Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

TALENTO CINESTÉSICO : Bebês gêmeos de 9 meses conseguem nadar 25 metros sozinhos -



 A Inteligência Corporal-Cinestésica




Os componentes centrais da inteligência corporal-cinestésica são o controlE dos movimentos do próprio corpo e a capacidade de manipular objetos de forma especializada. Gardner elabora que esta inteligência inclui igualmente o sentido de tempo, um sentido claro de objetivo resultante de uma ação física acompanhado da capacidade de treinar respostas de forma que se tornam reflexos. Acompanhado destes, é comum encontrar um controlE elevado do sistema motor fino e um talento em usar movimentos com o corpo todo (sistema motor grosso).




Estas capacidades podem não parecer muito impressionantes num primeiro olhar, a inteligência corporal não é vastamente apreciada na nossa cultura. Apelidá-la de "inteligência" é quase chocante, apesar de ser cada vez menos alarmante após Gardner ter recrutado Marcel Marceau, atletas, atores, inventores e bailarinos para criar a sua prova de inteligência corporal.




Gardner cita a convicção de um bailarino de que todos possuímos a capacidade de apreender diretamente as ações, sentimentos ou capacidades dinâmicas de outras pessoas, sem a ajuda de palavras ou imagens. Bailarinos e atores criam nessa capacidade, tal como os arquitetos, que falam de "sentir nos seus corpos" a massa e proporção de um edifício. Certamente que esta capacidade está em funcionamento quando eu valso um filme de Charlie Chaplin, sentindo como se o meu corpo inteiro tivesse sido ensinado a dançar.










  
Os gêmeos William e Ellenita, de nove meses de idade, surpreenderam treinadores de natação ao conseguir nadar uma piscina de 25 metros sem nenhuma ajuda.



Os bebês, de Cirencester, na Inglaterra, são sempre acompanhados por um adulto quando estão na piscina. Eles nadam de costas, sem o auxílio de boias.



Os pequenos são capazes de virar o corpo sozinhos, quando colocados na água de barriga para baixo.



Diante das habilidades dos filhos, o pai já sonha com um futuro nas piscinas olímpicas.


Clique no link abaixo e assista aqui ao vídeo impressionante destes dois bebezinhos lindos nadando, sozinho, por um bom tempo, na piscina :


http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/12/121204_bebes_gemeos_nadam_as.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário