Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 7 de maio de 2011

Eu sei que meu filho é inteligente. Por que ele precisa de teste ?


por
Linda Silverman Kreger, Ph.D.



Bem-vindo ao Lago desolado, onde todas as nossas crianças estão "acima da média." No resto do mundo, há uma vasta gama de diferenças individuais em habilidades. As crianças que estão abaixo da média são rapidamente detectadas pelos médicos e professores, e seus pais são aconselhados a procurar assistência. A detecção precoce de déficits de aprendizagem das crianças é vital, pois a intervenção precoce é essencial para o desenvolvimento ideal. Um segredo bem guardado é que a mesma regra se aplica ao desenvolvimento de crianças que são extraordinariamente avançadas. A detecção precoce e intervenção são também essenciais para o ótimo desenvolvimento das habilidades de superdotados.


Assim, se seu filho é inteligente e parece feliz na escola, o porque chegar ao ponto de ter que submetê-lo a testes privados ? Não seriam estes testes reservados para as crianças que têm problemas ? Na verdade, não !!! Estes testes podem prevenir a ocorrência de problemas ao longo de suas vidas.



Aqui estão alguns cenários típicos de crianças inteligentes :


"Minha filha se auto sabota na escola. Em casa, ela está lendo, mas na escola, ela não faz, não mostra o que já sabe fazer. Ela não quer ser diferente das outras garotas que não sabem ler ainda. "



"Meu filho estava tão ansioso para ir à escola, mas agora ele reclama que ele não está aprendendo nada. Eles ensinam coisas que ele aprendeu muito antes que ele começou a escola."


"A escola está recomendando que voltemos o nosso filho de volta em pré-jardim de infância por mais um ano para que ele possa crescer socialmente. Ele estava lendo livros, desde que ele tem 3 anos de idade ; aprendeu a somar e a subtrair, e se relaciona muito bem com crianças mais velhas do bairro. Devemos voltá-lo de ano ?”



"Nosso filho nunca conheceu um quebra-cabeça que não tenha conseguido dominar. Ele éótimo, com labirintos e pode sempre encontrar o nosso carro num estacionamento lotado. Adora fazer arte, e é louco por experiências científicas. Mas ele está tendo dificuldade em aprender algumas questões de matemática e a sua leitura não é tão avançada quanto a dos outros alunos. Ela está começando a dizer, 'Eu sou estúpida ! "



"Nossa casa é um campo de batalha a cada noite, com o o nosso filho se recusando a fazer a lição de casa. Tentamos tudo, mas nada funciona. "


Esses cenários são receitas para a falta de realizaçao, filhos da promessa que não estão recebendo as suas necessidades básicas satisfeitas/estimuladas. Se qualquer uma dessas histórias lhes soa familiar, você precisa de aconselhamento profissional sobre como mudar a situação para que seu filho não cair através das rachaduras.


Às vezes as crianças inteligentes recebem menos atenção do que outras crianças na classe. Muitas vezes os professores assumem que eles podem "fazer por conta própria." Em algumas aulas, as crianças mais inteligentes tornam–se "ajudantes dos professores” e ajudam as crianças que estão com dificuldades a fazer as atividades ou anotar os recados, enquanto os outros recebem atenção. Em muitas salas de aula também, a objetivo é preparar para que todos os alunos possam atender aos padrões mínimos exigidos pela escola, uma vez que o trabalho do professor, pode estar discussão, se ​​o desempenho escolar são muito abaixos do esperado.Assim, a energia está muito mais focada nos alunos que têm mais dificuldades. As crianças que já alcançaram os padrões mínimos pode ser desprezada, pois eles já dominam o conteúdo, a matéria.


Perguntei a muitos grupos de jovens superdotados do ensino médio e do fundamental o que eles gostariam que os professores dos alunos superdotados soubesse sobre eles. Aqui estão alguns dos seus comentários :


· Alguns professores fazem todo mundo fazer o mesmo trabalho. Queremos um trabalho mais difícil.


· Nós não queremos um trabalho além do nosso conhecimento. Queremos um trabalho desafiador, que amplie os nossos conhecimentos.


· Nós não queremos trabalhos extras. Queremos um trabalho desafiador, em vez de um monte de trabalhos fácieis. Um monte de trabalhos fáceis é chato. Nós não estamos entediados quando o professor nos permite fazer um trabalho mais duro e não nos detem.


· Trabalho desafiador é um trabalho que sabemos que é possível de se fazer, e que demora mais.


· Não é a quantidade de trabalho ; é a qualidade.


· Nós não temos a mesma quantidade de atenção que os estudantes que estão tendo problemas de aprendizado ou causando problemas para os outros. Os professores não percebem que nós precisamos de ajuda, também.


· Não gostamos de sermos apontados (individualizados) e tratados de forma diferente dos outros estudantes.


· Se tivermos trabalhos diferentes, nas salas de aula regulares, os outros alunos zombam de nós.


· Muitas vezes nos sentimos deslocados.


· Quando estamos no mesmo local que outros estudantes superdotados, nos sentimos mais normal, mas é mais difícil de ser especial.


Quando não são dadas oportunidades aos estudantes superdotados para trabalharem em seu próprio nível e ritmo, eles se contentam com menos do que podem fazer. Eles acabam se acomodando no seu aprendizado.


Padrões de não realização são sutis e cumulativos, pois eles se tornam mais difíceis de superar a cada ano. Os estudantes que sempre tiram notas boas nas provas e nos seus trabalhos sem nenhum esforço não estarão preparados para lidarem com aulas mais desafiadoras noensino médio ou na faculdade. Quando o trabalho é muito fácil, a auto-confiança para tentar tarefas mais difíceis poderá ficar abalada.


O que você pode fazer para evitar insucesso na sua criança superdotada ?


Você precisa se ​​informar para que você possa pedir à escola de seu filho superdotado que ela provenha as suas necessidades pedagógicas e emocionais. O primeiro passo na defesa da sua criança é a obtenção de informações sobre o nível de habilidades de seu filho . Crianças espertas que estão vinculados a faculdade têm frequentemente as pontuações de QI na faixa de 115 a 125.Você pode se surpreender ao saber que o seu filho inteligente é realmente no percentual de 2% mais capaz do que 98% dos outros alunos. Assim que tiver informações sólidas sobre pontos fortes e fracos de seu filho, o nível de realização dele em relação ao seu potencial, seu potencial, seu auto-conceito, sua personalidade e o seu estilo de aprendizagem, você tem uma base objetiva para solicitar um desafio curricular mais específico e desafiador, ou mais material de leitura avançada, ou om programa de enriquecimento curricular, ou coloca-lo numa classe especial (aonde houverem, por exemplo classes de superdotados, como existem nos EUA, ou as salas de recursos, como os NAAH’s, aqui no Brasil), ou até mesmo a aceleração de série.


Seus filhos precisam que você seja os seus próprios advogados, um advogado informante, quem sabe o que eles precisam e como ajudá-los para que as suas necessidades sejam atendidas. Crianças inteligentes precisam de pais inteligentes, que estejam dispostos a lutar contra o sistema, se necessário, para ajudá-los a se desenvolverem, ao máximo, no futuro.


18 de fevereiro de 2007 © Kreger Li

3 comentários:

  1. FANTÁSTICO,LINDA SILVERMAN COONSEGUE EXPLICAR A EXATA SITUAÇAO DAS CRIANÇAS ACIMA DA MÉDIA ,DE MODO QUE TODOS CONSEGUEM ENTENDER .PARABÉNS PELA ESCOLHA DO TEXTO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Kari e Marta ! Eu sabia que vocês iriam gostar deste texto. Principalmente, da parte final que fala que nos temos que ser os advogados de nossos filhos ...neste ponto, eu levo vantagem ...he he !

    ResponderExcluir