Este é um questionário que poderá ajudar os professores a identificar os superdotados em sala de aula.
As características apresentadas podem ser observadas em várias situações e em diferentes amplitudes. Alguns alunos apresentam de forma mais consistente algumas destas características enquanto outros podem apresentar muitas delas.
O registro das características observadas, e a freqüência com que estas são observadas, pode ser quantificado por meio de escalas de avaliação, elaboradas pelos próprios educadores e seus sistemas de ensino.
Questionário extraído do site do MEC (fls. 23/24 da Cartilha elaborada pelo MEC e que se encontra neste link aqui) :
QUESTIONÁRIO PRELIMINAR DE TRIAGEM DE SUPERDOTADOS
| |
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
| |
Nome do aluno:...........................................................................
Data de nascimento:....................................................................
Pai:...............................................................................................
Mãe:.............................................................................................
Endereço completo: ...................................................................
Telefone para contato: ...............................................................
Escola de origem:........................................................................
Professor avaliador:....................................................................
Série:.............. Turma:....................
Grau....................................
| |
INSTRUÇÕES: Observe seu aluno, em várias situações, e assinale com “X”, apenas quando ele demonstrar a característica mencionada no item.
| |
Características
|
Presença do item
|
Aprende com rapidez e facilidade
| |
Gosta de idéias novas
| |
Tem vocabulário extenso para sua idade
| |
Diz coisa com muita graça e humor
| |
É bom desenhista
| |
Preocupa-se com o sentimento dos outros
| |
Gosta de adivinhações e problemas
| |
Sempre pergunta: - Por quê?
| |
Adora imitar e apelidar os outros
| |
Tem boa memória
| |
Diz as verdades sem inibições
| |
Quer sempre aprofundar-se nos assuntos
| |
É bastante original em suas perguntas e respostas
| |
Tem facilidade para mostrar o que sente
| |
Tem sempre uma idéia diferente e aproveitável
| |
É sempre procurado pelos colegas
| |
Faz perguntas provocativas
| |
Gosta de ler
| |
Fala facilmente com os outros
| |
Defende suas idéias com pronta e lógica argumentação
| |
Gosta de recitar, escrever poesias e estórias
| |
Gosta de fazer coleções
| |
Tem ótimo senso crítico
| |
Aceita e propõe desafios
| |
Gosta de representar papéis
| |
É difícil ser enganado pelos outros
| |
Como aluno é às vezes, perturbador
| |
Participa de tudo que o rodeia
| |
É um dos mais admirados na sala;
| |
Revolta-se com controle excessivo
| |
Prefere atividades às rotineiras
| |
Gosta de atividades intelectuais
| |
Tem habilidades artísticas
| |
Aborrece-se com programa rotineiro
| |
É persistente no que faz e gosta
| |
Tem sempre idéias e soluções
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Diretrizes gerais de atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/ superdotação e talentos. Série Diretrizes, 10. Brasília: MEC/SEESP, 1995.
GÜENTHER, Z.C. Desenvolver capacidades e talentos. Um conceito de inclusão. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000.
GÜENTHER, Z.C. Educando os mais capazes. São Paulo: EPU, 2000.
SANTOS, O. de B. Superdotados. Quem são? Onde estão? São Paulo: Ed. Pioneira, 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário