Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sexta-feira, 11 de julho de 2014

Instrumentos utilizados em avaliação neuropsicológica para avaliar habilidades sociais em pessoas com suspeita de TEA (transtorno do espectro do autismo)

Na pág 137 do livro do Dr. Walter Camargos, Síndrome de Asperger e Outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento : da avaliação ao tratamento, Ed. Arte Sá, ele menciona os seguintes instrumentos utilizados, a serem aplicados pelo neurospsicólogo, para avaliação da Cognição Social em portadores de TEA (transtorno do Espectro do Autismo) :



- SMHSC (Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para crianças), destinado a crianças de 7 a 12 anos ;

- IHSA - Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, destinado a crianças de 12 a 17 anos ;

- Bateira Montreal de Avaliação da Comunicação – Bateira MAC. Essa bateria contém 14 tarefas, distribuídas em subtestes, que avaliam a interpretação de metáforas, prosódia linguística e emocional, discurso narrativo, evocação lexical livre com critério semântico, ortográfico. Na avaliação neuropsicológica com AAF e SA têm sido utilizados os subtestes : Compreensão de Metáforas e Prosódia Emocional - produção. ;

- Subteste de Compreensão da Escola Weschsler de Inteligência - WISC III e WAIS III (para adultos) ;


- História Sally-Ann - Tarefa de Crença Falsa e Histórias retiradas do Teste de Fábulas de Duss, de Louise Duss, par avaliar a teoria da Mente. 

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