Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sexta-feira, 16 de abril de 2010

Da aceleração dos meus filhos




Passada toda a dificuldade que foi a decisão da escola acelerar a minha filha mais velha, chegou o grande dia. A Debora só soube que iria ser acelerada de série, no último dia de aula, do ano anterior. As professoras e coordenadoras a chamaram em sua sala e comunicaram para ela que, a escola achou melhor ela ser acelerada de série porque já sabia todo o conteúdo da série que ela iria, normalmente. Ela levou um susto. Ela, realmente, não esperava. Mesmo com todos os problemas e dificuldades que enfrentamos para acelerá-la, conseguimos preservá-la...

Durante as férias, ela nem se lembrava de que iria pular de série e nós, também, não ficamos tocando no assunto, para não criar expectativas nela e não deixá-la ansiosa. No início do ano letivo seguinte, ela ficou um pouco ansiosa, mas não teve medo, em nenhum momento. Porém, a escola esqueceu de preparar os alunos da série que ela estudava. E, quando ela passou pelos alunos da série antiga, muitos alunos, que não entendiam porquê ela tinha pulado de série e eles não tinham, começaram a xingá-la, alguns até beliscaram ela, agrediram..

Contudo, ela levou tudo numa boa. Não ficou mal e tirou de letra. A escola, então, entrou na sala de aula dos alunos da série antiga, para explicar porque a Debora tinha pulado de série (porque ela já tinha absorvido todo o conteúdo da série antiga...) e, aos poucos, os ataques dos alunos da série antiga foram terminando e ela se adaptou muito bem à série nova. Logo fez novas amizades e, passados dois meses, ela já tinha, de fato, absorvido todo o conteúdo "perdido" e começou a se destacar, novamente, em sala de aula. Desta vez, ela estava, realmente, super motivada, o que nos deixou bem felizes.


Com o Rafa, a história foi mais tranquila. A escola estudou a necessidade de acelerar o Rafa por um ano e meio. Ele chegou a fazer estágio na série seguinte, enquanto estudava na série anterior, mas não se adaptou. No mês de setembro do ano anterior ao que ele pulou de série, ele foi avaliado, de forma simples, pela Associação Paulista de Altas Habilidades e Superdotação, por uma equipe de seis avaliadores, em 08 áreas da inteligência humana e o laudo apontou a sua superdotação e a necessidade dele ser acelerado. Este diagnóstico dele foi confirmado através de uma avaliação mais completa e mais profunda, realizada pela equipe do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS), aonde foi feito teste de QI e comportamentais, avaliando, sobretudo, o emocional dele. Decidimos que ele iria parar de fazer o estágio, pois o ideal seria ele começar no ano seguinte, com a sua nova série, desde o começo do ano, para não se sentir um estranho no ninho.




Rafa recebeu muito bem a notícia de que seria acelerado e no caso dele, achávamos que ele iria sentir mais do que a Debora, pois ao pular para a segunda série, ele estudaria no prédio do fundamental, enquanto que os seus amiguinhos da série antiga ainda estavam estudando no prédio do infantil, que não dá para ir a pé. Ou seja, ele perderia, totalmente, o contato com todos os seus amiguinhos antigos !!! Mas, ele estava ciente disto e, mesmo assim, aceitou o desafio numa boa. Entendeu que era para o bem dele e que ele ficaria, desta forma, mais motivado.


Quando iniciou o novo ano letivo, ele foi todo feliz para a escola. Caiu na classe de um amiguinho que ele já conhecia e, aos poucos, foi fazendo novas amizades. Não teve problema, nenhum, de entrosamento social, porque o Rafa é super extrovertido. Claro que ainda existem problemas relacionados à falta de maturidade dele, em relação à turminha que ele está, mas nada gritante. Nada que o tempo não ajuste.

No primeiro mês, ele estava um pouco incomodado pelo fato de não estar mais naquela posição de ser o que sabia mais.. o que ensinava os outros.. e também porque foi a primeira vez que ele viu que tinham coleguinhas que também sabiam mais do que ele. Mas, ele assimilou muito rápido o´conteúdo "perdido" e hoje faz as lições de casa num piscar de olhos e, pelo que me conta, está entendendo muito bem todas as matérias..


Por enquanto, em ambos os casos, a aceleração de série dos meus filhos foi a melhor proposta acadêmica que a escola poderia aplicar aos meus filhos, para lidar com a superdotação deles !

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