Artigo extraído do livro "Superdotación y Asperger", da Autora e Psicóloga Yolanda Benito, Editora Fundamentos Psicopedagógicos, escrito em espanhol e por mim traduzido.
A superdotação e o
Asperger nem sempre vão conviver juntas. As características de uma Síndrome,
simplesmente, ás vezes, anula a outra. Os alunos superdotados podem, inconscientemente,
comportarem-se de uma maneira que provoca o riso e as piadas dos outros
garotos, em parte porque não possuem a perspectiva para ver suas ações como
inadequadas (Williams, 1995 e Neihart, 2.000).
Os superdotados com
Asperger podem precisar de intervenções e estratégias diferentes dos
superdotados convencionais e os Aspergeres que não são Superdotados (Neihart,
2.000). Tal como se aprecia na Tabela, os alunos com Superdotação e Asperger
não são completamente como um Asperger ou um superdotado convencional.
É necessário que os
pais, professores e educadores compreendam a natureza de um Superdotado com
Asperger para poder oferecer a intervenção adequada.
É frequente nestas
crianças um perfil cognitivo muito irregular : atitudes excepcionais, altas ,
porém restringidas, por exemplo a : habilidades para fazer cálculos, talento
para música, campo de atenção reduzido e foco de atenção restringido a poucas
atividades. As mudanças de humor também são frequentes, assim como a ansiedade
que apresentam quando se exige que a criança realize uma atividade nova para
ele. Apresentam excessiva sensibilidade aos ruídos.
Se não identificam
ou reconhecem a presença do Transtorno de Asperger, os pais e os professores
podem se centrar (focar) exclusivamente na superdotação do aluno, pensando,
simplesmente, que a criança é diferente.
Os pais se sentem frustrados a observar em seus filhos uma inteligência
elevada aliada á uma incapacidade social. O que mais se destacam nestes alunos
(SD + AS) é uma incapacidade social insuficiente ou simplesmente uma falta de
atenção á vida social.
O Asperger se
diagnostica somente quando os comportamentos concorrem e extremos. Os
comportamentos de uma criança superdotada convencional são diferentes dos de
uma criança superdotada com Asperger.
A tabela abaixo
esboça alguns pontos críticos para diferenciar entre os comportamentos de
crianças com superdotação convencional e superdotação com Síndrome de Asperger
com um índice de Inteligência média. As diferenças têm mais a ver com o grau do
que com o tipo. Todos os alunos Aspergeres têm problemas sociais, mas, nem
todos aqueles que têm problemas sociais são Aspergeres.
DIFERENÇAS
COMPORTAMENTAIS ENTRE OS SUPERDOTADOS CONVENCIONAIS E OS SUPERDOTADOS COM
ASPERGER (Gallagher & Gallagher)
Superdotados
Convencionais : Isolados
Socialmente. Independentes de seus parceiros de idade. Interesses muito
específicos. Vocabulário avançado e sofisticado. Compreensão complexa e avança capacidade
de compreensão.
Síndrome de
Asperger : Socialmente inadaptados. Incapazes de se relacionar com companheiros
de sua idade. Interesses muito específicos. Hiperlexia (aprendem a ler
precocemente e mostram grande interesse por números e letras precocemente).
Compreensão sensível e capacidade extrema para memorizar.
A diferença entre
as crianças superdotadas com Asperger e as não superdotadas com Asperger é
clara no que se refere ao nível intelectual. As crianças superdotadas com
Asperger têm um QI igual ou superior a 130 ; lêem precocemente. Diferentemente
das crianças com Asperger não superdotadas,
que apresentam hiperlexia (leitura precoce sem compreensão do texto), os
superdotados com Asperger entendem o que lêem.
Há evidencias de
que todas as crianças inteligentes lêem precocemente e nem todos os leitores
precoces são especialmente inteligentes. Em nossa experiência, tivemos um caso
de um menino de 7 anos e meio, de um QI
de 84, que, aos 2 anos, passou a reconhecer as letras e, aos que aos 4 anos lia
um livro com facilidade. Nas provas de habilidades leitoras, obteve um resultado
sobressaliente e foi diagnosticado como um menino com desarmonia Evolutiva do
tipo Psicótico, com graves deficiências de comunicação.
Outra diferença
entre crianças SD com AS e as crianças não superdotadas com Asperger é que nos
superdotados com Asperger é a rapidez de aprendizagem e compreensão de
conceitos abstratos e complexos.
O que significa ser Superdotado com Asperger ?
Questões
diagnósticas : Ao revisar a
literatura, se conclui que estamos enfrentando sérios problemas acerca dos
diagnósticos duplos e corretos a respeito da combinação de Superdotação e com
transtornos de espectros autista em crianças e adolescentes. Alguns autores
entendem que a etiqueta (rótulo) do autismo poderia retardar (atrasar) a
superdotação. Todos os autores estão convencidos de que um diagnóstico duplo é
essencial para conseguir uma valorização psicológica e educacional, um
tratamento e meios adequados que
correspondem as necessidades de cada aluno.
Os problemas de
diagnóstico derivam das seguintes causas inter-relacionadas :
1 – Muitas características
atribuídas ä criança superdotada se assemelham aos sintomas de ASD (transtorno
de espectro autista). Estas similitudes se resumem na tabela 4.
2 – As características
da Superdotação e os sintomas de espectro autista se camuflam e se distorcem
mutuamente. Este fenômeno demonstra claramente uma citação, que diz o seguinte
: “Considerem a combinação da falta de
atenção social, dificuldade motora e a alta destreza verbal da Síndrome de
Asperger com as características do pensamento independente, as perguntas
contínuas e uma sensibilidade emocional exagerada ... É a fórmula perfeita para
criar um marginal social”(Gallagher & Gallagher, 2.0020.
Não existe uma linha clara entre a Superdotação com ou sem Asperger. Estas duas condições se situam nos extremos de uma
série contínua.
Tabela 4 – Características similares de SD e SD + Asperger (Burger –
Veltmeijer – 2.007)
Citadas
por todos os Autores Agrupadas :
Dificuldades na interação social
Não prestam atenção na perspectiva do ponto de vista dos demais
Egocêntrico
Monopolizam as conversas
Falam e perguntam sem parar
Linguagem e construções precoces, fluidez verbal e grande vocabulário
Memória e Cognição avançadas, base extensa de conhecimentos
Enfoque intensivos, interesses absorventes
Isolamento Social, sem amigos, tendência a introversão
Citadas
por Alguns autores
Sensibilidade sensorial,
hipersensibilidade a estímulos
Intensa necessidade de estimulação
Senso de humor especial
Pensamento Visual
Dificuldade de se adaptar á forma de pensar dos demais
Arguidor (discutidor)
Obstinado
Pouco cooperativo
Resistente á autoridade do professor
Personalidade Perfeccionista
Níveis extraordinários de atuação em certa área junto com uma extensão
média em outras áreas
Desenvolvimento desigual, especialmente quando se compara com o
desenvolvimento cognitivo com um desenvolvimento social e afetivo a uma idade
precoce
Preocupação com a justiça e a equidade.
Tudo isso nos leva á seguinte conclusão : Estas similitudes, em
combinação com o camuflado e a distorção fazem com que as características da combinação
SD + AS sejam confusas e poucos claras.
Tabela
1 - Características de Superdotados Convencionais e Superdotados com Asperger
(Gallagher & Gallhagher, 2.002)
Características
Rotina
:
SD : Normalmente
seguem rotinas
SD + AS : Baixa
tolerância as rotinas
Conhecimento
social :
SD : Sabem que são
diferentes e podem racionalizar porquê.
SD + AS : Sabem que
são diferentes, porém não tem compreensão suficientes para entenderem porquê.
Humor :
SD : Percebem e
apresentam senso de humor.
SD + AS : Incapazes
de compartir um sentido em piadas, humor. Incapazes de relacionar ou
sincronizar (traduzi ao pé da letra...).
Habilidades
Motoras :
SD : Coordenadas
SD + AS :
Dificuldade motora (pode ser a motricidade grossa e ter a fina boa)
Sentido
Moral :
SD : Empatia pelos
outros e uma compreensão da globalidade
SD + AS : Podem
sentir empatia pelo abstrato em um sentido global, mas, têm dificuldade para
sentir a mesma empatia pelas pessoas.
Intuição
e Compreensão :
SD : Sabem fazer
amigos.
SD + AS : Incapazes
de estabelecer as bases de uma amizade.
Base de
Conhecimento
SD : Base de
conhecimento extensa, profunda e complexa.
SD + AS : Base de
conhecimento extensa, profunda e complexa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário