Extraído do site
http://www.agencia.ac.gov.br/alunos-com-altas-habilidades-como-um-nucleo-especializado-valoriza-talentos/
Alunos
com altas habilidades: como um núcleo especializado (NAAHS do Acre) valoriza
talentos
“Vai dormir, menino! O que você tanto escreve?”.
Essas eram as frases mais ouvidas por Alessandro Silva desde os 11 anos de
idade. A mãe, Lucineide Silva, só não imaginava que as horas de sono perdidas
na madrugada eram as mais inspiradoras para Alessandro, com notável talento
para escrever poesias.
A sensibilidade do poeta, hoje com 16 anos, só
foi descoberta recentemente pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e
Superdotação (Naahs) do Acre, vinculado à Coordenação do Ensino Educacional
Especializado, da Secretaria de Educação e Esporte (SEE).
Não há fórmula. Às vezes faço dois ou três
poemas em um dia, em outras escrevo um verso hoje e o outro só vem daqui um
mês, por exemplo.
Alessandro conta que foi despertado a fazer
versos porque sempre gostou de música brasileira. Curioso, recorria à internet
para se aprofundar no significado de algumas palavras. Desde então, as rimas
tornaram-se suas melhores aliadas para externar sentimentos.
No momento, o jovem cursa o terceiro ano do
ensino médio e integra a Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal). Segundo
ele, às vezes os versos surgem no meio da aula. Eles, inclusive, já marcaram
momentos na vida de Alessandro em que a poesia foi dada como presente a alguém
especial.
“Não há fórmula. Às vezes faço dois ou três
poemas em um dia, em outras escrevo um verso hoje e o outro só vem daqui um
mês, por exemplo”, diz.
Equipe investe dedicação e tempo
Identificar
o perfil do aluno superdotado não é uma tarefa fácil e requer a parceria entre
escola e família. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC)
instituiu o núcleo em todos os estados da Federação no ano 2006. Desde então,
foram necessários diversos treinamentos para capacitar educadores.
O Naahs
atende um público específico que vai dos sete aos 17 anos. Depois de identificado pela escola, que
aciona a equipe multidisciplinar do núcleo, o aluno passa a ser observado e
estimulado para aprimorar sua habilidade.
Curiosidade,
predisposição a liderar, foco e concentração, autonomia e facilidade para
instigar e contestar respostas. Essas e outras
características por vezes podem ser confundidas nas crianças que apenas
apresentam habilidade precoce. Já a superdotação – capacidade mental e física acima da média – é o alvo do trabalho do
núcleo.
De acordo com a coordenadora do Naahs Brenda
Souza, o maior desafio diante da superdotação ainda é sensibilizar a comunidade
escolar acerca do tema. “Pra que o aluno desenvolva aquele talento específico
que ele pode ter, o professor precisa acompanhar de perto todo o processo de
formação, sobretudo a forma como ele se comporta, porque essa caracterização
que o profissional nos passa é que nos ajuda a identificarmos esses alunos”,
explica.
Em razão disso, a necessidade de capacitações é
constante. De março até junho deste ano, por exemplo, mais de 350 professores
receberam novos treinamentos.
Família
e escola juntas, talentos aperfeiçoados
Formada em pedagogia e com especialização na
área de educação inclusiva, a mãe de Alessandro nem mensurava o tamanho da
habilidade do filho antes de ele ser identificado pela escola.
“A professora me ligou me chamando pra uma
conversa. Só quando fui até a escola que me dei conta da importância dessa
conversa, porque descobri que tinha um filho mais especial do que eu já
imaginava. Hoje, como professora, passei a ficar mais atenta também às
características dos meus alunos”, relata.
Pra que o aluno desenvolva aquele talento
específico que ele pode ter, o professor precisa acompanhar de perto todo o
processo de formação, sobretudo a forma como ele se comporta
Alessandro tem mais de 70 poesias escritas e
outras tantas que vão surgir a qualquer momento.
Quanto ao apoio recebido pela equipe do Naahs no
ambiente escolar aliado ao incentivo da família, ele resume a gratidão: “Não é
questão de superioridade ou inferioridade, é só uma habilidade e alguém
enxergou isso. Se não fosse o incentivo que recebi, talvez tivesse guardado isso
só pra mim ou quem sabe nem estaria mais escrevendo. Sou muito grato por
existir um trabalho como esse, que não vai deixar os talentos passarem
despercebidos ou se perderem”.
Série sobre o Núcleo de Educação e Tecnologia
Assistiva
Toda criança tem o direito à educação pública,
assegurado pelo artigo 205 da Constituição Federal e reafirmado pelo Estatuto
da Criança e do Adolescente, mediante a Lei n° 02/2001. O referido artigo
infere a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Também compete
ao Estado o atendimento educacional especializado a portadores de deficiência,
preferencialmente no ensino regular.
No
Acre, os investimentos em políticas públicas educacionais têm sido no sentido
de cumprir as leis e diminuir as fronteiras de educação de qualidade para
todos. Como resultado de mais uma conquista para o ensino especial
no estado, o governo está investindo quase 2,5 milhões na construção do Núcleo
de Educação e Tecnologia Assistiva (Neta).
A série a seguir aborda parte do trabalho desenvolvido
pela equipe que integra a educação especial em Rio Branco e do público
beneficiado por esses investimentos
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