Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 17 de agosto de 2014

Jovem superdotada realiza sonho de estudar em colégio militar, através do preparo oferecido pelo Programa Estrela Dalva

Fonte : http://blog.institutobrookfield.org.br/index.php/2014/07/jovem-superdotada-realiza-sonho-de-estudar-em-colegio-militar/ (Blog do Instituto Brookfield)


Bárbara teve ajuda do Programa Estrela Dalva

Bárbara usando a roupa do Colégio Militar. Foto: Divulgação Programa Estrela Dalva.

O que embala os sonhos da Bárbara Santos Cruzeiro, 12 anos, é o universo do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Bárbara estudou no Programa Estrela Dalva, fez as provas de seleção para as escolas de excelência da cidade no final de 2012 e passou em todas – foi primeiro lugar no Pedro II da Tijuca, com boas colocações para o Colégio Militar e para o Colégio de Aplicação da UERJ. Entre tantas escolhas, a jovem focou no Colégio Militar, que era o seu objetivo principal.

“Bárbara começou seus estudos no Colégio Militar no ano passado. Tem resultados excelentes na escola, faz inglês como bolsista da Cultura Inglesa com notas também excelentes e é uma graça de menina”, detalhou Clara Sodré, coordenadora do Programa Estrela Dalva.

Aureana dos Santos Cruzeiro, mãe da Bárbara, compara os dois sistemas de ensino que sua filha estudou. “É uma diferença muito grande de ensino. Na escola pública, minha filha recebia elogios, mas não tinha um progresso significativo. Já no Colégio Militar, ela já é preparada para o vestibular desde cedo. A exigência é maior e nada é em vão”, contou.

Antes de ser descoberta pelo teste para participar do Programa Estrela Dalva, Dona Aureana não sabia que sua filha era superdotada. “Sempre percebi que ela se destacava na sala de aula, que gostava de estudar, mas não sabia da superdotação”, disse.

Superação

Para melhorar seus estudos, Bárbara passou por dificuldades. Como sua mãe não podia levá-la ao Estrela Dalva por causa do trabalho, aos 10 anos de idade, Bárbara ia sozinha. “Minha filha passou por tudo isso durante um ano. Eu controlava todo o trajeto que ela fazia por telefone. Foi o único jeito que encontramos para alcançarmos o sonho dela”, disse Aureana. A mãe da Bárbara é diarista e incentiva bastante os estudos da filha.

A jovem reconhece a importância de ter participado do Programa Estrela Dalva. Foi uma ótima chance. Sempre quis passar para o Colégio Militar e o Estrela Dalva me ajudou a conquistar essa meta. A metade deste sonho está completo. Agora é entrar para a cavalaria. No futuro, quero fazer faculdade de engenharia militar”, finalizou Bárbara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário