Extraído do site : http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/primeiro-no-brasil-nucleo-de-estudos-e-praticas-em-altas-habilidades-superdotacao-e-lancado-na-ufpr/
Primeiro no Brasil, Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação é lançado na UFPR
Foto: ACS/ UFPR
Foi lançado, nesta sexta-feira (2), o
Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação (Nephas), um
projeto pioneiro e inovador com o objetivo de promover a reflexão, a
capacitação e a intervenção na área de altas habilidades e superdotação. A
solenidade foi realizada no Gabinete da Reitoria da UFPR.
Resultado de uma parceria entre a
UFPR e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com apoio de
profissionais da rede básica de ensino, o Nephas é o primeiro centro no Brasil
dedicado a estudos nas áreas de altas habilidades e superdotação. No Brasil,
estima-se que entre 3 e 5% das pessoas façam parte dessa população.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho,
comemorou o lançamento do Nephas, e destacou o aspecto inovador do projeto, e a
importância de incluir os estudantes superdotados e com altas habilidades nos
espaços de educação. “Estamos perdendo cérebros. Eu vi relatos de jovens que
não se sentem acolhidos nesse espaço formativo, e é obrigação nossa promover
políticas inclusivas”, afirmou. “Esse é um projeto completo que abrange ensino,
pesquisa e extensão, que vai além dos nossos muros. É a Universidade relevante,
com responsabilidade social, integrada no tecido social”.
Para a coordenadora do Núcleo de
Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UFPR, Laura Ceretta Moreira,
havia uma lacuna em pesquisas e práticas efetivas para a área de superdotação
no ensino superior. Diante disso, formou-se um grupo para aprofundar os estudos
sobre linguagem, inteligência e criatividade,com foco no jovem adulto. A
coordenadora estima que pelo menos 1.500 alunos da UFPR e 1.500 alunos da PUCPR
façam parte da população de superdotados e com altas habilidades. “Esse número
é bastante grande. Vamos trabalhar aos poucos, mas pretendemos atingir o máximo
de alunos”, disse.
A professora do Departamento de
Psicologia da PUCPR, Elizabeth Carvalho da Veiga, acredita que a parceria entre
as Universidades e a troca de experiências vão permitir a identificação do
potencial humano e o aproveitamento desse potencial em benefício dos sujeitos e
da sociedade. “Os nosso alunos podem vir à UFPR, e os alunos da UFPR podem ir à
PUC, para trocar experiências, conteúdo, disciplinas que complementem a
formação, projetos que a UFPR esteja desenvolvendo e que a PUC poderia
participar, e vice-versa, e juntarmos esses jovens com essa potencialidade
exacerbada em termos intelectuais para desenvolver projetos comuns”, explicou.
O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski,
considerou o lançamento do Nephas um exemplo de responsabilidade social da
Universidade, e ressaltou a importância da parceria entre as instituições de
ensino. “Hoje as demandas que a Universidade tem dos diferentes segmentos da
sociedade, e também as pesquisas em andamento, exigem o trabalho em rede”,
destacou.
A rede municipal de ensino básico em
Curitiba atende mais de cem crianças com superdotação e altas habilidades, de
acordo com a secretária municipal da Educação, Roberlayne de Oliveira Borges
Roballo. “Para nós, para a escola básica, o Núcleo será com certeza um grande
apoio. Temos muitos desafios ainda”, afirmou Roberlayne, que relatou que ainda
há desafios nas relações entre alunos superdotados com os professores e com os
outros alunos.
Também participaram da solenidade de
lançamento do Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação a
pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko, e o presidente da
Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Davi Rodrigues.
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