A dispraxia também pode co-existir com a superdotação ou não. Conheça um pouco sobre este transtorno :
Dispraxia é uma disfuncão
motora neurológica que impede o cérebro de desempenhar os movimentos
corretamente. É a chamada "síndrome do desastrado". Seus
sintomas são a falta de coordenação motora, falta de percepção de três dimensões e equilibrio. A
criança "dispráxica" tem uma falta de organização do movimento.
É possível confundir-se, às vezes, com a debilidade motora, pelo qual é
necessário um bom diagnóstico. Não há lesão neurológica.
As áreas que sofrem mais alterações são as do
esquema corporal e a orientação temporo-espacial. Em alguns casos a
linguagem não é afetada, a criança com dispraxia apresenta fracasso
escolar, pois a escrita é a área mais comprometida.
Crianças com dispraxia podem aprender a digitar com
destreza e rapidez, assim, com o uso do computador, o fracasso escolar pode ser
superado, considerando que a parte cognitiva não é afetada.
Existem experiências em andamento que jogos com a
tecnologia kinect possam ajudar muito, pois em alguns casos, a falta de
progresso pode estar mais relacionada com a baixa auto-estima e o receio de
exposição ao fracasso, assim, o treinamento com esses equipamentos tem trazido
algum resultado.
Extraído do site : http://www.corpe.pt/dispraxia_conceito_tipos.pdf
Dispraxia : O que é?
Muitas vezes as crianças apresentam dificuldades
difíceis de caracterizar e que afetam o seu desenvolvimento e o seu dia-a-dia,
condicionando, não só a sua aprendizagem, como também despoletam sentimentos de
ansiedade e frustração nela própria e nos pais.
Uma dessas dificuldades designa-se de dispraxia.
O que é a dispraxia?
A dispraxia é um déficit, ou dificuldade em
planificar, coordenar, executar e auto-regular movimentos voluntários especializados,
relacionados com uma determinada atividade (ex: copiar figuras
geométricas), e que são realizados de forma lenta, imprecisa, desintegrada
e dessincronizada.
As causas da dispraxia ainda não se encontram
totalmente clarificadas, mas como existem diversas formas de dispraxia,
existem, igualmente diversas causas. Um fator que se encontra clarificado é que
estas crianças não apresentam défices físicos ou neurológicos,que possam explicar os quadros existentes. Por outro
lado, este déficit encontra-se relacionado com uma perturbação da
organização cerebral, a qual deve garantir um processo psicomotor
ajustado e adequado de qualquer aprendizagem, possibilitando assim um desenvolvimento
de aptidões harmonioso.
Alguns tipos de dispraxia
Dispraxia motora – Incluem dificuldades ao nível do esquema corporal e
atraso na organização motora (mov. utilitários: vestir, comer, etc). Pode,
igualmente, estar associada a lentidão, imprecisão e dificuldades de
planificação de movimentos simples: aquilo a que vulgarmente se chama criança
desajeitada ou trapalhona.
Dispraxia espacial - Caracterizada
por uma desorganização do gesto, do esquema corporal e das relações com o
espaço. Podem surgir, dificuldades de seriação e classificação, bem como de utilização
de conceitos (ex: alto, baixo, etc).
Dispraxia postural - Dificuldades na postura, que se refletem num
movimento realizado sem ritmo, e com pouco controlo.
Estando o termo dispraxia, intimamente ligado, às
dificuldades no movimento, torna-se importante enunciar alguns sinais
evidenciados pelas crianças e suas implicações.
Sinais e Consequências
Ao nível perceptivo
Noção do corpo pobre – Causa dificuldades na
orientação espacial e na coordenação das ações;
Dificuldades na visão tridimensional – Causa dificuldades na percepção das distâncias entre
objetos estáticos e em movimento, dificultando a adequação da reação ou
resposta por parte da criança.
Ao nível da planificação
Dificuldades na realização de movimentos sequenciais,
levando a dificuldades na planificação e antecipação “do que vem a seguir”;
Dificuldades de generalização – Pobre capacidade de
adaptação de movimentos aprendidos a situações diferenciadas.
Ao nível da realização motora
Fraco controle postural - Provoca fraca estabilidade,
dificultando a realização de movimentos rápidos ;
Fraco controle no uso da força – Dificulta a
realização de ações de forma adequada ;
Falta de dominância lateral – Provoca confusões entre
esquerda e direita, dificultando a orientação no espaço ;
Dificuldades no discurso verbal, devido à falta de
controlo dos músculos da boca.
Pensamos que, todos aqueles que interagem com crianças
e jovens deverão estar alerta para esta problemática, uma vez que um despiste precoce, complementado com um acompanhamento
especializado, pode ser, muitas vezes determinante, para o futuro daqueles que
apresentam este tipo de déficit, e que constitui frequentemente o primeiro
sinal para o surgimento mais tarde de dificuldades de aprendizagem escolares.
É importante os pais das crianças que
apresentam dispraxia saberem que estes alunos têm direito à uma Educação
Especial e atendimento diferenciado, que os ajudem a superar esta limitação, de
forma que não apresentem problemas de aprendizagem, não sejam retidos de série
e não tenham a sua auto estima afetada.
Boa noite, sou aluno de pedagogia e seu blog vai me ajudar bastante na disciplina de psicomotricidade.
ResponderExcluirObriigado.