Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 31 de julho de 2014

A FRACA COERÊNCIA CENTRAL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NOS ASPERGERES



A maioria dos indivíduos com asperger possuem FRACA COERÊNCIA CENTRAL (FCC), pois eles possuem um desvio no processamento  em relação aos detalhes e muitas vezes perdem o sentido global.

Alguns trabalhos demonstram a dificuldade dos afetados pelo TEAAF (Transtorno do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento) de identificar o gênero humano, através de rostos e outros que demonstram a dificuldade de identificar rostos humanos. Esses déficits são equivalentes à dificuldade de perceber o todo da mensagem (compreender o sentido de narrativa e das frases) e com isso, se atêm às partes da mensagem. Esse estilo de processamento cognitivo pode ser um dos possíveis geradores de déficits na linguagem pragmática, que é a linguagem utilizada com o objetivo social. 

A FCC, no início da vida, compromete precocemente o processamento da informação social, que, por cascata, prejudicará o desenvolvimento da compreensão social das crianças com TEA.


Fonte : Síndrome de Asperger e Outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento : da avaliação ao tratamento. Autores : Walter Camargos e Colaboradores, Editora Arte Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário