Fábio Trad reivindica inclusão da disciplina ‘Criatividade’ em cursos superiores
A indicação, encaminhada pelo deputado ao MEC, determina que todos os cursos de graduação e especialização de Psicologia e Educação estudem obrigatoriamente a área da superdotação/altas habilidades.

O Brasil tem 19.699 alunos com superdotação/altas
habilidades matriculados na educação básica, segundo dados do Censo Escolar de
2017 do Ministério da Educação. O número representa apenas 0,04% dos mais de 48
milhões de alunos matriculados nesta fase escolar.
A maioria destes alunos estudam em classes comuns,
misturados a outros alunos e apenas 248 crianças encontram-se em escolas
exclusivas ou especializadas para o atendimento de superdotação.
Segundo a professora e especialista em Educação
Especial, Maria Helena Santana Reis, os números são baixos pois existe uma
subnotificação no país. "As escolas e até mesmo os pais não estão
preparados para identificar e principalmente trabalhar e desenvolver o
potencial de crianças com superdotação/altas habilidades", afirma.
Por este motivo, o deputado Fábio Trad (PSD/MS) apresentou
uma indicação ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) para que seja inserido
como disciplina obrigatória a Altas Habilidades/Superdotação em todos os cursos
de graduação e especialização voltados para a Educação e Psicologia.
"Esses alunos precisam ser estimulados e
compreendidos, pois desenvolvem e perdem interesse em determinados assuntos com
muita facilidade, então é um desafio para o professor, que neste tipo de ensino
faz o papel de mediador com a criança", explicou o parlamentar.
"Sugerimos, também, a inclusão da disciplina
‘Criatividade’ em todos os cursos de nível superior e que as universidades
públicas ofereçam cursos de especialização na área específica da Altas
Habilidades/Superdotação", acrescentou o Fábio Trad, que na Câmara dos Deputados
já apresentou diversos projetos na área da educação.
O artigo 9o da Lei no 4024 determina que compete
ao Conselho Nacional de Educação, como órgão consultivo do MEC, deliberar, por
meio de suas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, sobre as
diretrizes curriculares propostas pelo MEC.
CLAUDIA, BOM DIA!
ResponderExcluirPrimeira visita a esse blog e estou muito animada pelas descobertas que já tive acesso. Obrigado por compartilhar conteúdos incriveis e de apoio.