Depende da teoria e referencial que a pessoa que fizer a sua avaliação vai adotar.
Se for do ponto de vista da psicometria, são consideradas pessoas com altas habilidades, aquelas que apresentam QI total de 120 a 129 e acima de 130 são consideradas como superdotados.
As tabelas de interpretação e classificação de escores dos testes de inteligência do tipo WISC ou SON R para crianças e o Wais, escala de inteligência para adultos, consideram como inteligência superior as pessoas que apresentam um QI entre 121 a 129 (pela classificação de escores propostas por Wechsler – Sattler, 1992) ou com altas habilidades, as pessoas que pontuem como QI total entre 121 a 130 (pela classificação de escores proposta por *Struiksma & Geelhoed, 1996* ). Já, as pessoas que atingem um QI total no teste WISC ou SON R acima de 130 são consideradas como portadoras de uma inteligência muito superior, e, portanto, superdotadas, na visão desta tabela.
Se for do ponto de vista de Renzulli (Teoria dos 3 anéis), a pessoa tem que apresentar os seguintes 3 anéis para ser considerada como superdotada: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.
Se for considerar do ponto de vista da nossa legislação (PNEE, 2008), são consideradas pessoas superdotadas aquelas que apresentam notório desempenho e ou elevada potencialidade, em quaisquer um dos seguintes aspectos, isaoldados ou combinados:
Capacidade intelectual superior (QI acima de 120);
Capacidade acadêmica;
Pensamento produtivo ou criativo;
Capacidade de Liderança e
Capacidade nas artes dramáticas, visuais, esportes e música.
Tudo depende do ponto de vista do profissional que for avaliar a pessoa.
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Claudia Hakim
Advogada Especialista em Direito Educacional
Pós Graduada em Neurociências e Psicologia Aplicada
contato: claudiahakim@uol.com.br
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