Domingo, 25 de março de 2012
Muitas vezes, a Síndrome de Asperger não é diagnosticada até a criança
atingir a idade escolar. Ao contrário do autismo, SA normalmente pode apenas
ser determinada baseada nas interações sociais da criança. Crianças com
Síndrome de Asperger mostram o desenvolvimento de uma linguagem típica e,
muitas vezes, um vocabulário proporcionalmente superior. No entanto, você deve
ter observado que quando seu filho interage com outras pessoas ele pode usar as
habilidades linguísticas inadequadamente ou embaraçosamente.
Devido ao desenvolvimento regular das habilidades linguísticas, nas
fases iniciais, os sintomas da SA podem ser difíceis de ser diferenciados dos
outros problemas comportamentais como o déficit de atenção e hiperatividade
(TDAH). Consequentemente, seu filho pode ter sido previamente diagnosticado com
desordens como ADHD até que os problemas pareçam ser causados mais por uma
incapacidade em socializar do que uma incapacidade em concentrar.
A seguir, uma lista de sintomas que as crianças com Síndrome de Asperger
podem apresentar :
• interações sociais impróprias ou muito raras
• fala repetitiva ou "robótica"
• habilidades de comunicação não-verbal na média ou abaixo da média,
porém, habilidade de comunicação verbal na média ou acima da média
• tendência a discutir alto
• incapacidade de compreender problemas ou frases que são
consideradas "senso comum"
• falta de contato visual ou conversação recíproca
• obsessão com temas únicos e específicos
• conversas unilaterais
• movimentos e/ou modos desajeitados
Um indicador muito evidente e distinto da Síndrome de Asperger é a
preocupação com um problema específico, desde coisas
simples como refrigeradoras ou meteorologia, até temas complexos como o
Presidente Franklin D. Roosevelt durante a crise econômica que começou com a
queda da bolsa em 1929 e continuou na década de 1930.
Eles tornam-se tão atentos a estes assuntos que se esforçam para aprender
cada fato e detalhe possível tornando-se assim especialistas incríveis. As crianças
portadoras de SA podem iniciar conversas unidirecionais com outras pessoas
falando somente sobre os fatos relacionados ao seu assunto de interesse
específico. Eles podem não gostar da idéia de discutir qualquer outra
coisa, ou podem ser incapazes de ouvir e compreender as respostas dos outros.
Seu filho pode não estar ciente de que já não é mais ou que o tema da discussão
mudou.
Outro sintoma da Síndrome de Asperger é uma incapacidade de compreender as
ações, palavras ou comportamentos de outras pessoas. Os indivíduos com SA muitas
vezes não entendem o temperamento, as implicações de frases específicas, ou
ações de outras pessoas. Gestos discretos ou expressões, como um sorriso, um olhar de reprovação
ou um gesto de "vem aqui" podem não sincronizar as crianças com AS
porque elas são incapazes de perceber a relação entre estes métodos de
comunicação não-verbais e os métodos verbais, como fala e linguagem. Devido
ao fato de muitas vezes serem incapazes de compreender estas “gracinhas”
não-verbais, o mundo social pode parecer muito confuso e opressivo para estes
indivíduos. Para piorar o problema, as pessoas com Síndrome de Asperger têm dificuldade
em ver as coisas pelo ponto de vista de outra pessoa. Esta impotência os
deixa incapazes de prever ou compreender as ações das outras pessoas. Embora
não seja um fato generalizado, é comum as pessoas com SA apresentarem
dificuldade em regular as suas emoções.
Indivíduos com Síndrome de Asperger podem apresentar uma maneira embaraçosa
ou própria de falar. Eles podem falar extremamente alto, constantemente num tom monótono, ou
com uma pronuncia particular. Estes indivíduos não entendem as interações
sociais e consequentemente, não percebem que seus temas de discussão ou método
de falar pode ser inadequado ou desagradável, particularmente em situações
específicas. Por exemplo, as crianças que falam muito alto podem entrar em uma
Igreja e não entender que elas já não podem falar no mesmo volume.
Outro sinal típico da Síndrome de Asperger pode ser movimentos
desajeitados, ou um atraso nas habilidades motoras. Eles podem
apresentar um andar anormal ou um baixo senso de coordenação. Embora esses
indivíduos possam ser muito inteligentes e possam exibir habilidades
linguísticas especializadas, eles podem não ser capazes de apanhar uma bola ou
entender como pular num trampolim, apesar das diversas tentativas para
ensiná-los.
É importante
observar que nem todos os indivíduos com Síndrome de Asperger desenvolvem cada
um destes sintomas, e que a presença e a gravidade de cada sintoma
provavelmente vão variar entre indivíduos com o mesmo diagnóstico. Ainda que
desenvolvendo alguns ou todos esses sintomas, cada criança com autismo também
possui muitos dons exclusivos.
Fonte: ©2010 Autism Speaks Inc. Autism Speaks and Autism Speaks It’s Time To Listen & Design are trademarks owned by Autism Speaks Inc. All rights reserved
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