já se arrastava na casa toda e logo que aprendeu a engatinhar com 6 meses, ela aprendeu a subir a escada daqui de casa, tivemos q colocar um portão correndo p ela n subir. Ah! Ela tem muita dificuldade de obedecer, ela melhorou muito, mas qd bb n conseguia ficar quieta, eu falava q n podia alguma coisa, daqui a pouco tava ela fazendo de novo. Tb é difícil fazer ela comer, até hoje tenho q dar comida p ela, n pq ela n saiba, pq o controlwe motor dela é ótimo, mas ela demora tanto qd come sozinha, pq quer fazer 1000 coisas q acaba deixando um monte de comida.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOi, tenho 11 anos . E estou desconfiada que eu possa ser PAH, por isso pesquisei na internet e encontrei seu blog, (Y) .. Eu faço adiantado, os livros da minha escola, porque eu já sei, tenho facilidade nas materias,sou critica (muito mesmo) , e não consigo aceitar algumas regras, choro com muita facilidade, sou muito sensivel, e todos meus professores (em especial todos de filosofia) . me acham muuuuito esperta, e adiantada, em comparação com a turma. Aprendi Inglês só escutando músicas, amo ler, leio oq .. uns 7 livros por mês, daqueles grossos de 500 folhas, se deixarem ... E quando começo a ler, não consigo parar, meu teste de QI e QE é muito acima do normal, as pessoas dizem que eu nao paro de falar, nao durmo muito . e tenho muita energia de acordo com a teoria da inteligencia multipla, tenho muita inteligencia, existencial, verbal, linguistica, intrapessoal e interpessial. e agora que eu li seu post me assustei mais ainda, pois não consigo ficar muitoo tempo sentada. ! quais minhas chances de ser superdotada, ou estou apenas delirando? devo procurar qual profissional? falo com meus pais ou não?
ResponderExcluiraaah , esqueci de falar, eu pulei uma série . e me relaciono melhor com pessoas mais velhas (por exemplo quase todos meus melhores amigos, são pelo menos 3 anos mais velhos) , pois não consigo compreender as pessoas da minha idade, tenho facilidade de comunicação com pessoas mais espertas. e eu sei tocar teclado . ( e muito bem )
ResponderExcluirAnônimo.. pelo que você nos conta, é muito provável, sim, que você seja superdotada. De qual estado você é ? É importante, sim, que : 1) você se abra com os seus pais.. como se sente, principalmente em relação às suas habilidades e dificuldades ; 2) procure um diagnóstico. Eu posso lhe indicar um especialista, de acordo com o lugar aonde você more. Se quiser, escreva para o meu e-mail : claudiahakim@uol.com.br. Abraços !!!
ResponderExcluirNanda.. este problema como a comida eu também tenho com os meus dois filhos..se eles têm facilidade para se concentrar, de uma forma, absurda naquilo que é alvo de interesse deles.. não posso dizer que eles apresentam esta facilidade de se concentrar, na hora de comer.. é sempre uma constante luta.. não param sentados, não sentam direito na cadeira.. vivem levantando.. demorando prá começar a comer, ou até mesmo para terminar.. nossa.. parece que nunca vão terminar a refeição !!! ha ha ha
ResponderExcluirO Luca até se concentra quando alguma coisa interessa, mas não para de falar o tempo todo... Conversa sobre tudo, sobre o clima, como foi a escola, os desenhos, e tudo mais que surge em suas idéias.
ResponderExcluirO bom da gente trocar estas informações, Kari, é perceber o quanto os nossos filhos se assemelham em alguns aspectos, pelo fato de serem portadores de altas habilidades ! Por um lado e de uma certa forma, isto nos deixa mais tranquilas, não é ?
ResponderExcluirBoa tarde, meu nome é Ana Vitória tenho 13 anos e estou na 8 série do ensino fundamental. Todos meus professores dizem que escrevo muito bem e que sou bastante criativa.Estou sempre disposta a ajudar meus colegas de sala de aula a fazerem trabalhos escolares mas não tenho certeza se sou mesmo superdotada. Aprendo matemática e português com muita facilidade, adoro ler livros. Se pudesse teria uma biblioteca dentro do meu quarto e leria sem parar.Também amo escrever histórias, principalmente inventar contos. Minha professora de português disse que escrevo muito bem, mas não tenho muita certeza se isso é verdade, ela vive dizendo que escrevo bastante e as vezes até demais. Será que conto sobre isso aos meus pais ? devo procurar ajuda profissional ?
ResponderExcluirAna. Acho, sim, que vc deve conversar como se sente em relação a isto tudo o que vc nos colocou acima aos seus pais. De onde vc é ? De acordo com o local que vc mora, vou indicar um lugar para vc fazer avaliação, mas acho que a melhor coisa que vc poderá fazer para se compreender, vc já está fazendo, que é ler sobre o assunto, buscar informações, etc. Procure conversar com uma adolescente do nosso grupo de discussão do facebook, chamada Tatiana Saturno. O e-mail dela é : tatiana_ten@hotmail.com. Vc poderá dividir com ela a experiência de ser superdotada, como vc se sente, mas, se vc está bem e feliz assim, vc não precisa de ajuda ; apenas de informação, o que a internet e os livros sobre os temas (procure aqui no meu blog, um artigo que fala sobre "dica de livros para os pais de crianças superdotadas" que vai te ajudar bastante !
ResponderExcluirmeu filho tem um ano e dois meses,o cara liga todos meus computadores sozinho,liga a tv e coloca no canal que quer ver,alem de adorar livros ele nao fala ainda,mas me empreciona o dia todo,queria saber devo ficar preocupado,com estas atitudes dele,me ajudem por favor.
ResponderExcluirmeu filho tem um ano e dois meses,e esta fazendo coisas que acho nao ser normal para a idade,temos cinco computadores, ele sabe ligar todos eles,ele ainda nao fala,mas liga a tv,coloca o canla que que ver,e muito agitado,curioso demais,entende tudo que a gente fala,e nao sei se devo me preocupar.me ajudem me respondam por favor.
ResponderExcluirmeu filho tem um ano e dois meses,o cara liga todos meus computadores sozinho,liga a tv e coloca no canal que quer ver,alem de adorar livros ele nao fala ainda,mas me empreciona o dia todo,queria saber devo ficar preocupado,com estas atitudes dele,me ajudem por favor.
ResponderExcluiresqueci de mensionar ele adora livros gravuras,quando as pessoas estao falando na igreja ele observa o tempo todo.
ResponderExcluirRonan.. de onde vocês são ? Ele ainda é muito novinho, para se avaliar se ele seria superdotado ou precoce. Nesta idade, então, sugiro que vc continue observando ele e se informando bastante sobre a educação de crianças superdotadas, o que, pelo visto , vc já vem fazendo. Veja, aqui no meu blog, dicas de livros para educar crianças superdotadas :
ResponderExcluirDICAS DE LIVROS PARA SABER COMO EDUCAR E ENTENDER CRIANÇAS SUPERDOTADAS
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2012/03/dicas-de-livros-para-saber-como-educar.html
Não acho que vc deva ficar preocupado com estas atitudes, pois, do meu ponto de vista, superdotação é uma benção.
Quando o seu filho tiver lá pelos seus 4 anos, vc o leva para ser avaliado. Posso lhe indicar alguns profissionais que fazem este tipo de avaliação e orientação.
Atenciosamente,
Claudia Hakim
Minha filha possui laude de AH eSD desde os 6 anos (hj tem 11 anos) nunca consegui qq atendimento pois a mesma estuda em escola pública, e quando consegue o máximo que ouço é : não sei o que fazer com ela, ou, ela não dá trabalho algum... que faço... não sei onde recorrer ou onde procurar recursos para auxiliar minha filha, não disponho de recursos e moro na zona leste, pelo visto no oposto das propostas educativas que tenho encontrado.
ResponderExcluirVc mora em qual Estado Paula
ResponderExcluirVenha participar do meu grupo, no facebook, chamado "Mãe de Crianças Superdotada", do qual participam vários pais de crianças superdotadas, especialistas e pessoas interessadas no tema.
Se vc morar em SP, realmente, não temos nem sala de recursos e nem núcleo de atividades oferecidas pelo governo. Nem para os alunos da rede pública e nem para os da rede particular.
O que alguns pais que têm filhos no meu grupo do facebook, daqui de SP e cujos filhos estudam em rede pública de ensino têm feito, é tentar uma bolsa de estudos, para seus filhos, em alguns colégios particulares, tais como o Objetivo, que tem por tradição incentivar os talentos em olimpíadas de conhecimento. Acho que pode ser um caminho a ser tentado..
Atenciosamente,
Claudia Hakim
É, infelizmente moro em São Paulo (zona leste), uma das (senão a maior) metrópole do país... fico indignada com tanto descaso...
ResponderExcluirOlá! Vejo que essa postagem é um pouco antiga, mas espero que alguém possa ler meu comentário e me ajudar. Sou mãe do Bernardo, ele tem 1 ano e 3 meses. Desde muito pequeno, praticamente desde que nasceu, eu percebo nele uma inquietação. Quando ele tinha 3 e 4 meses ele chorava o tempo todo, sem parar, pq queria colo. Eu percebia que não era apego de mãe e filho, como a maioria das crianças, ele apenas queria colo de qualquer pessoa. Parecia que fazia isso pq se entediava de ficar deitado, e como ainda não sabia sentar nem rolar, a única forma de fazê-lo era chorando para alguém pegá-lo. Aí sentado ele podia observar tudo ao seu redor. Essa acho que foi a pior fase com ele, eu não conseguia nem ir ao banheiro, que ele se descabelava de tanta ansiedade. Ele sentou com 5 meses, e começou a engatinhar com 7, muito antes de muitos outros bebês. Mas o que me aflige mesmo é a fixação dele por ventiladores. Desde muito bebêzinho, ele ama qualquer tipo de ventilador, mas principalmente os de teto. A ponto de levarmos ao parque, e ele ignorar totalmente os brinquedos que tem lá, para ficar em pé olhando para o ventilador. Ele gosta também de máquina de lavar roupa e de relógios. Todo dia ele acorda e a primeira coisa que faz é olhar para o pulso, para ver se o seu relógio. Eu já li muitas mães de autistas falando que seus filhos têm a mesma paixão, e eu fico tão preocupada. Ao mesmo tempo, ele é muito carinhoso comigo, com o pai, com os avós, adora cachorrinhos, adora brincar com outras crianças (principalmente mais velhas), eu fico me perguntando: será mesmo que ele tem autismo? Ele tem uma memória exemplar, ele observa tudo, tudo que ele vê aponta e olha pra mim, e eu tenho que dizer o nome do objeto, não sossega enquanto eu não falo, então ele grava. Pode passar dias, se eu perguntar "onde está tal coisa", ele vai apontar. Obedece comandos. Adora livros, tem vários, e sempre pede para eu ler pra ele. Não brinca com nenhum brinquedo por mais de 30 segundos. Recentemente estou percebendo que ele está com dificuldade para comer, mas não pq não tem apetite, mas pq não quer ficar sentado na mesa. Eu não sei se tudo isso é normal, ou se devo procurar um neurologista.
ResponderExcluirMorgana,
ResponderExcluirPelo seu relato , noto. sim, que ele tem características de uma criança que esteja dentro do espectro autista. A hipératividade, a fixação por um objeto (ventilador, máquina de lavar), eles gostam de coisas que têm um padrão e o rodar do ventilador e da máquina de lavar os fascina São crianças muito espertas, muitas vezes com altas habilidades, adoram rotina. Podem ser carinhosos e , em geral, preferem brincar com os mais velhos. Isto que você falou de restrição para comida chama-se seletividade alimentar. Tb é uma característica comum em crianças que estão dentro do espectro autista. Possuem memória assombrosa, choram o tempo todo, quando criança. Mas, ele tb pode ter hiperatividade (TDAH).
De toda forma, eu sugiro que você procure o mais breve possível um neuropediatra ou psiquiatra especialista em TEA (transtorno do espectro autista) para observação e avaliação, pois ainda que seu filho tenha um TEA leve, ele precisa de intervençoes e terapias, o mais breve possível, para que perca os sintomas prejudiciais e se desenvolva melhor.
Venha participar do meu grupo do facebook, chamado ASPERGER (TEA) E SUPERDOTAÇÃO. Ali, você poderá colocar e tirar todas as suas dúvidas.
Boa Sorte !
Olá. Sou irmã de gemeos que tem 4 anos, são dois meninos, minha mãe engravidou as 42 anos. Nasceram prematuros, mas tem uma saúde de ferro rs. Porém venho observando algumas atitudes atípicas. Em alguns dos relatos acima eu encontrei semelhanças com as atitude dos meus irmãos, e hoje semana de carnaval aconteceu algo que me deixou um tanto curiosa. Arhtur sempre teve o habito de morder as golas das camisetas e deixar buracos, acreditei que fosse estresse/nervoso devido ao fato da gestação ter sido um tanto negada pela minha mãe, e ele tem restrição alimentar, come arroz puro e gosta demais de leite, tem o habito de cheirar a comida também, e é fissurado pelo "relâmpago maqcueen", bom o que mais me deixa curiosa é o Heitor que desde bebe foi fissurado por ventiladores, ele chorava quando ia a casa de alguem e via ventilador, queria levar embora e muitas vezes em casa de parentes tivemos que levar embora, era um choro sentido mesmo. os anos se passaram e o gosto não mudou, em aniversários ele pede de presente ventilador, nossa casa não cabe mais ventilador, ele fica o tempo todo assistindo videos de ventiladores no youtube, teve uma época que vidrou em videos de maquina de lavar, acho que pelo fato de ter na nossa casa uma maquina doida e que ela pulava literalmente sempre que torcia kk a maquina estragou e desde então ele não fala mais dela. Depois dos seus 2 anos, ele tem gostado muito de borboletas. Desenhas borboletas e ventiladores pela casa toda, e ele pediu de fantasia uma asinha de borboleta, minha mãe comprou e foi a maior felicidade para ele, ele está super contente. Fora isso é tudo típico.
ResponderExcluir