Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 3 de novembro de 2013

Projeto desenvolve habilidades artísticas de alunos em escola de RO



Escola de Vilhena oferece aulas de violão, canto, teatro, entre outras.


Oficina de roteiros de Histórias em Quadrinhos também são realizadas.

 

  
Desde o ano passado, a Escola Estadual Marechal Rondon, em Vilhena (RO) desenvolve o projeto piloto “Altas Habilidades Superdotação”, que vida identificar as habilidades dos alunos nas mais diversas áreas.  De acordo com a diretora da escola, Débora Cristina Lindner, é a única escola da cidade a desenvolver o projeto. São oferecidas aulas de violão, teclado, canto, karatê, pintura em tela e ainda oficinas de teatro e língua inglesa.


A professora Edvani Flor da Rosa é coordenadora do projeto e explica que o projeto começou foi iniciado em 2012, mas as oficinas começaram em março deste ano. De acordo com a coordenadora, inicialmente os professores indicaram alguns alunos, que responderam alguns questionários, os pais dos alunos também participaram do processo. “Atualmente o projeto está na fase de observação. No início, muitos alunos se interessaram e participaram. O número caiu um pouco, mas hoje está no projeto apenas quem tem habilidade e interesse”, diz Rosa.


Escola oferece aulas de violão, teclado, canto, karatê, pintura em tela e ainda oficinas de teatro e língua inglesa (Foto: Lauane Sena/G1)

Escola oferece aulas de violão, teclado, canto, karatê, pintura em tela e ainda oficinas de teatro e língua inglesa (Foto: Lauane Sena/G1)

No total, 75 alunos participam das oficinas que são realizadas em horário oposto ao de aula. A aluna Gabriele Evangelista, de 11 anos, participa das aulas de violão desde o início do projeto e conta enfrentou algumas dificuldades no início, mas que não pretende largar as aulas. “No início era difícil aprender a posição de segurar o violão, de colocar os dedos, agora já está mais tranquilo.
Quero aprender bastante”, diz a aluna.


Mais projetos

A escola também participa do projeto Planeta Azul, onde os alunos do 6º ano escrevem roteiros de diversos temas, como educação, ética e meio ambiente, para histórias em quadrinhos. Os roteiros são enviados para uma editora em São Paulo, que os seleciona para a confecção da revista do projeto. Em junho deste ano a escola teve quatro roteiros publicados na revista.

De acordo com a diretora, escolas de vários estados participam e em Rondônia a Marechal Rondon é a única. “Atualmente apenas alunos do 6º anos participam, mas pretendemos expandir para outras turmas no próximo ano”, finaliza a diretora.

Um comentário:

  1. Parabéns a escola pela iniciativa e incentivar os alunos a desenvolverem seu potencial criativo produtivo!

    ResponderExcluir