Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 29 de julho de 2014

A realização de práticas educacionais criativas como forma de incluir o aluno superdotado em sala de aula, por Nanda Hellen Ribeiro Piske et al.


 

A publicação do artigo “Creative Educational Practices for Inclusion of Gifted Children”, das autoras: Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tania Stoltz e Jarci Machado, foi realizada no mês de junho de 2014 em uma revista Americana Creative Education (Qualis A) muito bem conceituada que trata com excelência sobre a temática Criatividade: Creative Education.

O artigo pode ser acessado no link:


A inclusão de alunos superdotados depende de vários aspectos para acontecer no contexto escolar, e um dos aspectos mais importantes para incluir essas crianças na escola é a realização de práticas educacionais criativas. O ensino  com arte é uma boa possibilidade para que as crianças se sintam motivadas a frequentar a escola. No contexto escolar, a inclusão dessas crianças pode significar um importante avanço para a ciência em vários campos do conhecimento. Mas muitas escolas ainda não estão preparadas para atender superdotados, e, mesmo sem perceber, elas apresentam práticas educacionais exclusivas e desanimadoras para atender a esses alunos. Neste sentido, o artigo Creative Educational Practices for Inclusion of Gifted Children” tem como objetivo enfatizar a importância de uma boa formação de professores para desenvolver a criatividade dos alunos superdotados na escola.


Segue o resumo em inglês:

ABSTRACT
Inclusion of gifted students depends on several aspects to happen in the school context, and one of the most important aspects to include these children at school is creative educational practices. Teaching with art is a good possibility to make children feel motivated to attend school. In the school context, the inclusion of these children could mean an important progress for science in various fields of knowledge. But many schools are still not prepared to attend gifted, and without even realizing it, they have exclusive and discouraging educational practices for attending these students. In this sense, this research aims to emphasize the importance of good teacher training for developing creativity of gifted students at school. The method of this research was based on a study of national and international bibliographic researches focused on the area of High Abilities /Giftedness, inclusive education and Creativity. It is concluded that the inclusion of gifted students depends on a good teacher work developing creativity during their classes. The teacher as a principal mediator of the teaching-learning process should provide creative educational practices emphasizing artistic activities such as painting, drawings, theater among other practices for attending gifted children. Only in this way can these students develop their curiosity and desire to attend classes at school.











Nenhum comentário:

Postar um comentário