Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 13 de março de 2014

Programa Estrela Dalva, para alunos com excelente desempenho acadêmico (superdotados) e carentes da rede pública do Rio de Janeiro, apresenta novidades para 2014





Lívia Campos Soares, aluna do Programa Estrela Dalva, entrou para o Colégio D. Pedro II em quarto lugar com média 9,55 pelo concurso. Foto: Programa Estrela Dalva / Divulgação.


Desenvolver pessoas capazes de criar um mundo melhor. Ao longo de 2013, o Programa Estrela Dalva, apoiado pelo Instituto Brookfield, incentivou esse propósito, por meio do desenvolvimento de crianças e jovens superdotados de comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro.


Os alunos tiveram a oportunidade de participar de várias atividades extracurriculares para o seu aprimoramento cognitivo, cultural e socioemocional. Museus, exposições e concertos foram importantes ferramentas nesse processo.


“O ano de 2013 foi extremamente positivo para o Programa Estrela Dalva. Tivemos ótimos resultados nos concursos para as escolas de excelência e ganhamos um novo patrocinador, extremamente generoso que nos permitirá atender um grupo maior de alunos em 2014. Também acolhemos novas professoras, ambas com Mestrado em Educação, que enriquecem a nossa equipe de profissionais. As perspectivas para 2014 são as melhores possíveis!”, disse Maria Clara Sodré, superintendente do Programa Estrela Dalva.


Novidades do Programa para 2014


- Novo apoio

No final de 2013, o Programa Estrela Dalva começou a ser apoiado também pelo Instituto AZZI que patrocinará, durante 2014 e 2015, um dos novos grupos do programa.
Com essa notícia o Estrela Dalva atenderá diariamente 60 crianças, ao invés de 48. E, para acolher os alunos com mais qualidade a sede do Instituto LECCA ficará no 3º andar do mesmo prédio que terá mais salas do que antes e uma sala multimídia.


- Parceria com a Cultura Inglesa

Em 2014, o Programa Estrela Dalva terá 133 alunos matriculados na Cultura Inglesa O objetivo do Programa é manter as maiores médias da Cultura.

- Concursos para ingresso nas escolas públicas de excelência
Os alunos superdotados que estão no Programa Estrela Dalva são preparados para a entrada em escolas públicas de excelência.
Além dos passeios e muito estudo, o final do ano é o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam.


O concurso para o Colégio Pedro II foi realizado a partir de outubro, com a participação de 25 alunos do Programa. No total, 21 alunos se classificaram para o 6º ano e duas para o Ensino Médio. Como resultado pós-concurso, a pedagoga Clara Sodré, responsável pelo Programa, destacou o empenho de um dos alunos: Matheus Motta, 10 anos, morador da Maré. “No Cap UERJ, ele passou para o sétimo ano do Ensino Fundamental com sete médias 10. Matheus tem uma garra incrível.”


- Seleção de novos alunos

Normalmente, os alunos novos são selecionados na rede de escolas municipais durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Em 2013, esse processo sofreu um atraso devido à greve dos professores da rede pública no período entre setembro até meados de novembro. Desta forma, o processo seletivo só teve início na segunda metade de novembro e, consequentemente, sofreu um atraso. “Já selecionamos alguns alunos excelentes, mas o processo só terminará no início de março”, disseram os responsáveis pelo Programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário