DAS DIFICULDADES DE AJUSTAMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS SUPERDOTADOS
Alencar (2003) lembra que dificuldades de ajustamento podem ocorrer diante da falta de atendimento educacional especial, falta de capacitação dos professores e conhecimento do assunto por parte deste, principalmente em casos de alunos com QI extremamente elevado, que seriam mais sujeitos a enfrentamento de problemas de ajustamento e dificuldades emocionais, que são menos frequentes entre superdotados que não apresentam um QI extremamente elevado. Hollingworth (1942) apud Alencar (2003) demonstrou que esses alunos não se empenhavam na escola, passavam tempo alheios e sonhando acordado e, para eles, a frequência à escola era tida como perda de tempo, dada a distância entre as demandas da escola e as suas competências pessoais. (Superdotação e Dupla Excepcionalidade, Autora: Claudia Hakim, Editora Juruá).
Vocês não acham triste esta realidade? Como podemos mudá-la?
#superdotação #altashabilidades #superdotados #identificação #educacaoinclusiva #direitoeducacional #claudiahakim
Nenhum comentário:
Postar um comentário