Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

As melhores escolas do País pelo desempenho do ENEM 2.012

Rede pública perde participação entre as escolas top do Enem



fONTE : JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO DE 27/11/2.013

FÁBIO TAKAHASHI

ANDRÉ MONTEIRO

SABINE RIGHETTI

DE SÃO PAULO

FLÁVIA FOREQUE


DE BRASÍLIA


A presença de escolas públicas entre as melhores do Brasil no exame do Enem caiu --e já era pequeno.

Dados do Ministério da Educação mostram que em 2012 só 6,6% dos colégios entre os 10% melhores eram públicos. Em números absolutos, são 74 instituições, entre as 1.124 da elite do país --lista liderada pelo colégio Bernoulli, particular de Minas.




No ano anterior, eram 7,9% públicas entre as melhores. A participação cai desde 2009, quando a prova ampliou e passou a selecionar calouros para universidades federais.


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirma que as escolas privadas e públicas atendem a públicos diferentes. A rede paga conta com estudantes com melhores condições socieconômicas. Por outro lado, a rede pública abrange mais de 80% dos alunos do ensino médio.

Para calcular as médias das escolas, a Folha considerou as quatro provas objetivas do Enem --linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.

Para Fernando Abrucio, especialista em educação da FGV, as particulares estão "pegando as manhas" do Enem e preparando melhor os alunos.
"Daqui alguns anos, quando houver mais escolas públicas em período integral, pode haver mudança."

Além da melhor escola de ensino médio privada, Minas também teve a melhor escola pública do país no exame de 2012. Trata-se do colégio de aplicação da Universidade Federal de de Viçosa (MG).

Entre as 50 escolas com melhor desempenho, só 4 são públicas, todas federais.

A escola estadual "convencional" com melhor desempenho foi a Dom Aquino Corrêa, em Mato Grosso do Sul, na 1.774ª posição --na comparação são excluídos colégios como técnicos e militares.

A melhor instituição pública paulista é a ETE São Paulo (escola técnica), na 53ª posição do país. O Estado tem 37 das 100 mais bem colocadas.

A lista nacional considera 11.239 colégios, em que ao menos 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário