Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 9 de março de 2014

INCLUSÃO: HABILIDADES PRESENTES EM INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA E OUTROS TRANSTORNOS PSIQUÍCOS QUE SÃO VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO ATUAL.




SINDROME DE ASPERGER


Existem algumas habilidades que podem estar presentes em indivíduos que apresentam transtornos do espectro autista as quais são muito valorizadas pelo mercado de trabalho atual.


Entre estas podemos citar as seguintes:


1.      Capacidade de manter um foco intenso em uma atividade. Alguns portadores de Síndrome de Asperger e de Savant que é considerado um distúrbio psíquico com o qual uma pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliado a um déficit de inteligência e pode ser encontrado em um a cada dez casos de autismo e mil a dois mil casos de déficit cognitivo. Por terem uma capacidade de concentração muito alta e por longos períodos de tempo, são capazes de executar tarefas repetitivas e tediosas. Para muitas empresas, os autistas e savants são partes essenciais no desenvolvimento de atividades especiais, principalmente no desenvolvimento de softwares, pela capacidade de concentrar-se de forma completa e executar as tarefas cuidadosamente e minuciosamente.


2.      Aritmética – alguns indivíduos com Síndrome de Asperger e Savant têm várias habilidades aritméticas e, em muitas situações, uma velocidade para a realização de cálculos. Isto os torna candidatos perfeitos para qualquer trabalho que exija cálculos extensos.


3.      Música – muitos autistas são capazes de dominar seqüências complexas de músicas podendo dirigir sinfonias inteiras. Há evidências de grandes compositores e músicos que possuem características do transtorno do espectro autista.


4.      Artes – alguns indivíduos com Síndrome de Asperger e Savant têm uma habilidade de criar a arte com perspectivas precisas e criativas. Se bem direcionada a arte pode canalizar a sua criatividade de forma produtiva. Algumas pesquisas indicam que Pablo Picasso e Michelangelo tinham traços autistas.


5.      Decomposição – alguns indivíduos têm  habilidades analíticas e são capazes de quebrar os problemas em vários componentes até que seja facilmente compreensível. Novos estudos mostram que partes do cérebro usadas para o processamento de objetos visuais mostram grandes diferenças na organização. Nem todos fazem, mas os que têm esta capacidade têm um futuro brilhante.

Um comentário:

  1. Amei esse artigo, de ótima qualidade. Estarei sempre liga nesse blog ^^
    Parabeeeens ameeeeiiii :)

    ResponderExcluir