Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Os benefícios da aceleração de série para alunos superdotados

 


Uma medida pedagógica que vem sendo adotada, no Brasil, para atender as necessidades educacionais dos alunos superdotados com maturidade e excelente desempenho acadêmico é a aceleração de série, que é uma proposta (intervenção) pedagógica de atendimento de alunos superdotados (SD), prevista expressamente em nosso ordenamento jurídico.
Segundo Colangelo et. al., (2004), a aceleração de série é a proposta mais eficiente de atendimento, em sala de aula, para alunos superdotado com perfil acadêmico, apesar das dificuldades, resistências e entraves burocráticos para a sua implementação. Esta proposta pedagógica atende, inclusive, os alunos duplamente excepcionais, no caso do aluno SD/SA e SD/TDAH, quando o aluno tiver maturidade e notável desempenho acadêmico e, também nos casos dos SD/TDAH, quando o TDAH estiver sob controle (seja através de medicação, terapia ou outra forma de controle encontrada pela família/escola, equipe multidisciplinar que estiver atendendo este aluno), pelas seguintes razões abordadas em seu Manual de Aceleração de série:
1. A aceleração de série é a intervenção mais eficaz nos planos de estudos de alunos SD.
2. Para estudantes brilhantes, aceleração é benéfica a longo prazo, e traz efeitos acadêmicos e sociais.
3. A aceleração é praticamente uma intervenção sem custos.
4. SD tendem a ser mais maduros em termos sociais e emocionais do que outras crianças de sua idade. Para muitos estudantes, a aceleração de série fornece uma melhor correspondência de maturidade pessoal com colegas de classe.
5. Quando é oferecido, aos alunos brilhantes, um currículo desenvolvido para pares da sua idade, eles podem se aborrecer, sentirem-se tristes e se cansarem da aprendizagem.
6. Provas, principalmente acima do nível (desenvolvidos para os alunos mais velhos), têm grande eficiência para identificar os alunos que poderiam se beneficiar da aceleração de série.
7. Alunos SD que ingressam mais cedo na faculdade, experimentam êxito acadêmico, a curto e a longo prazo, o que leva a um sucesso a longo prazo no trabalho, além de satisfação pessoal.
8. Para promover uma grande mudança na percepção de aceleração de série, Colangelo et. al. (2009) sugere usar de todas as formas e catalisadores existentes para que esta mudança ocorra: leis, tribunais e iniciativas profissionais. (Hakim, 2.016. Ed. Juruá).

Perceberam que a literatura científica aponta para os benefícios da aceleração de série, quando ela é bem indicada?
#superdotação #altashabilidades #aceleraçãodesérie #superdotados
Post feito por Claudia Hakim (insta: @claudia_hakim)


Nenhum comentário:

Postar um comentário