Para Clark (1998) a superdotação é um conceito de fundo biológico, que serve como definição para alto nível de inteligência e indica um desenvolvimento acelerado e avançado das funções do cérebro, incluindo a percepção física, emoções, cognição e intuição. Desenvolvimento que pode ser expresso por meio de altas habilidades, tais como as inerentes à cognição, criatividade, liderança e ao desempenho artístico, dentre outros. A canalização de altas habilidades para a realização traduz-se, então, em talentos. Para esta pesquisadora, alunos talentosos (como são denominados os superdotados, por ela) se mostram bons pensadores, com profundo interesse pelo próprio rendimento, gostam de analisar e questionar o que lhes ensinam, examinar as novas informações, vão do concreto ao abstrato, diferenciando-se daqueles que não o são, mais pela maneira como usam suas habilidades cognitivas do que propriamente pelas habilidades que possuem (Hakim, 2.016, Ed. Juruá. Superdotação e Dupla Excepcionalidade).
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