Nem todo sinal de precocidade e principalmente o interesse por conta própria sem estímulo nenhum e de forma obsessiva (de só querer falar sobre isso ou aprender a falar por conta das letras e dos números ) pode não ser sinal ou sintoma de superdotação e sim de HIPERLEXIA, que é uma característica bem comum encontrada em crianças com transtorno do espectro autista em grau leve e que dentro os superdotado temos um públicos que também apresenta a Síndrome de Asperger. Tem que saber diferenciar se o interesse precoce por letras e números e coisas e assuntos não relacionados a idade da criança não seria um hiperfoco ou Hiperlexia decorrente do TEA ou se são decorrentes de uma eventual superdotação. A melhor forma de saber e analisar todo o desenvolvimento global da criança , sua forma de se relacionar com os seus pares ,com os outros, seus comportamentos, se têm comportamentos rígidos , teimosos e inflexíveis, se tem manias ou rituais, se apresentam birras diante de frustrações ; se a comunicação (não a fala) é funcional. Se a criança é agitada , se dorme bem, como é a alimentação dela. Se ela faz e mantém amizades. Se os amiguinhos gostam dela. Se ela prefere falar e ficar e com os adultos e crianças mais velhas , pois todas estas características são decorrentes do transtorno do espectro autista, inclusive a fala é a alfabetização precoce e em outra língua sem estimuito, é que podem ser confundidas com superdotação e sub diagnosticar uma dupla excepcionalidade: Superdotação e algum transtorno do neurodesenvolvimento.
Quando uma criança apresenta interesse precoce por letras e números, podemos pensar em 5 hipóteses a justificar tal facilidade e interesse: a) precocidade; b) superdotação; c) sindrome de Asperger; d) hiperlexia e e) estímulo dos pais ou do ambiente.
Enfim, pode ser qualquer uma destas situações. Ademais, se estivermos nos referindo à superdotação do tipo intelectual , você só terá certeza se ele é superdotado, se ele tiver QI acima de 130 no teste de inteligência. Este teste pode ser o SON R, aplicado a partir dos dois anos e meio ou o Wisc IV, Que é até mais confiável do que o SON R, Mas só pode ser aplicado após os 6 anos. Todo estímulo é bom, desde que não se deixe de investi, também nas outras habilidades; as sócio emocionais.
Quando há este tipo de interesse precoce por letra e e números, da forma que você colocou , é bom passar por um neuropediatra para observação de possível hiperlexia ou TEA. Melhor prevenir do que remediar ou pecar pelo excesso..
Nenhum comentário:
Postar um comentário