Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 18 de outubro de 2014

Mostra traz trabalhos de alunos com altas habilidades e superdotação

Extraído do site : http://www.floripanews.com.br/noticia/5865-mostra-traz-trabalhos-de-alunos-com-altas-habilidades-e-superdotacao


foto: A FCEE é uma instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico, vinculada à Secretaria de Estado da Educação - Divulgação / FCEE

foto: A FCEE é uma instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico, vinculada à Secretaria de Estado da Educação - Divulgação / FCEE

Para ajudar na identificação e no desenvolvimento das altas habilidades ou superdotação em Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove, nos próximos dias 22 e 23, a terceira edição da Mostra do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que contará com apresentações de jovens talentos catarinenses.

“O principal objetivo desta mostra é apresentar trabalhos dos alunos e, assim, dar visibilidade ao tema, evitando que muitos estudantes superdotados passem despercebidos nas escolas regulares”, explica a psicóloga Andréia Rosélia Panchiniak, coordenadora do NAAH/S.

A abertura da Mostra contará com a participação de educadores, gestores e parceiros da FCEE que atuam na área de educação especial para altas habilidades, como a professora e pesquisadora da UFSC, Gilka Girardello, que abordará o tema da narração de histórias, e apresentações especiais das equipes do Projeto Pianíssimo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e da Ginástica Rítmica do Instituto Estadual de Educação (IEE).

Ao longo dos dois dias de evento, cerca de 50 alunos com altas habilidades e superdotação, atendidos pela FCEE, com idades entre 6 e 17 anos, apresentarão trabalhos especiais desenvolvidos nas áreas de Lógica e Matemática, Leitura e Produção Textual, Artes Plásticas, Robótica Educacional, entre outras.

Também estarão participando da Mostra ex-alunos da instituição, que foram encaminhados com sucesso para o mercado de trabalho ou para instituições de ensino superior.

Entre os destaques da programação da Mostra está a apresentação de jogos de lógica produzidos por alunos de escolas públicas e medalhistas na Olimpíada de Matemática do Estado, ou ainda as criações dos alunos da Oficina de Robótica.

“É importante que a sociedade saiba que existe atendimento educacional especializado para crianças superdotadas, as quais muitas vezes acabam abandonando a escola por serem alvo de preconceito”, ressalta a coordenadora do NAAH/S, lembrando que existem leis que estipulam este tipo de educação especial.

“Os alunos superdotados costumam ser críticos e questionadores e as famílias chegam até nós muito preocupadas”, explica Andréia.

Serviço

Evento: III Mostra do NAAH/S

Quando: 22/10 das 9h às 17h e 23/10 das 8h às 17h

Local: Auditório da FCEE - Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 - São José/SC- FONTE: Governo do Estado de SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário