por
Linda Silverman Kreger, Ph.D.
Linda Silverman Kreger, Ph.D.
Bem-vindo ao Lago desolado, onde todas as nossas crianças estão "acima
da média." No resto do mundo, há uma vasta gama de diferenças individuais
em habilidades. As crianças que estão abaixo da média são rapidamente detectadas pelos
médicos e professores, e seus pais são aconselhados a procurar assistência. A detecção precoce de
déficits de aprendizagem das crianças é vital, pois a intervenção
precoce é essencial para o desenvolvimento ideal. Um segredo bem
guardado é que a mesma regra se aplica à crianças que são
extraordinariamente avançadas. A detecção precoce e
intervenção são também essenciais para o ótimo desenvolvimento das habilidades
de superdotados.
Assim, se seu filho é inteligente e parece feliz na escola, o porque chegar
ao ponto de ter que submetê-lo a testes privados ? Não seriam estes
testes reservados para as crianças que têm problemas ? Na verdade, não !!! Estes
testes podem prevenir a ocorrência de problemas ao longo de suas vidas.
Aqui estão alguns cenários típicos de crianças inteligentes :
"Minha filha se auto sabota na escola. Em casa, ela está
lendo, mas na escola, ela não faz, não mostra o que já sabe fazer. Ela não quer ser
diferente das outras garotas que não sabem ler ainda. "
"Meu filho estava tão ansioso para ir à escola, mas agora ele reclama
que ele não está aprendendo nada. Eles ensinam coisas
que ele aprendeu muito antes que ele começou a escola."
"A escola está recomendando que voltemos o nosso filho de volta em
pré-jardim de infância por mais um ano para que ele possa crescer socialmente. Ele estava lendo
livros, desde que ele tem 3 anos de idade ; aprendeu a somar e a subtrair, e se
relaciona muito bem com crianças mais velhas do bairro. Devemos voltá-lo de ano ?”
"Nosso filho nunca conheceu um quebra-cabeça que não tenha conseguido
dominar. Ele é ótimo, com labirintos e pode sempre encontrar
o nosso carro num estacionamento lotado. Adora fazer arte, e é louco por
experiências científicas. Mas ele está tendo dificuldade em aprender algumas
questões de matemática e a sua leitura não é tão avançada quanto a dos outros
alunos. Ela está começando a dizer, 'Eu sou estúpido !
"
"Nossa casa é um campo de batalha a cada noite, com o nosso filho se
recusando a fazer a lição de casa. Tentamos tudo, mas
nada funciona. "
Esses cenários são receitas para a falta de realização, filhos da promessa
que não estão recebendo as suas necessidades básicas satisfeitas/estimuladas. Se qualquer uma
dessas histórias lhes soa familiar, você precisa de aconselhamento
profissional sobre como mudar a situação para que seu filho não cair através das
rachaduras.
Às vezes as crianças inteligentes recebem menos atenção do que outras
crianças na classe. Muitas vezes os professores assumem que eles podem "fazer por conta
própria." Em algumas aulas, as crianças mais inteligentes tornam–se "ajudantes
dos professores” e ajudam as crianças que estão com dificuldades a fazer as
atividades ou anotar os recados, enquanto os outros recebem atenção. Em muitas
salas de aula também, a objetivo é preparar para que todos os alunos possam
atender aos padrões mínimos exigidos pela escola, uma vez que o trabalho do
professor, pode estar discussão, se o desempenho escolar
são muito abaixos do
esperado. Assim, a energia está muito mais focada nos alunos que têm mais dificuldades. As crianças que já
alcançaram os padrões mínimos pode ser desprezada, pois eles já dominam o
conteúdo, a matéria.
Perguntei a muitos grupos de jovens superdotados do ensino médio e do
fundamental o que eles gostariam que os professores dos alunos superdotados
soubesse sobre eles. Aqui estão alguns dos seus comentários :
· Alguns professores fazem todo mundo fazer o mesmo
trabalho. Queremos um trabalho mais difícil.
· Nós não queremos um trabalho além do nosso
conhecimento. Queremos um trabalho desafiador, que amplie os
nossos conhecimentos.
· Nós não queremos trabalhos extras. Queremos um trabalho
desafiador, em vez de um monte de trabalhos fáceis. Um monte de trabalhos
fáceis é chato. Nós não estamos entediados quando o professor nos
permite fazer um trabalho mais duro e não nos detém.
· Trabalho desafiador é um trabalho que sabemos que é
possível de se fazer, e que demora mais.
· Não é a quantidade de trabalho ; é a qualidade.
· Nós não temos a mesma quantidade de atenção que os
estudantes que estão tendo problemas de aprendizado ou causando problemas para
os outros. Os professores não percebem que nós precisamos de
ajuda, também.
· Não gostamos de sermos apontados (individualizados)
e tratados de forma diferente dos outros estudantes.
· Se tivermos trabalhos diferentes, nas salas de aula
regulares, os outros alunos zombam de nós.
· Muitas vezes nos sentimos deslocados.
· Quando estamos no mesmo local que outros estudantes
superdotados, nos sentimos mais normal, mas é mais difícil de ser especial.
Quando não são dadas oportunidades aos estudantes superdotados para
trabalharem em seu próprio nível e ritmo, eles se contentam com menos do que
podem fazer. Eles acabam se acomodando no seu aprendizado.
Padrões de não realização são sutis e cumulativos, pois eles se tornam mais
difíceis de superar a cada ano. Os estudantes que
sempre tiram notas boas nas provas e nos seus trabalhos sem nenhum esforço não
estarão preparados para lidarem com aulas mais desafiadoras noensino médio ou
na faculdade. Quando o trabalho é muito fácil, a auto-confiança para tentar
tarefas mais difíceis poderá ficar abalada.
O que você pode fazer para evitar insucesso na sua criança superdotada ?
Você precisa se informar para que você possa pedir à escola de seu filho
superdotado que ela provenha as suas necessidades pedagógicas e emocionais. O primeiro passo na
defesa da sua criança é a obtenção de informações sobre o nível de habilidades de
seu filho . Crianças espertas que estão vinculados a faculdade têm frequentemente as
pontuações de QI na faixa de 115 a 125.Você pode se surpreender ao saber que o
seu filho inteligente é realmente no percentual de 2% mais capaz do que 98% dos
outros alunos. Assim que tiver informações sólidas sobre pontos fortes e
fracos de seu filho, o nível de realização dele em relação ao seu potencial,
seu potencial, seu auto-conceito, sua personalidade e o seu estilo de
aprendizagem, você tem uma base objetiva para solicitar um desafio curricular
mais específico e desafiador, ou mais material de leitura avançada, ou om
programa de enriquecimento curricular, ou coloca-lo numa classe especial (aonde
houverem, por exemplo classes de superdotados, como existem nos EUA, ou as
salas de recursos, como os NAAH’s, aqui no Brasil), ou até mesmo a aceleração
de série.
Seus filhos precisam que você seja os seus próprios advogados, um advogado
informante, quem sabe o que eles precisam e como ajudá-los para que as suas
necessidades sejam atendidas. Crianças
inteligentes precisam de pais inteligentes, que estejam dispostos a lutar
contra o sistema, se necessário, para ajudá-los a se desenvolverem, ao máximo,
no futuro.
18 de fevereiro de
2007 © Kreger Li
Nenhum comentário:
Postar um comentário