Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Em Síndrome de Asperger e a Escola Fundamental (Soluções e Práticas para Dificuldades Acadêmicas e sociais)


Em Síndrome de Asperger e a Escola Fundamental (Soluções e Práticas para Dificuldades Acadêmicas e sociais), Asasociação Mias 1, Susan Thompson Moore

A autora é Mestre em Educação e Mãe de um menino com Síndrome de Asperger

Susan Thompson Moore, M.Ed.


Asperger Syndrome and the Elementary School Experience: Practical Solutions for Academic & Social Difficulties


Susan Thompson Moore, M.Ed., is an elementary teacher, parent of a child diagnosed with Asperger Syndrome, and owner of a production company that produces programs on autism and Asperger Syndrome. Drawing from both her professional and personal experience, Susan speaks at local and national conferences, offering practical solutions to the academic and social difficulties of children with Asperger Syndrome.


HABILIDADES SUPERIORES

Algumas crianças com Síndrome de Asperger (SA ) apresentam talentos ou habilidades superiores em algumas áreas, e por isso precisam ser desafiadas de forma apropriadas nas áreaes em que são bem dotadas. Muitas invenções descobertas e obras de arte têm sido feitas por pessoas com SA ou por pessoas que manifestam características de SA. Esses cientistas e artistas são pensadores originais, como interesses e habilidades únicas : um cientista que mudou o mundo com suas descobertas, um música que escreveu  muitas obras-primas e um professor que publicou numerosos artigos e livros sobre a cultura de um país distante.


Muitos educadores e psicólogas IDENTIFICARAM UMA SÉRIE DE COMPORTAMENTOS DE PESSOAS SUPERDOTADAS QUE AGORA ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS COMO CARACTERÍSTICAS DE INDIVÍDUOS COM ASPERGER. WINNER (1996) descreve crianças superdotadas incluindo as seguintes características :

          
·        Manter a atenção por longo tempo ;

·        Grande vocabulário e grande capacidade de armazenar conhecimento verbal ;

·        Reações de intensidade anormal a barulho, dor e frustração ;

·        Questionamento persistente ;

·        Alto nível de energia ;

·        Interesses obsessivos ;

·        Memória prodigiosa ;

·        Raciocínio Lógico ;

·        Dificuldade escrita manual ;

·        Dificuldades sociais ;

·        Preferência por amigos mais velhos ;

·        Excelente senso de humor ;

·        Interesse em questões morais e filosóficas ;

·        Habilidades independentes : superdotados em algumas áreas, mas, não em outras.


Pode haver um estudante que sabe dizer os nomes de todos os presidentes americanos, seu local de nascimento e anos de mandato, e, ao mesmo tempo não ter amiigos. Senta-se sozinho no recreio, lendo um livro sobre presidentes. Ele é obviamente brilhante, mas acrece das habilidades para interagir com os colegas. O que o futuro guarda para tias crianças, quando tantos trabalhos requerem habilidades de comunicações interpessoal e manejo das interações sociais ? Para alguns, comunicação interpessoal e manejo das interações sociais ? Para alguns suas deficiências sociais e de linguagem afetaram tanto as suas vidas que eles não conseguem manter um emprego ou acabar a escola, apesar de seus dotes especiais. Como é triste pensar que alguns desses indivíduos nunca alcançarão seu potencial !


Muitas escolas oferecem Clubes de Ciências, Xadrês, Meio Ambiente e História, onde os estudantes com Asperger podem  explorar e desenvolver seus interesses especiais e outras oferecem clubes musicais, depois das aulas, onde os estudantes ficam juntos para praticar seus instrumentos. Se você reconhecer e cultivar os talentos dos estudantes com Asperger  e oferece-lhes intervenções e apoio, eles poderão desenvolver seu potencial para fazer aquisições surpreendentes. Todos têm potencial para encontrar realização e felicidade ao longo da vida.


As características cognitivas das crianças com Asperger são numerosas e complexas. Algumas têm deficiências de aprendizado, muitas têm dificuldade com a Teoria da Mente e funções executivas e algumas têm habilidades superiores. Cada criança com Asperger É DIFERENTE E DEVE SER TRATADA COMO UM INDIVÍDUO.


“Trate as pessoas como se elas fosse o que deveriam ser e você as ajuda a se tronarem o que elas são capazes de ser”. (Johann W. Von Goethe)

Um comentário: