Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O ciclo recorrente e desesperador das mães de crianças PAH´s

Na minha curta trajetória como mãe de crianças superdotadas, somada à minha participação na comunidade de Pais de Superdotados, no Orkut, tenho notado que, a maioria dos pais de crianças superdotadas passam pelo mesmo ciclo repetitivo e que beira ao desespero. Alguns com finais felizes (como foi o meu) e outros, nem tão felizes. Vejamos :

A idade mais crítica das crianças PAH´s é entre 5 e 6 anos. Muitas crianças PAH´s começam a ler aos 3, 4 anos, ocasião em que seus pais ficam alarmados de que seu filho tem algo de diferente (no bom sentido). Começam, nesta mesma fase, a chamar a atenção da escola, de que seus filhos têm facilidade em aprender, já reconhece algumas palavras (isto, quando a criança já não está completamente alfabetizada antes dos 5 anos) e sugerem que a escola faça algo em favor de seus filhos, no sentido de estimulá-los pedagogicamente.

A escola, por seu lado, tem muitos alunos e muitas preocupações. A alfabetização já está chegando, e, cada vez mais próxima, obriga a escola precisa mostrar resultados. A alfabetização é o grande marco da vida escolar. Então, na maioria das vezes, ela não faz por mal.. mas, acaba deixando de lado, aquela criança que já está alfabetizada. Afinal de contas, para a escola, é um problema a menos.. Em time que está ganhando, não se mexe !


São muito poucas escolas que estão preparadas para reconhecer as altas habilidades numa criança e, mesmo assim, quando percebem, são mais raras ainda, as que se preocupam em tomar alguma medida pedagógica a este respeito.

Como a maioria das escolas não conseguem identificar a criança, os pais acabam travando uma luta, para que a escola reconheça seu filho como superdotado e tome alguma providência a respeito. É neste ponto, em que pais ou escolas pensam na aceleração de série....

Quando é sugerida a aceleração, a escola não sabe como fazer. Joga a responsabilidade da decisão para a diretoria de ensino, que, na maioria das vezes é contrária à aceleração (no caso da minha filha mais velha, ela também foi..rs..).

A escola, diante da recusa da diretoria de ensino, então, recua na decisão de acelerar.. e é bem nesta hora que os pais das crianças superdotadas caem em desespero...rs..

Mas, é bom saber que existem providências jurídicas a serem tomadas a este respeito.

Quando a criança tiver um laudo bem providenciado pelos pais, atestando a superdotação de seu filho e analisando o estado emocional desta criança, que está apta para ser acelerada, ou seja, quando o laudo indica a aceleração de série como proposta pedagógica, existem algumas orientações jurídicas que podem ser levadas para a escola, antes dos pais se conformarem com a decisão de não acelerar a criança, simplesmente porque a diretoria de ensino assim não o quis.

Em alguns casos, estas orientações ou medidas administrativas ou judiciais surtem o efeito desejado de convencer ou autorizar a escola em acelerar a criança, sem prejuízo da escola sofrer uma represália da tal diretoria de ensino e sem ela estar agindo contrária à lei...

Sendo assim, é importante os pais e as escolas saberem que existem medidas que podem ser tomadas, antes de se conformarem com uma recusa e com isto prejudicar o futuro pedagógico desta criança !!!

8 comentários:

  1. Quem bom se todas as escolas fossem que nem o "Rena"!

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  2. O importante é as escolas mostrarem-se abertas a receber estas crianças e a trabalhar as necessidades delas. Assim como tenho ouvido, com muita frequencia, este tipo de história, também tenho ouvido casos de como as escolas se adaptam a estes alunos, de uma forma feliz, ainda que, no começo aja algum percalço. Algumas escolas já sabem como lidar com esta situação. Outras ainda não. Mas, o que mais importa, neste caso, é a boa vontade do corpo diretivo da escola. Na escola dos meus filhos, tenho visto que predomina o bom senso. A aceleração foi feita em 03 situações diferentes, sendo que foram constatados mais outros dois casos de superdotação, em que a escola não a achou necessária, por conta do lado emocional das crianças, que ainda não estão preparadas para uma aceleração. A escola tem que agir com bom senso e pesar, nestas horas tanto o emocional quanto o pedagógico.

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  3. Meu filho leu com 3 anos e 11 meses e desde pequeno,nota-se altas habilidades nele.
    Hoje ele esta com 5 anos e 8 meses e ainda esta no ultimo jardim,so vai pra alfabetizaçao no ano que vem.
    Devo pedir aceleraçao dele?
    Como posso provar que tem altas habilidades?Existe algum lugar que faz isso,que avalie sei Q.I?

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  4. Anônimo. De onde vc é ? Primeiramente, sugiro que se faça uma avaliação em seu filho, para se apurar se ele, realmente, apresenta ou não altas habilidades / superdotação e como está o aspecto emocional dele. A avaliadora dirá qual será a melhor proposta pedagógica a ser adotada, dependendo das habilidades que o seu filho apresentar e de como estiver o emocional dele. As escolas também podem indicar se acham que é o caso da criança ser acelerada ou, se é o caso de se fazer um enriquecimento dentro ou fora da sala de aula.

    A prova das altas habilidades se dá através de uma avaliação. Me diga de onde você é (de qual cidade e estado) que eu te indico um profissional que possa avaliar o seu filho.

    As avaliações para detectar ou não as altas habilidades são compostas de vários testes, não só de QI. Dependendo da idade e do nível da criança, nem teste de QI é aplicado. Hoje em dia, os testes de QI não são os únicos indicadores das altas habilidades, pois ele não consegue apurar se a criança é e o quanto é criativa ou não. A criatividade, assim como a habilidade acima da média em alguma área do saber ou do conhecimento, aliada do envolvimento na tarefa é que fazem de um indivíduo ser superdotado ou não.

    Enfim.. prá pensar em aceleração, ou a proposta tem que partir da escola e ser respaldada em seu lado emocional, ou então deve partir da avaliadora.

    Me diga de onde você é, que eu te indico alguém.

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    1. Poderia me indicar algum avaliador em Sao Paulo capital?

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    2. Marina Chalom
      Celular : 9 81812737
      Consultório : 2691 1598
      Rua Paulistânia 242, cj. 22, Vila Madalena.
      mchalom@gmail.com


      Venha participar dos meus grupos do Face, Mãe de Crianças Superdotadas e o Asperger (TEA) e Superdotação !

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  5. Inicialmente boa noite!

    Sou de Ipatinga, interior de Minas Gerais e tenho um filho de 3 anos e 9 meses que frequenta a escola desde os 18 meses.Sentindo que ele estava um pouco avançado perto de alguns colegas(muitos deles ate mais velhos), e notando sua dedicação em casa, principalmente com a língua inglesa e com a matemática, procuramos pela pedagoga que o acompanha no maternal que disse não haver "nada demais".Em busca de aconselhamento, procuramos pela psicopedagoga do maternal, que nos indicou a franquia do fastrackids como melhor alternativa para que "explorássemos" o seu potencial. Desde o mês de maio, ele frequenta as aulas da franquia, uma vez por semana com duração de uma hora.De acordo com a psicologa que o acompanha nas suas aulas do Fastrackids, ele apresenta várias caracteristicas que se encaixam perfeitamente no perfil de uma criança com altas habilidades.Confesso que como pais,estamos um tanto quanto perdidos.Gostaria de uma indicação de profissional na minha cidade ou nas cidades próximas para que eu possamos ajuda-lo.


    Atenciosamente,

    Célia

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    1. Neuropsicóloga Gilcelene Marques
      031 991441384
      What´s app : 31 987764911

      Neuropsicóloga Elza Elena Rios Fernandes
      e-mail : elenriosff@gmail.com
      31 988992999

      Clíonicia Mutidisciplinar Vias do Saber : (031) 32414372

      Laila Bittar, ela é Psicologa, especialista em pscicopedagogia e neuropscicologia. Tel: 8478-80-22

      Lívia de Fátima Silva OliveiraEndereço Profissional
      Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
      O endereço e Cristóvão colombo 519savassi sala 705 bh
      Belo Horizonte, MG - Brasil
      Telefone: (31) 34096295
      Telefone: (31) 9409-6553
      Email: liviafsoliveira@gmail.com
      Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5656108810797689

      Elza Elena Rios de Farias Fernandes (31) 88992999
      Rua Machado 22 (b) - Floresta

      Marco Antonio Silva Alvarenga (Psicologo ) CRP 04/20.963
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      Fone : 31 4103 0908 / 31 92790908
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      UBERLANDIA : INSTITUTO DE NEUROLOGIA DIAGNÓSTICA
      Neuropsicóloga : Daniela Rodrigues de Castro Palhares
      Rua Machado de Assis 36 – Centro
      Fone : (34) 3236 4444

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