Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Você sabia que nem todo teste de inteligência avalia as mesmas habilidades cognitivas? 🤔


 O WISC-IV é amplamente utilizado por oferecer uma avaliação mais completa das funções cognitivas das crianças. Ele mede:

🔹 Compreensão Verbal
🔹 Raciocínio Perceptual
🔹 Memória Operacional
🔹 Velocidade de Processamento

Isso permite identificar perfis cognitivos detalhados e auxiliar no diagnóstico de TDAH, superdotação, dislexia, entre outros 💡📚

🔍 Já o SON-R é um teste não verbal, útil em contextos específicos (como avaliação de crianças com dificuldades de linguagem), mas com escopo mais limitado.

📌 O WISC-IV possui:
✔ Base teórica sólida (Teoria CHC)
✔ Alta confiabilidade e validade psicométrica
✔ Aplicações clínicas e educacionais mais amplas

📚 Referências:

  • Wechsler, D. (2003). WISC-IV – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – Quarta Edição. Pearson.

  • Flanagan, D. P., & Kaufman, A. S. (2004). Essentials of WISC-IV Assessment. Wiley.

  • Watkins, M. W., & Smith, L. G. E. (2013). Psychological Assessment, 25(2), 477–483.

  • Tellegen, P. J., & Laros, J. A. (1993). European Journal of Psychological Assessment, 9(2), 147–157.

#WISCIV #TesteDeInteligência #Neuropsicologia #AvaliaçãoPsicológica #Superdotação #TDAH #PsicologiaInfantil #Psicopedagogia #EducaçãoEspecial


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário