Dia: 25/05/2013
Horário: 08h às 18h
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 (oi) | (21) 8189 1109 (Tim)
Carga
Horária do certificado de participação: 10 horas.
PÚBLICO ALVO:
Professores,
Psicólogos, Neurocientistas, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos,
Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Familiares,
Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores) e Estudantes de
Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de profissionais das
áreas de saúde e educação.
PALESTRANTES:
Dislexia - Aspectos Neurológicos
Ementa:
Dr. Abram Topczewski - Mestre em Neurologia pela
FMUSP, Doutor em Neurociências pela FCMUNICAMP, Neuropediatra do Hospital
Albert Einstein, Diretor da Clínica de Enurese no Hospital Albert Einstein,
Vice Presidente da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) e Autor dos livros:
Hiperatividade, Dislexia, Cefaléia na infância e adolescência, Convulsões na
Infância e adolescência, Aprendizado e desabilidades, Xixi na cama nunca mais. CRM
16-245
Orientações para Pais e Professores
sobre o TDAH
Ementa: O TDA/H vem ganhando lugar
na mídia, nos consultórios médicos, psicológicos e psicopedagógicos, na
educação e na tendência da moda educacional e contemporânea: para tudo tem um
nome, uma resposta, uma certeza. Preencher é o lema! A ideia deste livro é o oposto
destas respostas prontas e dessas certezas estabelecidas. O momento educacional
contemporâneo nos convoca ao esvaziamento, deixar tantas certezas e começar a
nos interrogar: Por que crianças e jovens andam "hiperativos" e
desatentos?
A proposta não é fruto de pesquisa acadêmica (ainda) e, sim, de uma experiência de um “sujeito aluna-filha-mãe-educadora” que vem sustentando seu desejo em falar da educação de um outro lugar, um lugar de possibilidade, de alguém que se implica no processo de educar, que escuta, que observa e, principalmente, de alguém incompleto, que se mantém em movimento, apesar de suas dificuldades. É a possibilidade de um (re)encontro com nossa (des)atenção diária diante do aumento aceito considerável de crianças e jovens “diagnosticadas” e nomeadas muitas vezes por pais e professores como “portadores” de TDAH.
Jane Patricia Haddad - Mestranda em Educação (pela
Universidade TUIUTI em Curitiba-PR); Pedagoga (PUC-MG) com especialização em
Psicopedagogia (UNI-BH); Docência do Ensino Superior pela (Newton Paiva) ;
Formação em Psicanálise ( Círculo Psicanalítico de Minas Gerais); Psicanálise
Hospitalar (Hospital Mater Dei - MG). Atuou por mais de 22 anos em Escolas como
Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora. Uma das fundadoras do Arbórea
Instituto em Belo Horizonte. Atua também em sua Clínica Bio Center além de
outras atividades. É colunista na Direcional Escolas e Autora dos livros:
Educação e Psicanálise: Vazio existencial e O Que Quer a Escola: Novos Olhares
resultam em Outras Práticas, ambos publicados pela editora wak no Rio de
Janeiro.
Discalculia
Ementa:
Quézia Bombonatto - Bacharel em Matemática;
Fonoaudióloga; Especialista em Psicopedagogia; Presidente Nacional da
Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp e autora dos livros:
"História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil" e do "Temas
Interdisciplinares na Educação", editados pela WAK.
Transtornos Emocionais no Processo de
Aprendizagem: os problemas psicológicos e sua interferência em sala de aula na
Educação Infantil
Ementa: Apresentar um novo olhar sobre
as questões emocionais que envolvem o desenvolvimento da criança e jovens, e
como estes transtornos afetam o desempenho escolar. Muitas vezes estes
transtornos podem ser confundidos com outros que afetam a aprendizagem. Apresentar
um modelo de relacionamento afetivo emocional, das etapas do desenvolvimento
humano, para que o educador possa compreender o que acontece, tanto com ele
quanto com seus alunos.
Dirceu Moreira - Psicólogo (Univ. São
Marcos), Pedagogo (Unicastelo), Dr. Honoris causa em psicologia das relações
humanas - University Of the European People e Univesidade Del Pueblo de
Europa-Malaga Espanha, formação em análise transacional e Pratictionner em PNL
e outros cursos. Psicoterapeuta, autor de 13 livros e Colunista e autor de
vários artigos publicados em sites, jornais, colaborador da revista
Aprendizagem e da Direcional Educador.
Processamento Sensorial para a escola
Ementa:
Ariela Goldstein - Terapeuta Ocupacional -
Graduação PUC Campinas; Pós Graduação em Desenvolvimento Infantil pela UFMG;
Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da
Califónia (em andamento). Atualmente realizo atendimento clínico, home care e
orientação escolar; em crianças com distúrbios no desenvolvimento,
especialmente com base neurológica como, por exemplo, crianças com distúrbios
leves de aprendizagem e coordenação, déficits de integração sensorial, autismo,
síndrome de Down, entre outros.
INVESTIMENTO:
• ATÉ 17/05/13 - de R$ 120,00 por:
R$ 80,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 70,00 - individual (depósito)
R$ 60,00 - por inscrito (depósito) - grupo a
partir de 4 pessoas
• ATÉ 23/05/13 - de R$ 120,00 por:
R$ 90,00 - individual (cartão)
R$ 80,00 - individual (depósito)
R$ 70,00 - por inscrito (depósito) - grupo a
partir de 4 pessoas
INSCRIÇÃO:
Investimento: R$ 80,00
(cartão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário