Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Do amadurecimento precoce de algumas crianças superdotadas

Percebi, há tempos, com a minha filha, e também tenho ouvido alguns relatos, neste mesmo sentido : De que algumas crianças superdotadas amadurecem mais cedo, agem e pensam sobre alguns assuntos, como crianças mais velhas, PULAM ETAPAS ...

Nesta semana, uma colega minha da Comunidade de Pais de Superdotados, do qual sou mediadora, no Orkut, me perguntou se eu sentia a mesma coisa em relação aos meus filhos. Eu disse que sentia em relação à minha filha, mas, não sentia o mesmo em relação ao meu filho.

Minha filha, desde bebê, sempre pareceu uma criança mais velha do que ela, efetivamente, é.

Quando bebê, ela ficava horas sentada diante de um brinquedo, olhando-o, com um olhar curioso, olhos bem grandes, super concentrada e muitas pessoas comentavam este fato, achando-o diferente. Como eu não tinha outro parâmetro, para mim, isto sempre foi normal. Mas, pude observar, com a chegada de meu segundo filho, que, de fato, ficar tão atento a um único brinquedo, é uma situação rara entre as crianças.

Eu considero a questão da minha filha parecer mais velha do que outras crianças da idade dela, como uma coisa bem positiva.

Quando ela tinha 4 anos e estava no Infantil, e já estava alfabetizada, a psicóloga da escola em que ela estuda, que a conhecia a pouco tempo, chamou a atenção minha e do meu marido, de que nós estávamos estimulando demais a nossa filha. Eles achavam que a minha filha já sabia ler e escrever perfeitamente, porque eu e o meu marido a ficávamos estimulando. Ela nos disse, categoricamente, QUE PARECIA QUE A MINHA FILHA TINHA PULADO FASES !!!
Ficamos bem assustados com esta afirmação. A orientação que ela nos deu era para que nós não a estimulássemos mais, e nós acatamos sem questioná-la. Mas, isto de nada adiantou ou brecou o desenvolvimento acelerado da minha filha.

Sei que a psicóloga não nos falou isto por mal e ela conhecia muito pouco a minha filha, que tinha acabado de entrar na escola, mas, esta afirmação de que parece que a criança pulou fases é comum entre crianças superdotadas. De fato, elas pulam fases. E, não há nada que os pais possam fazer para impedir, que elas pulem de fases.


A minha opinião (notem, que eu não sou psicóloga, dou, aqui, apenas a minha opinião como mãe de crianças superdotadas) é a de respeitar a fase e o momento que estas crianças vivem. O pular fases me parece uma coisa natural e, como eu disse acima, eu não o considero ruim.


Minha filha é uma criança perfeitamente saudável e sociável. Noto que, realmente, quando ela está entre as crianças de sua idade, parece que ela é mais velha do que estas. Quando ela está entre as crianças que hoje ela convive (mais velhas do que ela um ano, um ano e meio), parece agir de forma igual. Algumas crianças com quem ela convive na série em que ela foi acelerada e que hoje já tem 10 prá 11 anos, já pensam em namorar.

Ela não está nesta fase, ainda. Mas, em outras situações ela me parece bem adequada para o que as outras crianças estão passando, inclusive, em seu desenvolvimento hormonal.


Quando converso com a minha filha, não parece que estou conversando com uma criança. Esta mesma percepção, os outros adultos que convivem conosco também a tem. Eu converso com ela de igual para igual.

Com o meu filho, já noto que o tom e o jeito da conversa é diferente. Ela sabe disto, porque às vezes, ela me pergunta como ela era bebê e eu sempre falo a verdade : que prá mim, ela nunca foi muito bebê..


Às vezes, quando olho prá trás e penso na minha filha bebê, não consigo me lembrar como ela era.. Parece que ela já nasceu, assim, meio "adulta"..

2 comentários:

  1. Também vejo como absolutamente natural esse pular fases, porque é espontâneo e não forcado, imposto. A crianca é feliz assim e nós pais e sociedade é que temos que respeita-la e não impor teorias porque "acham"que é o correto.

    ResponderExcluir
  2. Ana. Vc tocou numa questão muito importante, que é o bem estar da criança. Nós pais temos que ter esta percepção : se a criança está bem ou não emocionalmente, pulando ou não fases. Se ela está se desenvolvendo bem, feliz e saudável, então, o pular fases e outras questões decorrentes da superdotação não serão um problema, mas, uma simples situação decorrente da superdotação.

    ResponderExcluir