Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 29 de abril de 2014

Artigo que trata com excelência sobre a temática Criatividade para Aluno Superdotados : Creative Education




O artigo “Creative Education for Gifted Children”, das autoras: Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tania Stoltz e Jarci Machado, publicado recentemente em uma importante revista Americana Creative Education (Qualis A) que trata com excelência sobre a temática Criatividade: Creative Education, pode ser acessado no link:



Este artigo aponta a criatividade como um atributo essencial para o desenvolvimento do potencial criador, no entanto, nem sempre é desenvolvido corretamente no contexto escolar, especialmente quando se trata de educação os alunos superdotados, porque essas crianças precisam de um serviço especializado para atender as suas necessidades especiais que, na maioria das vezes, não é ofertado adequadamente. Neste sentido, este estudo tem como objetivo contribuir para que os profissionais da educação reflitam e tomem consciência da importância da criatividade na educação.

O método utlizado neste estudo, foi baseado em estudos nacionais e internacionais voltados para a área de altas habilidades / superdotação e criatividade no contexto escolar.

A conclusão que as autoras apresentam é que o desenvolvimento da criatividade depende de uma boa formação de professores na preparação de atividades que despertem a curiosidade e interesse de cada superdotado, permitindo que ao aluno um pensamanto criativo, independente, investigativo e  crítico, além disso, os professores devem proporcionar novas oportunidades de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem.


Resumo em inglês:

Creativity is an essential attribute for the development of creative potential, however, it is not always developed properly in the school context, especially when it is about gifted students education, because these children need a specialized service to attend their special needs. In this sense, this study aims to contribute in order that education professionals reflect and become aware of the importance of creativity in education. The method of this research was based from national and international studies focused on the area of High Abilities / Giftedness and creativity in the school context. The conclusion is that the development of creativity depends on a good teacher education in preparing activities that arouse curiosity and interest of each gifted, enabling the student creative and independent, investigative and critical thinking, furthermore, teachers should provide new opportunities of reflection on the process of teaching and learning.



Nenhum comentário:

Postar um comentário