Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Questionário para ajudar os professores a identificarem alunos com características de altas habilidades / superdotação


Este é um questionário que poderá ajudar os professores a identificar os superdotados em sala de aula.  

As características apresentadas podem ser observadas em várias situações e em diferentes amplitudes. Alguns alunos apresentam de forma mais consistente algumas destas características enquanto outros podem apresentar muitas delas.

O registro das características observadas, e a freqüência com que estas são observadas, pode ser quantificado por meio de escalas de avaliação, elaboradas pelos próprios educadores e seus sistemas de ensino.

Questionário extraído do site do MEC (fls. 23/24 da Cartilha elaborada pelo MEC e que se encontra neste link aqui) :


QUESTIONÁRIO PRELIMINAR DE TRIAGEM DE SUPERDOTADOS

  CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Nome do aluno:...........................................................................
Data de nascimento:....................................................................
Pai:...............................................................................................
 Mãe:.............................................................................................
Endereço completo: ...................................................................
Telefone para contato: ...............................................................
Escola de origem:........................................................................
Professor avaliador:....................................................................
Série:.............. Turma:....................
Grau....................................
INSTRUÇÕES: Observe seu aluno, em várias situações, e assinale com “X”, apenas quando ele demonstrar a característica mencionada no item.
Características  
Presença do item
Aprende com rapidez e facilidade  

Gosta de idéias novas

Tem vocabulário extenso para sua idade  

Diz coisa com muita graça e humor  

É bom desenhista  

Preocupa-se com o sentimento dos outros

Gosta de adivinhações e problemas  

Sempre pergunta: - Por quê? 

Adora imitar e apelidar os outros

Tem boa memória

Diz as verdades sem inibições

Quer sempre aprofundar-se nos assuntos

É bastante original em suas perguntas e respostas 

Tem facilidade para mostrar o que sente 

Tem sempre uma idéia diferente e aproveitável 

É sempre procurado pelos colegas 

Faz perguntas provocativas

Gosta de ler

Fala facilmente com os outros 

Defende suas idéias com pronta e lógica argumentação

Gosta de recitar, escrever poesias e estórias

Gosta de fazer coleções

Tem ótimo senso crítico 

Aceita e propõe desafios

Gosta de representar papéis 

É difícil ser enganado pelos outros 

Como aluno é às vezes, perturbador 

Participa de tudo que o rodeia

É um dos mais admirados na sala; 

Revolta-se com controle excessivo 

Prefere atividades às rotineiras 

Gosta de atividades intelectuais 

Tem habilidades artísticas

Aborrece-se com programa rotineiro 

É persistente no que faz e gosta 

Tem sempre idéias e soluções


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Diretrizes gerais de atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/ superdotação e talentos. Série  Diretrizes, 10. Brasília: MEC/SEESP, 1995.
GÜENTHER, Z.C. Desenvolver capacidades e talentos. Um conceito de inclusão. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000.
GÜENTHER, Z.C. Educando os mais capazes. São Paulo: EPU, 2000.
SANTOS, O. de B. Superdotados. Quem são? Onde estão? São Paulo: Ed. Pioneira, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário