Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

GÊNIOS X SUPERDOTADOS. AFINAL DE CONTAS, QUEM SÃO OS GÊNIOS, DE VERDADE ?


Pegando carona no tema do PODCAST que eu gravei, na semana passada e que fez sucesso nas redes sociais (Para quem quiser ouvir, acesse  este link : https://www.b9.com.br/95472/braincast-282-roger-e-a-genialidade-incompreendida/), resolvi abordar o tema da GENIALIDADE. 
Resultado de imagem para genios

Primeiramente cumpre esclarecer que : “ Todo gênio é um superdotado. Porém, nem todo superdotado é um gênio.

Então, antes de falar sobre os gênios, vou discorrer, um pouco, sobre os superdotados.

O Relatório Marland (1972), do Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar dos Estados Unidos definiu e categorizou a superdotação em seis áreas, conceito este que foi incorporado ao conceito legal de superdotação pelo MEC. Segundo tal conceito: São consideradas crianças portadoras de alta habilidade as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica ou específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora. O número de superdotados, nas escolas deve incluir, no mínimo, de 3% a 5% da população escolar. Na visão da psicometria, por sua vez, os superdotados se situam na curva dos 2% (dois por cento) de Gauss, em termos de porcentagem populacional, com indivíduos que apresentam QI acima de 130 pontos.

De acordo com trabalhos de Renzulli que formulou a “Teoria dos Três Anéis”, a superdotação é o constituída pela intersecção de três características presentes em pessoas superdotadas: (i): habilidades cognitivas acima da média; (ii): altos níveis de motivação (engajamento ou envolvimento) com as tarefas; e (iii): elevados níveis de criatividade, resultando num alto nível de produtividade.

Para Clark a superdotação é um conceito de fundo biológico, que serve como definição para alto nível de inteligência e indica um desenvolvimento acelerado e avançado das funções do cérebro, incluindo a percepção física, emoções, cognição e intuição. Pessoas com comportamentos mais inteligentes, portanto, superdotados, apresentam maior integração e um uso mais efetivo das funções cerebrais.
Gênios são pessoas com cérebros realmente brilhantes, que tiveram ideias sensacionais capazes de mudar a forma com que vivemos e que deixam alguma contribuição representativa para a nossa humanidade. Representam 0,002% da população, sendo raríssimos. Já os superdotados, como dissemos acima, são em número maiores, cerca de 2 a 5% da nossa população. Assim, uma pessoa somente pode ser considerada genial, quando faz ação que fica por séculos e séculos. Por isso, quando se trata do conceito de "gênio", é mais recomendável que o "diagnóstico" seja baseado na qualidade produção intelectual. E não somente no potencial cognitivo ou no seu desenvolvimento acima de seus pares etários.
Como características da genialidade (novamente, reitero que não estou me referindo aos somente superdotados), encontramos :
-        Grande originalidade
-        criatividade
-        poder analítico
-        dedicação ao trabalho
-        foco intenso que um gênio coloca em um determinado assunto
-        são muito críticos com relação ao seus trabalhos
-        empregam uma quantidade considerável de tempo refletindo sobre seus objetivos e pensando numa forma de obter o resultado desejado.
-        são os mais metódicos.
-        estão o tempo todo pensando sobre o seu trabalho (e, isso pode trazer algumas desvantagens, pois dedicar todo o seu tempo ao seu trabalho implica em um enorme sacrifício pessoal e um declínio em suas relações sociais).
-        Sua curiosidade e interesse são tão intensos que são considerados como estranhos pelos demais (algumas vezes a dedicação necessária para ser um gênio pode ser considerada como patológica)
-        A entrega constante pode se tornar uma obsessão

Os gênios nem sempre são pessoas felizes. Basta olhar para o ascetismo que Freud atingiu, a solidão de Einstein. Trabalham por paixão, não por dinheiro.
O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo; por exemplo, Pelé é dito que foi um gênio do futebol, Michael Jackson como um gênio da música e da dança, e até Gandhi, que é tido como um gênio da diplomacia.
O foco intenso que um gênio coloca em um determinado assunto pode parecer de natureza obsessiva-compulsiva, mas pode também ser simplesmente o resultado de uma escolha feita pelo indivíduo. Se alguém está realizando um trabalho revolucionário em algum campo, a manutenção dos outros elementos da vida pode ser logicamente relegada à insignificância.

A habilidade clássica do gênio musical é a capacidade de reter muitas melodias diferentes em sua cabeça, simultaneamente, e discernir como elas interagem juntas. É dito que os grandes compositores clássicos (Bach, Mozart, etc) podiam reter 5, 6 ou mesmo 7 melodias diferentes em suas mentes de uma vez. Eles podiam escrever música complicada, com muitas partes diferentes simultaneamente sem a necessidade de ouví-la sendo tocada. Em comparação, uma pessoa média pode reter somente uma única melodia em sua mente.
Pessoas com mentes geniais e que conseguem fazer coisas excepcionais têm dois elementos em comum: A curiosidade e a determinação : Eles são simplesmente fascinados por seus trabalhos, embora existam outras pessoas mais inteligentes que eles, a vontade de realizar aquilo que se propuseram é o fator decisivo.


SÍNDROME DE ASPERGER

A síndrome de Asperger está incluída nos Transtornos do Espectro do Autismo, e atinge a comunicação, a interação social e o comportamento. Entretanto, não afeta o aprendizado ou o intelecto. Muitos portadores dessa síndrome possuem talentos ou habilidades extraordinárias.

Isso porque se verificam prejuízos na área da interação interpessoal, da comunicação e comportamentos e interesses restritos e repetitivos, porém quantitativa e qualitativamente bem mais sutil. A inteligência é classificada como “normal” ou em “nível superior”. Não há atraso na fala, sendo mais elaborada do que se aguarda para o cotidiano e faixa etária, chegando, por vezes, a um formato erudito. A fala é preciosa, mas a linguagem e mímica facial são pobres, apresentando-se déficits na prosódia e pragmática. Contudo, há, segundo os autores, literalidade na compreensão da linguagem, o que gera dificuldade na interpretação de texto e tarefas escolares.

Os sujeitos com Altas Habilidades/SD não apresentam o comprometimento grave e persistente da interação social que os sujeitos com a SA mostram. Observa-se nestes últimos uma carência de habilidade para fazer amizades e falta de interesse em fazer amigos, situação que não se observa em portadores de Altas Habilidades/SD, principalmente se o portador tiver a “liderança” como “marca” de reconhecimento no social.

Os SD intelectualmente sem TEA não apresentam prejuízos sociais, em si, mas baixa tolerância à limitação global das pessoas “comuns”.

Crianças com SA são descritas como as que possuem alcance elevado de recursos, bem como crianças SD. Segundo seu criador, Hans Asperger, toda criança com o distúrbio parece ter "interesse especial que lhe permite atingir níveis de desempenho extraordinário em determinada área", interesse, este que é semelhante aos de crianças talentosas quando apresentam "paixões" por sua área de habilidades.

Alguns pesquisadores identificam características da síndrome em gênios como Albert Einstein, Isaac Newtone Wolfgang Mozart, dentre alguns outros relacionados abaixo, pessoas brilhantes em suas carreiras, mas deficientes nas relações humanas:
EXEMPLOS DE GÊNIOS :
Albert Einstein
Isaac Newton - está entre os maiores gênios e cientistas do mundo. Conseguiu descobrir grandes fenômenos, a exemplo da gravidade e das teorias descritas em suas 3 mais famosas leis
Wolfgang Mozart
Ludwig van Beethoven
Bach
Picasso - conseguiu manter a genialidade em todas as suas pinturas
Shakespeare
Platão
Dostoiévski
Thomas Edison - Inventor da lâmpada
Nikola Tesla - descoberta da rádio telegrafia . Ele acreditava que a eugenia tomaria força até o ano de 2100.
Freud
Steve Jobs - era um tirano. Um dos maiores gênios no setor na tecnologia e um dos fundadores da visionária Apple
Michelangelo - maior influência sobre a arte moderna e, hoje, ocidental
Leonardo Da Vinci - O que ele era, afinal de contas? Artista? Cientista? Modelo? Escultor? Pintor? Bem, ele era todos em um.
Stephen Hawking
Galileu Galilei - inventou o telescópio
Henry Ford - criou a fábrica moderna e um carro simples, acessível e fácil de usar.
Alexander Graham Bell - é o pai do Telefone
Charles Darwin -  criador da Teoria da Evolução
Louis Pasteur - foi um dos maiores cientistas da história, sendo lembrado por suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Criou a primeira vacina para a raiva.
Gauss - foi um famoso matemático, astrônomo e físico alemão. Muitos consideram Gauss o maior gênio da história da Matemática.
Julius Robert Oppenheimer  Foi um físico norte-americano. Dirigiu o Projecto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atómica, durante a Segunda Guerra Mundial. Passou o resto da vida lamentando o seu feito.
Voltaire  -  Escritor e filósofo francês que figura como um dos principais representantes do Iluminismo.
Goethe  – Novelista, dramaturgo, poeta, cientista, geólogo, botánico, anatomista, físico, historiador de ciências, pintor, arquiteto, desenhista, economista, filósofo humanista.
Immanuel Kant– É considerado como um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e do último período da Ilustração
Martinho Lutero– Teólogo, monge agostiniano alemão, teólogo, professor universitário, “Pai do Protestantismo” e reformista da Igreja Católica
Bill Gates
Marie Curie - ajudou a descobrir e explicar a radioatividade.
Alberto Santos Dumont: Invenção : Avião
Alan Turing : (O Jogo da Imitação) Invenção : Computador
Pelé - gênio do futebol
Michael Jackson como um gênio da música e da dança
Gandhi - tido como um gênio da diplomacia.


Um comentário:

  1. Olá Claudia! Parabéns pelo Blog e pelos textos ricos que você compartilha nele. Citei o seu blog no meu hoje: https://aeducadora.blogspot.com/2018/08/altas-habilidades-podem-esconder-altas.html Um grande abraço!

    ResponderExcluir