Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Criança que não dorme, não desenvolve a inteligência. Esta dica é para quem tem filho que tem dificuldade prá dormir...


Sei que o tema deste blog é a superdotação. Mas, como mãe e atuante nesta área da superdotação, acabo esbarrando em algumas questões do cotidiano das crianças, que, com alguns toques podem fazer uma diferença incrível, como é o caso do sono. Se a criança não dorme bem, nem ela vai conseguir se desenvolver bem, ao longo do dia, podendo, inclusive afetar o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, bem como seus pais vão ficar muito cansados e estressados e isto pode comprometer e afetar o vínculo existente entre eles, necessário para um desenvolvimento saudável afetivo e intelectual da criança.


Com as dicas da Dra. Debora Moss, é possível que os problemas relacionados ao sono da criança (bem como outros que derivam dele) terminem. Confiram !!!





Definitivamente não é possível viver sem dormir !






Uma bela noite de sono revigora as energias permitindo dar conta das necessidades e exigências do dia seguinte de forma plena e satisfatória.


Mas o que fazer se o seu filho não deixa ninguém dormir ?

A criança tem dificuldade de pegar no sono, acorda várias vezes durante a noite, vem para a sua cama e faz do dormir um momento tenso, estressante e o pior de tudo, o dia nasce e ninguém descansou.


A família toda passa o restante do dia exausta e o acúmulo de cansaço acaba por gerar conflitos, falta de paciência e a vida se torna um verdadeiro caos.


Quem vive esta situação, não imagina que é possível encontrar luz no fim da cama... quer dizer... do túnel, para resolver os problemas de sono do filho.


Afinal de contas, os pais já ouviram tantos conselhos dos amigos, vizinhos (cansados de ouvir tanto choro), livros de auto-ajuda e até agora nada fez este “anjinho” dormir!


O fato é que a familia, em um grau extremo de exaustão, muitas vezes, sem se dar conta, faz qualquer negócio para o bebê/criança pegar no sono por alguns minutos e acaba pagando um alto preço por isso.

A criança quer o peito, a mamadeira, a chupeta, o colo, a cama dos pais, uma volta de carro, um passeio de madrugada, etc...


Como então fazer com que o bebê entenda que agora não é hora de “papar”, nem de passear, nem de brincar ?



É hora de “nanar” !!!


Não se desesperem, é possível reverter este pesadelo e transformá-lo em doces sonhos.

Para tanto, é preciso avaliar os problemas de sono do bebê/criança, conhecer a dinâmica da família e intervir diretamente na rotina e nos hábitos desses "anjinhos”.


Parece simples ? Aparentemente sim, mas será necessário que, alguém de fora deste caos os auxilie neste processo de transformação, através do aconselhamento psicológico domiciliar.


Aconselhamento é bem diferente de conselho, já que se concentra nos problemas circunstanciais da pessoa/família, centrado na resolução do problema atual e emergencial, pautado na ação e intervenção. No caso dos problemas de sono do bebê/criança estes afetam toda a estrutura psicológica da família e, torna-se mais efetivo o profissional se deslocar até a residência da mesma, pois é lá que todas as modificações devem ocorrer.

O diferencial desta abordagem é levar em conta todos os envolvidos nesta situação crítica e encontrar soluções práticas que atendam as necessidades de cada um (pai, mãe, criança/bebê, irmãos, babá, etc.), para que todos, em um curto prazo, tenham boas e merecidas noites de sono.


São realizadas orientações domiciliares a fim de desenvolver as ações e intervenções, além do suporte à distância, principalmente nos primeiros dias da transformação de pesadelo em doces sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário