Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

De como nos sentimos em relação aos outros pais



O que estou escrevendo não se aplica somente ao que eu penso, mas resume os sentimentos da maior parte das mães de crianças PAH´s que conheço. Ter dois filhos superdotados é uma benção. Passada a fase inicial de suspeita, confirmação e aceitação, o importante é saber como encaminhar a educação desta criança, que, sob o meu ponto de vista, tem que ser um pouco diferente da educação das demais crianças.


É um orgulho para qualquer mãe, quando o seu filho está aprendendo a andar, falar, cantar, dançar, ler, quando ele fala ou faz qualquer coisa que achamos bonitinha. Agora, imagine como é ficar orgulhosa quando o seu filho anda, fala, canta, toca, usa o computador mais cedo ? Nós, pais de PAH´s, ficamos super orgulhosos das proezas de nossos filhos.


O próximo passo, natural deste nosso orgulho é dividir com os nossos familiares, amigos e conhecidos as proezas espetaculares de nossos filhos. Contudo, como estas proezas não acompanham o desenvolvimento das crianças ditas "normais", assim que começamos a repetir com uma certa frequência para qualquer outro que não seja o pai ou o avô desta criança, as proezas de nossos filhos, nós, pais de crianças PAH´s, já somos vistos como arrogantes, petulantes, exibidos e no português dos meus filhos " se achões" (aquele que se acha).


Também começamos a perceber o afastamento de alguns amigos, conhecidos ou familiares que possuem filhos da mesma idade que os nossos e que, por coincidência, não acompanham, na mesma velocidade que os nossos, o desenvolvimento ou as proezas realizadas.


Daí, começamos a perceber uma certa inveja, por parte daqueles que não têm estas crianças especiais.


Então, constatamos e nos conformamos que é melhor não dividir mais estes acontecimentos espetaculares com mais ninguém, pois não queremos ser vistos como pais arrogantes ou "se achões".


Os pais das crianças "normais", quando contam das proezas de seus filhos, são elogiados pelos seus amigos. Nós, pai de PAH´s não podemos contar nada. Temos que ficar quietos e fingir que eles são crianças normais ou até mesmo que não têm proezas para serem contadas, já que não contamos nada deles..


Como todos os pais, achamos os nossos filhos espetaculares e maravilhosos, não porque são superdotados, mas, simplesmente porque são nossos filhos !!


É muito triste e chato não poder dividir com ninguém estas realizações. Bom, pelo menos, faço parte de uma comunidade no Orkut e também um grupo de pais de crianças superdotadas no Facebook, (que tem o mesmo nome do meu blog, quem quiser pode entrar), formada por outros pais de crianças superdotadas, e ali podemos dividir as nossas alegrias, contar as suas proezas e progressos, sem sermos criticados, ou tachados de arrogantes.


Não escolhemos ter filhos assim. Porém, se Deus quis nos dar filhos tão abençoados, que culpa nós temos ?

8 comentários:

  1. É REALMENTE MUITO TRISTE,QUE ATÉ PESSOAS QUE DEVERIAM COMEMORAR E COMPARTILHAR DESSAS ALEGIAS, QUE SAO FAMILIARES PROXIMOS ,NUTREM SENTIMENTOS CONTRARIOS, A PONTO DE SE PERCEBER SÓ PELOS OLHARES.

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão, Marta. Só uma mãe de outra criança PAH para saber como nos sentimos. Por isto é que temos que lutar para difundir o conceito da superdotação para todas as pessoas leigas, pois, só assim, seremos respeitadas em nossas colocações !!!

    ResponderExcluir
  3. A MAIORIA DAS PESSOAS PENSA QUE COMO AS CRIANÇAS PAHS, JÁ TIVERAM A SORTE DE NASCEREM COM A INTELIGENCIA DIFERENCIADA,NAO PRECISAM NEM DE ATENÇAO E MUITO MENOS ATENDIMENTO ESPECIALIZADO,POIS TUDO É DIRECIONADO AS CRIANÇAS C/ PROBLEMA DE APRENDIZADO, O QUE ACHO CORRETISSIMO, MAS HÁ QUE SE ENTENDER QUE OS PAHS TAMBEM TEM SEUS DIREITOS QUE INFELISMENTE SÓ FICAM NO PAPEL

    ResponderExcluir
  4. O pior de tudo, é perceber que estas pessoas que acham que as crianças PAH´S não precisam de um atendimento especializado, justamente por estarem "bem até demais", são os próprios professores, coordenadores e diretores das escolas. Sejam elas públicas ou particular. O nosso papel é abrir os olhos destas escolas, de que estas crianças precisam, sim, de um atendimento especializado !

    ResponderExcluir
  5. Claudia, quando li este seu texto, me senti um pouco mais normal, pois é exatamente como me senti este ano. Após minha filha ser adiantada, percebi que muitos pais me olhavam de uma forma diferente, como eu estivesse me achando, senti até uma certa exclusão por parte de algumas mães da sua nova turma. E com isso também não falo para mais ninguém as proezas de minha filha. Ainda bem que existem pessoas como nós para compartilharmos..

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Flaviane. Realmente, é muito difícil conviver com a comparação dos nossos perante os outros. Pela minha experiência, infelizmente, percebi que, se falamos dos nossos filhos e suas habilidades para os outros, não somos bem vistas. Mas, é prá isto que existem associações de pais e a comunidade do orkut, para Pais de Superdotado, aonde podemos falar á vontade sobre os nossos filhos, dividir as nosas angústias, tristezas, fazer comentários sobre algumas matérias que postamos, sem sermos julgados. Por isto é que eu gostaria que vc participasse !

    ResponderExcluir
  7. Nunca participei do orkut, mas para essa comunidade é interessante!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente existe e nós sentimos no olhar das pessoas a insatisfação e até devem pensar que inventamos ou que falamos inverdades. Meu marido hoje é quem está passando por isso mais que eu, já que eu aprendi a lidar com a situação não faço nenhum comentário com as outras pessoas em relação ao desenvolvimento dele, meu marido está na fase de se encantar com as novidades e sai por aí falando. rsrs.

    ResponderExcluir