Em Síndrome de Asperger e a Escola Fundamental (Soluções e Práticas para Dificuldades Acadêmicas e sociais), Asasociação Mias 1, Susan Thompson Moore
A autora é Mestre em Educação e Mãe de um menino com Síndrome de Asperger
Susan Thompson Moore, M.Ed.
Susan Thompson Moore, M.Ed., is an elementary teacher, parent of a
child diagnosed with Asperger Syndrome, and owner of a production company that
produces programs on autism and Asperger Syndrome. Drawing from both her
professional and personal experience, Susan speaks at local and national
conferences, offering practical solutions to the academic and social
difficulties of children with Asperger Syndrome.
HABILIDADES SUPERIORES
Algumas crianças com Síndrome de
Asperger (SA ) apresentam talentos ou
habilidades superiores em algumas áreas, e por isso precisam ser desafiadas de
forma apropriadas nas áreaes em que são bem dotadas. Muitas invenções
descobertas e obras de arte têm sido feitas por pessoas com SA ou por pessoas
que manifestam características de SA. Esses cientistas e artistas são pensadores
originais, como interesses e habilidades únicas : um cientista que mudou o
mundo com suas descobertas, um música que escreveu muitas obras-primas e um professor que
publicou numerosos artigos e livros sobre a cultura de um país distante.
Muitos educadores e psicólogas
IDENTIFICARAM UMA SÉRIE DE COMPORTAMENTOS DE PESSOAS SUPERDOTADAS QUE AGORA
ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS COMO CARACTERÍSTICAS DE INDIVÍDUOS COM ASPERGER.
WINNER (1996) descreve crianças superdotadas incluindo as seguintes
características :
·
Manter a atenção por longo tempo ;
·
Grande vocabulário e grande capacidade de armazenar
conhecimento verbal ;
·
Reações de intensidade anormal a barulho, dor e
frustração ;
·
Questionamento persistente ;
·
Alto nível de energia ;
·
Interesses obsessivos ;
·
Memória prodigiosa ;
·
Raciocínio Lógico ;
·
Dificuldade escrita manual ;
·
Dificuldades sociais ;
·
Preferência por amigos mais velhos ;
·
Excelente senso de humor ;
·
Interesse em questões morais e filosóficas ;
·
Habilidades independentes : superdotados em algumas
áreas, mas, não em outras.
Pode haver um estudante que sabe
dizer os nomes de todos os presidentes americanos, seu local de nascimento e
anos de mandato, e, ao mesmo tempo não ter amiigos. Senta-se sozinho no recreio,
lendo um livro sobre presidentes. Ele é obviamente brilhante, mas acrece das
habilidades para interagir com os colegas. O que o futuro guarda para tias
crianças, quando tantos trabalhos requerem habilidades de comunicações
interpessoal e manejo das interações sociais ? Para alguns, comunicação
interpessoal e manejo das interações sociais ? Para alguns suas deficiências
sociais e de linguagem afetaram tanto as suas vidas que eles não conseguem
manter um emprego ou acabar a escola, apesar de seus dotes especiais. Como é
triste pensar que alguns desses indivíduos nunca alcançarão seu potencial !
Muitas escolas oferecem Clubes de
Ciências, Xadrês, Meio Ambiente e História, onde os estudantes com Asperger podem
explorar e desenvolver seus interesses
especiais e outras oferecem clubes musicais, depois das aulas, onde os
estudantes ficam juntos para praticar seus instrumentos. Se você reconhecer e
cultivar os talentos dos estudantes com Asperger e oferece-lhes intervenções e apoio, eles
poderão desenvolver seu potencial para fazer aquisições surpreendentes. Todos
têm potencial para encontrar realização e felicidade ao longo da vida.
As características cognitivas das
crianças com Asperger são numerosas e complexas. Algumas têm deficiências de
aprendizado, muitas têm dificuldade com a Teoria da Mente e funções executivas e
algumas têm habilidades superiores. Cada criança com Asperger É DIFERENTE E
DEVE SER TRATADA COMO UM INDIVÍDUO.
“Trate as pessoas como se elas fosse
o que deveriam ser e você as ajuda a se tronarem o que elas são capazes de ser”.
(Johann W. Von Goethe)
Como faço para adquirir este livro?
ResponderExcluir