Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Habilidade de aprender idiomas continua alta até os 18 anos, diz pesquisa


Estudo do MIT mostra, no entanto, que começar uma nova língua depois dos 10 reduz chance de proficiência




Fatores sociais e biológicos podem interferir na aprendizagem de outro idioma
  
RIO— Comunicar-se em um novo idioma é um desafio para qualquer pessoa, mas uma pesquisa publicada na revista científica "Cognition" revelou que a capacidade de aprender uma língua permanece alta por mais tempo que o esperado, indo até os 17 ou 18 anos. O estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) mostrou também que as chances de ter sucesso na tarefa é maior se você começar a se dedicar a outro idioma até os 10 anos de idade.

A pesquisa destaca que é quase impossível que uma pessoa alcance a proficiência semelhante a de um nativo da língua caso inicie os estudos de outro idioma após os 10 anos de idade. A partir dos 10 anos até os 18, as pessoas ainda têm uma alta capacidade de aprender qualquer língua, mas como têm um período menor de aprendizagem até suas capacidades cognitivas começarem a diminuir isso faz com que elas não consigam atingir o nível de proficiência de um nativo.


— Se você quer ter um conhecimento da gramática inglesa semelhante ao de um nativo, deve começar por volta dos 10 anos. Não vemos muita diferença entre as pessoas que começam a aprender desde o nascimento e as que começam aos 10 anos, mas começamos a ver um declínio depois isso — Joshua Hartshorne, que conduziu o estudo como trabalho de pós-doutorado no MIT.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores tiveram que fazer um questionário atrativo o suficiente para fazer com que mais de 500 mil pessoas quisessem respondê-lo. Para isso, fizeram um quiz com apelo suficiente para viralizar no Facebook, com perguntas relevantes gramaticalmente para apurar o nível de inglês das pessoas e outras que mostravam variações do idioma de um país para o outro.

FAÇA O TESTE AQUI

Em algumas perguntas os participantes devem selecionar a imagem que mais se adequa à afirmação apresentada, em outras devem preencher lacunas ou assinalar as sentenças corretas. No final do questionário, os participantes devem informar com quantos anos começaram a aprender inglês e se viveram como imigrantes, qual sua língua materna, entre outras informações. A tentativa deu certo e os pesquisadores conseguiram que quase 670 mil pessoas respondessem o teste.

FATORES SOCIAIS E BIOLÓGICOS

Os pesquisadores não sabem explicar ainda porque o período de altas habilidades para aprender um novo idioma acaba aos 18 anos. A aposta é que o período tenha relação com alterações que acontecem na plasticidade cerebral durante essa idade, mas fatores sociais e culturais também pode influenciar.

— É possível que haja uma mudança biológica. Também é possível que seja algo social ou cultural. Há período de menoridade que vai até 17 ou 18 anos em muitas sociedades. Depois disso, a pessoa sai de casa, talvez trabalhe em período integral ou se torne um estudante universitário. Tudo isso pode impactar taxa de aprendizagem para qualquer idioma — afirma Josh Tenenbaum, professor do MIT que também assina o artigo.

O estudo do MIT pode trazer contribuições ainda mais relevantes para o estudo das capacidades cognitivas. Os cientistas destacam que os dados da pesquisa estão abertos e qualquer pesquisador pode acessá-los para desenvolver outras linhas de investigação sobre o tema.

                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário