Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 29 de julho de 2012

Sobre o Congresso Brasileiro para Superdotação de 2.012 :



 




Aproveitei muito os mini cursos, palestras, comunicações orais que assisti no Congresso Brasileiro para Superdotação realizado, agora, em Julho de 2.012, em Niterói.



Assisti a um mini curso da Professora Maria Lucia Sabatella sobre Encontro de Pais, aonde peguei dicas preciosas para incrementar os nossos encontros de pais, daqui de SP.



Assisti, também, a uma comunicação oral, também, da Maria Lúcia, sobre Superdotação na vida adulta. Muito interessante ! Aliás, é um tema pouco falado, aqui no Brasil, pois, muito se fala em Crianças Superdotadas, porém, pouco se fala do que acontece quando elas viram adultos .. e também, temos que lembrar que crianças superdotadas tendem a virar pais de crianças superdotados, na vida adulta .. he he.



As duas palestras do Professor Nicholas Colangelo foram maravilhosas ! Ele discorreu sobre a aceleração de série para crianças superdotadas com tanta tranquilidade e certeza de que é uma proposta pedagógica benéfica e proveitosa, que se qualquer político, ou supervisor de ensino, assistisse a estas palestras, iria sair de lá com uma outra visão sobre a aceleração de série e iriam parar de ficar criando tanto problema e tanta burocracia para aceitar a aceleração de série das crianças superdotadas acadêmicas.



A professora Angela Virgolim também deu uma aula esplêndida sobre o enriquecimento de Renzulli.



Pude, também, conhecer com mais detalhes os trabalhos dos CEDET’s de Lavras, de Poços de Caldas, de São José dos Campos e de Assis e fiquei muito emocionada de saber que ainda existem pessoas que conseguem fazer a diferença, na educação das crianças superdotadas, numa Nação Desenganada como é a nossa ....



Pude, também, participar da eleição da nova gestão e diretoria do CONBRASD, aonde foi eleita como próxima Presidente a Susana Perez, que trouxe propostas interessantes para seu novo mandato.



As meninas (psicólogas) do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS) também brilharam em seus mini cursos e comunicações orais e conseguiram demonstrar que o Núcleo veio para ficar !



Por fim, fiquei muito satisfeita com a minha fala, na Mesa Redonda que falou sobre Aceleração de Ensino, aonde eu pude discorrer sobre a minha experiência pessoal e profissional sobre a aceleração de série para crianças superdotadas. Saí da mesa com uma sensação de dever cumprido e ... , mal posso esperar pelo próximo Congresso !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário