Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Uma carta para crianças superdotadas ...





  



Não é fácil ser diferente. Somos ensinados que nao é pra se gabar e dizer ou sequer pensar que podemos  ser mais espertos do que os outros. Será que nem todos têm dons? Sim, todos no planeta é um dom para a humanidade. Ser talentoso não significa ser melhor do que ninguém. Então, o que significa superdotação ?



Para mim, o dom de superdotação é o potencial para fazer deste um mundo melhor para todos. Cada pessoa no planeta tem um trabalho diferente para fazer. Alguns empregos exigem mais anos de escola do que outros, como médicos. Alguns exigem um maior conhecimento da matemática ou computadores ou ciências ou línguas, arte ou música ou poesia ou mecânica . Você precisa aprender que nem todos podem fazem ou exercem os mesmo trabalhos . Assim  você pode entender e fazer a diferença no mundo.



Quando assegurares de aprender tudo o que você é capaz  de modo que conscientize-se que não vai està à frente de seus amigos, e evitarais nao só de  se machucar , como tambem  você nao  fere o mundo. O mundo precisa de pessoas como  você para desenvolver plenamente seus talentos e habilidades para   fazer esse trabalho especial que só você pode fazer.



Superdotação não é   concorrência. Não é uma comparação entre você e os outros. Nao existe uma  regra, onde todos na escola  devem aprender as mesmas coisas que voce. Conforme você envelhece, você aprende coisas diferentes das outras pessoas. Você aprende o que você precisa aprender e  a fazer seu próprio trabalho especial no mundo. Algumas coisas dessas  aprendizagem veem  atraves dos seus  país, dos  livros, via internet, ou simplesmente vivendo.



Se você sonha em fazer algo importante em sua vida, você pode realizar esse sonho. Acredite em si mesmo, acredite em seus sonhos e trabalhe para torná-los uma realidade. Quando você enfrentar obstáculos, peça ajuda ao seu redor. E ajude os outros que precisarem  de você e da  sua ajuda. Perceba que você não está sozinho, que existem outras pessoas como você em todo o mundo. Trabalhemos conjunto para o bem de todos.




Linda Silverman

Nenhum comentário:

Postar um comentário