O senador Confúcio Moura, em um pronunciamento no Plenário do Senado, destacou a importância da primeira infância para o pleno desenvolvimento humano. Ele enfatizou que o cuidado com a população autista deve ser compartilhado entre a família, sociedade e poder público.
Moura ressaltou a importância crucial do atendimento às crianças na primeira infância, especialmente àquelas que são diagnosticadas com autismo. Segundo ele, a primeira infância é o período decisivo de desenvolvimento do ser humano, no qual as bases para habilidades cognitivas e emocionais são estabelecidas.
O parlamentar lembrou de ter sido designado como Relator do PL n.º 2.650 de 2022, originário da Câmara dos Deputados, que aperfeiçoa o Marco Legal da Primeira Infância em dois pontos fundamentais. O projeto da Deputada Erika Kokay (PT-DF) deixa claro, acertadamente, que o poder público deve oferecer serviços que propiciam desenvolvimento infantil pleno, inclusivo, focado na aquisição de competências humanas e sociais, especialmente no que diz respeito às crianças com necessidades especiais.
O atendimento à primeira infância para crianças autistas deve ser holístico e integral, defende o senador Rondoniense. Segundo ele, para compreender áreas de terapia comportamental, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, clínica geral, com professores e o apoio psicossocial para a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário