Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 9 de março de 2013

Aluna de 12 anos é mais inteligente que Einstein



Extraída do site : http://expresso.sapo.pt/aluna-de-12-anos-e-mais-inteligente-que-einstein=f791376



Acredita-se que Einstein tinha um QI de 160, contra os 162 de Neha Ramu



Extraída do site : http://expresso.sapo.pt/aluna-de-12-anos-e-mais-inteligente-que-einstein=f791376



Não é todos os dias que se pode afirmar que se descobriu alguém de 12 anos com um QI (quociente de inteligência) mais elevado que o do mítico Einstein. O feito cabe a Neha Ramu, uma indiana que se mudou para o Reino Unido com sete anos. Os pais, ambos médicos, nunca suspeitaram dos excecionais talentos da filha.



Apesar de ter feito sempre um bom percurso na escola, o talento estratosférico da aluna só foi descoberto quando, num exame de admissão a uma prestigiada escola de raparigas, Neha Ramu obteve um resultado perfeito. Dois anos depois, realizou um exame na mais conhecida sociedade mundial de QIs elevados, a Mensa, onde obetve um resultado de 162, o maior valor possível para alguém com menos de 18 anos. Acredita-se que Einstein tivesse um QI de 160.



Magia da inteligência



"Estou muito orgulhosa dela, é um sentimento maravilhoso que é complicado exprimir", admite a mãe de Neha Ramu, Jayashree, em declarações ao "Daily Telegraph".



Um talento que a aluna quer continuar a desenvolver e alimentar por iniciativa própria. Enquanto a maioria das crianças no verão prefere ir para a praia ou ficar em casa no computador, Neha Ramu pediu aos pais para passar três semanas num campo académico nos EUA para aprender mais sobre o cérebro e o sistema nervoso.



O objetivo da estudante é ingressar na Universidade de Harvard e seguir os pais numa carreira em medicina. Fã acérrima de Harry Potter e nadadora ativa, Neha Ramu confessou que não esperava entrar na Mensa, uma vez que achou o exame "muito complicado". Agora, acha que pode combinar "uma pequena festa e celebrar um bocado", até porque a família está "muito feliz".



Os resultados do teste de Qi colocam-na na restrita liga dos 1% mais inteligentes do Reino Unido, com um nível de inteligência superior, não só ao de Einstein, mas também ao de Stephen Hawking ou Bill Gates, por exemplo.



Conheça melhor alguns dos 'escalões' em que se podem enquadrar os valores resultantes dos testes que definem o Quociente de Inteligência: 




Escala Stanford-Binet de Inteligência Humana



Acima de 145: Gênio

120-144: Excepcional

110-119: Acima da media

90-109: Normal

80-89: Abaixo do normal

70-79: Deficiência ligeira

50-69: Deficiência moderada

20-49: Deficiência severa

Abaixo de 20: Deficiência profunda





Escala de Inteligência de Wecshler para as Crianças entre os seis e os 16 anos



Acima de 130: Excepcional


120-129: Superior


110-119: Acima da média


90-109: Média


80-89: Abaixo da média

70-79: Limítrofe


Abaixo de 69: Extremamente baixo




Meus comentários :



Acho muito estranha a atitude dos pais, de não terem percebido os indícios de superdotação da menina, ainda mais com este grau de inteligência que o texto descreve e eles, que são pessoas esclarecidas (médicos, o pai e a mãe) só terem descoberto, porque a menina fez um teste de admissão (de QI) para entrar num colégio.



Fico feliz que, ao menos no meu grupo do facebook, “Mãe de Crianças Superdotadas”, os pais que dele fazem parte, são bem antenados nas habilidades e dificuldades de seus filhos ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário