Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quarta-feira, 11 de setembro de 2024

18 modalidades de aceleração de série para alunos superdotados




A aceleração escolar é uma das estratégias mais eficazes para atender às necessidades educacionais de estudantes superdotados. 

Abaixo, listo 18 modalidades de aceleração descritas na literatura científica, que podem ser aplicadas de acordo com o perfil do aluno.


1. Pular série (Grade Skipping)


O aluno é promovido diretamente para uma série mais avançada, ignorando uma ou mais séries intermediárias.


2. Ingresso precoce no ensino fundamental (Early Entrance to Elementary School)


A criança inicia o ensino fundamental antes da idade regulamentar.


3. Ingresso precoce no ensino médio (Early Entrance to High School)


O estudante ingressa no ensino médio antes da idade habitual.


4. Ingresso precoce na universidade (Early Entrance to College)


O aluno começa a cursar disciplinas de nível universitário antes de completar o ensino médio.


5. Curso avançado ou AP (Advanced Placement)


O aluno cursa disciplinas mais avançadas ou de nível universitário enquanto ainda está no ensino médio, ganhando créditos.


6. Aceleração em uma disciplina específica (Subject-Matter Acceleration)


O estudante avança mais rapidamente em uma ou mais disciplinas, sem acelerar todas as outras.


7. Aceleração por agrupamento (Cluster Grouping)


Alunos superdotados são agrupados em turmas ou grupos de estudo que seguem um ritmo acelerado.


8. Compactação curricular (Curriculum Compacting)


O currículo regular é condensado para permitir que o aluno avance mais rapidamente, eliminando tópicos já dominados.


9. Cursos de verão (Summer School)


O aluno frequenta cursos durante as férias para completar créditos adicionais e acelerar sua formação.


10. Ensino a distância (Distance Learning/Online Learning)


Utiliza plataformas de ensino online para acelerar o aprendizado em áreas específicas de interesse.


11. Matrícula dupla (Dual Enrollment)


O aluno está matriculado simultaneamente no ensino médio e na universidade, cursando disciplinas em ambos.


12. Aceleração com tutoria (Mentorship/Guided Study)


O aluno superdotado é orientado por um mentor para avançar em áreas específicas de interesse, recebendo instrução personalizada.


13. Programas de enriquecimento extracurriculares (Extracurricular Enrichment Programs)


Programas que permitem que o aluno explore e desenvolva interesses específicos em ritmo acelerado fora do currículo regular.


14. Aceleração na educação infantil (Early Entrance to Kindergarten)


A criança inicia o jardim de infância antes da idade regulamentar.


15. Aceleração com estudo independente (Independent Study)


O aluno avança em uma disciplina por meio de projetos ou estudos individuais, com pouca supervisão direta.


16. Grade Telescoping


Redução do tempo necessário para completar várias séries consecutivas por meio de aulas avançadas e compactação curricular.


17. Cursos intersessão (Intersession Courses)


Cursos intensivos realizados durante períodos de recesso escolar, permitindo que o aluno acumule créditos adicionais.


18. Formação acelerada por exame (Credit by Examination)


O aluno recebe créditos escolares por meio de exames que comprovam conhecimento equivalente ao conteúdo da série ou disciplina.


Um artigo amplamente citado que aborda diversas modalidades de aceleração de série para alunos superdotados é o relatório intitulado “A Nation Deceived: How Schools Hold Back America’s Brightest Students” (2004), editado por Nicholas Colangelo, Susan G. Assouline e Miraca U. M. Gross.


Este relatório é uma das obras mais completas sobre aceleração acadêmica, e ele inclui uma revisão abrangente das várias modalidades de aceleração, além de discutir os benefícios e as preocupações em relação ao uso dessas práticas com alunos superdotados.


Além disso, o sucessor desse relatório, intitulado "A Nation Empowered: Evidence Trumps the Excuses Holding Back America’s Brightest Students" (2015), também editado por Colangelo, Assouline e Gross, atualiza e expande as discussões sobre aceleração, com base em novas pesquisas e experiências.


Essas modalidades de aceleração são ferramentas poderosas para que os superdotados possam explorar seu potencial pleno, evitando o desinteresse e a falta de desafios no ambiente escolar.


Quer saber mais sobre essas estratégias?


Acompanhe minhas postagens e descubra como a educação adaptada pode transformar a vida de alunos superdotados!


Claudia Hakim 

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional 

Pós Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada


Autora dos livros: 


Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação,  Editora Hogrefe


Superdotação e Dupla Excepcionalidade.  Editora Juruá, dentre outros livros desta área e temática 


Contato: claudiahakim@uol.com.br 


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