Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Criança Superdotada ou apenas Brilhante ?


http://educacaoinfantil.pro.br/crianca-superdotada-apenas-brilhante.html


É uma delícia quando a professora escreve na agenda do seu filho recadinhos cobertos de elogios em relação à sua inteligência e perspicácia. Mas será que isto significa que ele é uma criança "superdotada" ou "brilhante"? Acredite ou não, há uma diferença.



Todas as crianças superdotadas são consideradas brilhantes, e não o inverso - este é um conceito difícil que os pais de crianças brilhantes têm dificuldade em entender.




Para ajudar nessa questão, o quadro comparativo abaixo mostra algumas diferenças comportamentais entre a criança brilhante e a superdotada:




Criança Brilhante :

Criança Superdotada :

Sabe as respostas

Faz as perguntas

Presta atenção enquanto os outros executam tarefas

Envolve-se mentalmente e fisicamente nas tarefas

Estuda com dedicação

Pode ser desatento e ainda obter boas notas

É bom em memorizar

É bom em adivinhar

Gosta de crianças de sua idade

Prefere adultos ou crianças mais velhas

Tem auto-satisfação quando termina uma tarefa

Critica-se com freqüencia (perfeccionista)




A criança superdotada


A criança superdotada aprende a ler mais cedo, muitas vezes antes de entrar na escola e geralmente por conta própria. Tem maior compreensão das nuances da língua e um vocabulário altamente desenvolvido para sua idade. Exibe uma capacidade de pensamento abstrato com antecedência aos seus colegas. Tem grande variedade de interesses e experiências com um senso de curiosidade muito desenvolvido e com um suprimento ilimitado de perguntas. É ótima em prever as coisas antes mesmo de serem ditas e constrói facilmente relação entre as coisas que não são imediatamente óbvias nem mesmo para os adultos.




Ás vezes as crianças superdotadas são tão perfeccionistas que não concluem uma tarefa por medo da avaliação de quem as acompanham. Assim, elas podem obter notas baixas e se destacarem como crianças pouco inteligentes.



A criança brilhante


Nem toda criança que atinge notas acima de seu nível de grau é um gênio, algumas são apenas excepcionalmente esforçadas. Descobrir a diferença entre a criança brilhante e a superdotada é extremamente difícil. Por exemplo, algumas crianças são simplesmente excepcionais em matemática ou linguagem, mas não se qualificam como gênios porque elas não têm pontuação elevada em outras matérias educativas.


Mas atenção, isto não significa que só porque seu filho não "segue a trilha do superdotado" em sua escola, não significa que futuramente ele não poderá se deslocar para outra área e ser considerado um gênio dessa área.



Muitas vezes os pais e os educadores acreditam que uma criança é superdotada porque ela pode ler precocemente. Mas a verdade é que o cérebro pode ter se desenvolvido um pouco mais rápido do que o cérebro dos seus colegas. Mas como as crianças são conhecidas por darem saltos de desenvolvimento, mais tarde, ela pode vir a aprender no mesmo ritmo das outras crianças ou pode continuar a superá-las. Somente o tempo dirá !

5 comentários:

  1. Eu terminaria o texto, dizendo que não é somente o tempo que dirá, mas, sim uma boa e precisa avaliação !!! ..rs..

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau. Eu estava lendo essa matéria quando minha filha entrou e leu o quadro demonstrativo de características das crianças brilhantes e das superdotadas e comentou: "É verdade,isso é parecido com o que acontece."...beijos

    ResponderExcluir
  3. Fofa ... Sua filha é uma superdotada muito brilhante !!! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre achei que meu filho fosse hiperativo, mas depois de médicos diferentes dizendo que ele é apenas muito ativo, ouvi de uma amiga que poderia ser superdotado... no primeiro momento pensei: Não, ele é agitado mesmo, mas agora, lendo os quadros... nossa, realmente preciso buscar essa resposta, pois ele se enquadra em tudo...

    ResponderExcluir
  5. De onde vc é Pat ? Me diga, que eu te indico um avaliasta para ela. Para tirar toda e qualquer dúvida, só mesmo ele fazendo uma avaliação...

    ResponderExcluir