Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Assistam o programa que eu (Claudia Hakim) gravei AO VIVO para a TV FOLHA DE SP, hoje, falando sobre SUPERDOTAÇÃO

Especialista defende avanço escolar máximo de dois anos para superdotados

Criança superdotada precisa, sim, de acompanhamento especial psicológico e educacional. Esse é o recado de Claudia Hakim, advogada especializada em direito à edução e mãe de duas crianças com superdotação, e de Daniel Minahim, psiquiatra e um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento. 

De acordo com os dois especialistas, muitas crianças e jovens com alto ou altíssimo QI podem ser subdiagnosticadas. Isso porque muitos dos "superinteligentes" também apresentam hiperatividade, dificuldade de concentração e problemas para acordar cedo --o que pode atrapalhar a vida escolar. Crianças e jovens superdotados tendem a achar a escola chata e podem ter problemas de socialização com os colegas. 

Para Hakim, a família dos superdotados deve ser orientada para fazer o acompanhamento adequado do desenvolvimento das crianças --o que pode incluir avançar alguns anos na escola. Para ela, o limite desse avanço é de dois anos. "Se for mais do que isso, a criança provavelmente terá problemas para lidar com os colegas da turma, que serão bem mais velhos." 

Assistam o programa que gravei AO VIVO para a TV FOLHA DE SP, hoje, falando sobre SUPERDOTAÇÃO : 





Cliquem neste link para assistirem a reportagem : http://folha.com/no1697797


Quem estiver no celular, deverá abrir este link para assistir : http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/especialista-defende-avanco-escolar-maximo-de-dois-anos-para-superdotados-04028D1A3268D4B15326?types=A&

Nenhum comentário:

Postar um comentário