Extraído do site : http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6312030-EI8266,00-Aumento+de+criancas+especiais+na+rede+publica+expoe+carencias.html
18 de novembro de 2012 •
12h26 • atualizado às 12h38
De 2003 para
2011, o número de alunos com deficiência ou doenças crônicas, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação cresceu 164%. Segundo o Ministério da Educação, em
2003, 28% dos alunos que precisavam da educação especial estudavam em classes
comuns e o restante, em classes especiais. Em 2007, o percentual desses alunos
incluídos nas classes regulares passou para 54% e, no ano passado, para 74%,
com 752 mil estudantes inscritos.
O número de
escolas de educação básica com matrículas de estudantes que precisavam da
educação especial cresceu 615%. Para pedagogos e especialistas, o aumento
reflete a maior inclusão de grande parte desse grupo no ambiente escolar.
Antes, esses estudantes viviam confinados em casa ou em escolas especiais. A
chegada desses alunos na rede pública também revela as carências e preconceitos
de quem lida com esse público.
A pedagoga
Glória Fonseca Pinto trabalha com crianças e adolescentes com doenças crônicas
e deficientes há mais de dez anos no Rio de Janeiro. Segundo ela, para
incluir esse grupo na escola não basta apenas a matrícula. ''O sistema
precisa se preparar melhor para acolher essas crianças com mais qualidade. As
escolas precisam entender que precisam se adaptar a essas crianças e não o
contrário. Existem muitos exemplos bem sucedidos de crianças com
comprometimentos que conseguem se formar e ganhar muita independência''.
Ela lamentou
o fato de diversas escolas ainda recusarem esses estudantes. ''A criança
especial pode e deve frequentar uma escola regular, mas infelizmente não é toda
a escola que a aceita por não ter currículo, não dispor de rampa e de material
humano. Mas não existe receita de bolo e as escolas precisam se predispor a
aceitar essas crianças''.
No Rio de
Janeiro, em um ano, esse grupo de estudantes aumentou 15% na rede estadual, de
acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), com 3 mil alunos da
educação especial no universo de 1 milhão de inscritos na rede estadual.
Para a
professora Márcia Madureira, da equipe da Coordenação de Inclusão Educacional
da Seeduc, o incremento na entrada dessas crianças e adolescente reflete um
movimento de inclusão por parte da rede de ensino, mas traz enormes desafios.
''O aumento do fluxo é um bom sinal e são muitos os desafios, mas estamos
tentando ampliar os serviços para atender a essa demanda, como transformar
todas as escolas acessíveis para cadeirantes''.
Segundo a
Secretaria Estadual de Educação, 3.564 alunos com deficiência ou doenças
crônicas foram inscritos na rede estadual de ensino no 1º semestre de 2012. São
aproximadamente 200 Salas de Recursos que oferecem Atendimento Educacional
Especializado (AEE) aos alunos com necessidades especiais e cerca de 150
profissionais atuam nestas salas.
Para a
coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais, do
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes
Figueira (IFF/Fiocruz), Magdalena Oliveira, as escolas do país não estão
estruturadas para receber as crianças e adolescentes com deficiência. ''Com
cerca de 40 alunos, é óbvio que a professora não terá estrutura para atender
essa criança com deficiência. Uma escola capaz de receber uma criança com
deficiências deveria ter uma fisioterapeuta motora, uma fisioterapeuta
respiratória, uma fonoaudióloga, uma psicomotricista, uma terapeuta
ocupacional, além de um psicólogo para poder dar apoio ao corpo docente e às
crianças''.
Magdalena
ressaltou que a exclusão dessas crianças e adolescentes do ambiente escolar
prejudica seu desenvolvimento, pois ficam isoladas do convívio social. ''A
escola é o único lugar onde a gente começa a vida tendo que dar conta de ter
que conviver com os amigos, aguentar a pressão dos professores e dos amigos.
Isso dá para a criança uma independência e uma maturidade emocional que a gente
enquanto mãe não consegue dar''. A pedagoga lembrou que a convivência das
outras crianças com esse grupo também é frutífera, pois fortalece o respeito às
diferenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário