Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ALTA EXCITABILIDADE DOS INDIVÍDUOS SUPERDOTADOS


Extraído do site : Características de Adultos com Altas Habilidades – I



Aqui a tradução de um artigo de Deirdre V. Lovecky, publicado em 1986, e disponível em :






Extraí uma característica do texto que extraí do site acima, que achei muito interessante e com a qual eu me identifico muito e identifico em um dos meus filhos, que é a ALTA EXCITABILIDADE DOS INDIVÍDUOS SUPERDOTADOS, que é uma dentre outras características destes indivíduos. Passamos, então, a falar um pouco sobre esta :




EXCITABILIDADE : Alto nível de energia, reatividade emocional, e alta excitação do sistema nervoso caracterizam o traço da excitabilidade. Embora hiperatividade e excitabilidade possam parecer similares, elas são fundamentalmente diferentes no sentido que adultos superdotados com o traço da excitabilidade são aptos a focarem sua atenção e concentração durante longos períodos de tempo, a usar sua energia de forma produtiva em uma grande variedade de interesses, e a fazer várias coisas muito bem. Estes adultos superdotados gostam do excitamento de se arriscar e de novos desafios. Este gosto por se arriscar é diferente daquele encontrado nos que têm 'mania' e em impulsivos pois, os adultos superdotados: (a) estão cientes das consequências dos riscos corridos, (b) se arriscam na forma de desafios e não em atividades inconsequentes, (c) sabem quando parar.





O alto nível de energia destes adultos superdotados os permite produzir prodigiosamente em qualquer área que prenda seu interesse. Eles geralmente abrem portas para que outros possam refinar suas idéias inovadoras. Muitos inventores e entrepreneurs tem o traço da excitabilidade. Thomas Edison e Leonardo daVinci são exemplos de pessoas que possuiam este traço.




O traço da excitabilidade tem valor social e emocional positivo. Produtividade e a tomada de riscos criam novas idéias e inovações. Existe a energia a ser gasta em uma variedade de projetos e preocupações pessoais sem a necessidade de escolher se tal energia será gasta no trabalho ou em si mesmo. Enfim, estes adultos superdotados sabem suas emoções, agem baseado nestas emoções e não tem medo de expressá-las apropriadamente.




Do lado negativo, adultos superdotados com este traço podem ter dificuldade em se auto-regular. Tédio e a necessidade de estimulação podem produzir um hábito de atividade constante. Alguns adultos superdotados podem não conseguir terminar projetos devido a sua necessidade constante de novidades. Um ciclo de alto interesse e atividade para um novo projeto, seguido pela perda de interesse quando este projeto perde a novidade e detalhes devem ser adereçados, pode deixar outros se sentindo frustrados e nervosos. Além disso, alguns adultos superdotados podem se sentir não satisfeitos com o que foi realizado. Seu dilema é o de sempre fazer, mas se sentir pouco gratificados porque outros colhem as recompensas do desenvolvimento a longo prazo de suas idéias iniciais. Uma depressão crônica que engatilha mais atividade pode ser resultante. Estes adultos superdotados podem saber que as flores cantam mas podem nunca ter a chance de aproveitá-las."

Um comentário:

  1. Eu me identifico com todo o texto, mas.. aqui tem uma parte com a qual eu mais me identifico : " O traço da excitabilidade tem valor social e emocional positivo. Produtividade e a tomada de riscos criam novas idéias e inovações. Existe a energia a ser gasta em uma variedade de projetos e preocupações pessoais sem a necessidade de escolher se tal energia será gasta no trabalho ou em si mesmo. Enfim, estes adultos superdotados sabem suas emoções, agem baseado nestas emoções e não tem medo de expressá-las apropriadamente".

    Sei muito bem o que é isso...

    ResponderExcluir